Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Formula de sabonete liquido para mulheres

Formula de sabonete liquido para mulheres. As formulas de sabonetes comuns disponíveis no mercado são muito alcalinos, possuem um pH elevado para uso na região genital. O uso todos os dias de sabonetes comuns para higiene da região genital pode provocar um desequilíbrio no pH da mucosa, alterando a flora na região, podendo deixar as mulheres expostas a contaminação por micro-organismos que fazem mal a saúde feminina.

A formula de sabonete liquido abaixo é para uso na higienização da região genital feminina, com um pH levemente ácido para evitar desequilíbrio na mucosa da região. Promove agradável sensação refrescante, mantendo higienizada a região genital da mulher sem agressões na pele. Embora seja para uso feminino, este produto cosmético também pode ser utilizado por pessoas do sexo masculino.

O Lauril éter sulfato de sódio na formula do sabonete liquido para mulheres age como espumante e promove ação de limpeza. A amida 90 auxilia na formação de espuma e ação de limpeza, é sobreengordurante e espessante, além de promover estabilidade na espuma formada durante o uso do produto.

Veja outras formulas de cosméticos:
Como fazer gel para uso feminino
Formula de gel para mulheres
Como fazer gel de Arnica

O Cocoamidopropil betaína na formula do sabonete liquido para mulheres é um tensoativo anfótero com características suaves, auxilia a promover espuma e limpeza, além de doar suavidade ao produto cosmético.

A glicerina age como umectante e hidratante, deixando a pele hidratada e macia apos o uso do cosmético.

A Essência no sabonete liquido para uso feminino promove cheiro agradável ao produto cosmético e depois do uso do mesmo na higienização, deixa a pele da região perfumada. Utilize uma essência com fragrância agradável e delicada, como a essência de morango, por exemplo. 

Formula para fazer 10 kg de sabonete liquido para mulheres:

  • Lauril éter sulfato de sódio – 1 kg
  • Cocoamidopropil betaína – 400 g
  • Amida 90 – 200 g
  • Glicerina – 200 g
  • Phenonip (é um conservante) – 50 g
  • Solução de corante em água – qs (quantidade suficiente)
  • Água deionizada – 8130 g
  • Essência – 20 g
  • Ácido lático – qs (quantidade suficiente para pH 4,0 a 4,5)
  • Cloreto de sódio – qs (até viscosidade desejada)

Como fazer a formula do sabonete liquido para mulheres:

Em um recipiente adicione a Água deionizada, sob agitação lenta adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Amida 90, Cocoamidopropil betaína, Glicerina e misture para homogeneizar.

Depois adicione o Phenonip e a Essência e misture para homogeneizar.

Verifique o pH, se necessário faça a correção com o Ácido lático até obter pH entre 4,0 a 4,5. Para checar o pH utilize as fitas de medir ou o pHmetro.

Adicione Solução de corante em água até obter cor desejada.

Solubilize um pouco de Cloreto de sódio em Água deionizada e vai adicionando aos poucos e sob agitação até um leve espessamento (acerto de viscosidade) do sabonete liquido.

Misture bem para homogeneização do produto cosmético e depois envase em frascos tipo saboneteira com válvula pump, frascos plásticos com tampa flip-top ou em bisnagas plásticas.

Nomes comerciais:
Lauril éter sulfato de sódio: Alkopon N, Genapol LRO, Texapon HBN, Newpon NA.
Cocoamidopropil betaína: Genagen CAB, Alkolan CP 30, Dehyton KB.
Amida 90: Comperlan KD, Alkolan PK 2H / Alkolan CO 2H, Alkalan k 90.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.