Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Formula Sabonete Líquido Esfoliante Facial com Óleo de Melaleuca

Como fazer Sabonete Líquido Esfoliante Facial com Óleo de Melaleuca. Formula de sabonete liquido de uso facial para promover limpeza e esfoliação na pele do rosto. Possui em sua formula agentes de limpeza que promovem a formação de espuma e ação de limpeza para deixar a sua pele facial limpa, livre de oleosidade e de células mortas.

Na formula deste sabonete liquido há um tensoativo anfótero que promove ação detergente suave, auxiliando na limpeza da pele facial e dando maior suavidade ao produto cosmético. Enquanto a Amida 90 age como sobrengordurante e estabilizador da espuma, promovendo uma espuma rica e que demora para se desfazer.

Na formula do sabonete liquido contém um agente perolizante que deixa o produto cosmético com brilho perola (perolado), o uso de bases perolizantes promove um visual bonito e sofisticado ao sabonete liquido. 

Veja outras formulas grátis para fazer cosméticos:
Fórmula sabonete liquido esfoliante
Como fazer Gomage Corporal Esfoliante
Como fazer Mousse esfoliante (corpo e rosto)

Cirebelle Beads 104 Green e Cirebelle 104 Softspheres Green 500-850 na formula do sabonete liquido facial atuam como esfoliantes. Cirebelle Beads 104 Green são esferas de cera sintética 100% biodegradáveis, este produto de uso cosmético promove uma esfoliação física suave na pele do rosto, remove as células mortas e melhora a aparência da pele. Deixa o sabonete com ótimo efeito visual.

Cirebelle 104 Softspheres Green 500-850 são partículas esféricas de cores variadas com granu­lometria de 500 – 850 microns, que se rompem ao contato. O Óleo Essencial de Melaleuca Tea Tree é excelente para tratar pele oleosa, acnes severas. Óleo Essencial de Melaleuca Tea Tree possui ação bactericida, cicatrizante e revigorante, sendo considerado um ótimo bactericida e antifúngico, anti-séptico e antibacteriano.

Veegum K na formula do sabonete liquido facial é um Silicato de alumínio e magnésio usado em formulas de produtos farmacêuticos e de cosméticos, como produtos cosméticos para tratamento dos cabelos, cosméticos para o corpo, etc. Veegum K é uma argila de esmectita purificada com grânulos brancos. Atua como agente suspensor, modificador de reologia.

Benefícios de esfoliar a pele com esfoliante

A esfoliação é utilizada como um tratamento cosmético que visa melhorar a textura da pele, também melhora a circulação sanguínea, esfoliar remove as células mortas, sebo e outros resíduos e desobstrui os poros, promovendo uma limpeza profunda. Esfoliar também ajuda no combate a rugas e linhas de expressão, ajuda no combate ao aparecimento de acnes e cravos. Auxilia a eliminar manchas e marcas de espinhas, na renovação de células novas, etc.

Outro beneficio da esfoliação e que ela deixa a pele pronta para receber hidratação, aumenta a capacidade de absorção dos ativos, e que os ativos penetrem adequadamente na pele. O esfoliante deve ser aplicado depois do uso do sabonete e antes do tônico. O procedimento de esfoliação aumenta a capacidade de absorção dos cosméticos, deixando a pele pronta para a aplicação de loções, séruns, cremes e outros cosméticos.

Como usar os cosméticos na pele depois da esfoliação com esfoliante

A seqüência correta no uso de cosméticos: primeiro as loções, depois os séruns, cremes, máscaras e por fim os fotoprotetores para proteção contra os raios solares. Iniciar a aplicação na pele do mais líquido para o mais consistente.

Como esfoliar a pele

Depois de lavar e ainda com a pele molhada, o esfoliante deve ser aplicado com movimentos circulares sobre a pele. No caso do sabonete esfoliante, este já promove limpeza e esfoliação ao mesmo tempo, depois é só aplicar os demais cosméticos de tratamento.

Qual a freqüência que devo seguir para esfoliar a pele do rosto e do corpo?

Para quem tem pele oleosa o procedimento deve ser feito duas vezes por semana. Para quem tem pele normal ou seca deve fazer a esfoliação no máximo uma vez por semana. Usar esfoliante de modo excessivo pode causar coceira, irritação, vermelhidão e percepção de que a pele esta sendo repuxada, além de poder causar efeito contrario, deixando a pele com excesso de oleosidade. Portanto, use esfoliantes com moderação.

Formula para fazer 10 kg de Sabonete Líquido Esfoliante Facial com Óleo de Melaleuca:

  • Água deionizada – 6040 g
  • EDTA Dissódico – 10 g
  • Veegum K – 300 g
  • Lauril éter sulfato de sódio 27% – 2200 g
  • Cocoamidopropil betaína – 300 g
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90%) – 450 g
  • Base perolada para shampoo – 500 g
  • Cirebelle 104 Softspheres Green 500-850 – 50 g
  • Cirebelle Beads 104 Green – 50 g
  • Óleo Essencial de Melaleuca Tea Tree – 20 g
  • Phenochem (conservante) – 50 g
  • Essência – 30 g
  • Ácido Cítrico diluído em água – qs (quantidade suficiente)

Como fazer a formula do Sabonete Líquido Esfoliante Facial com Óleo de Melaleuca:

Em um recipiente adicione a Água deionizada, EDTA Dissódico, Veegum K e aqueça até 80°C, até total dispersão dos componentes na água. Misturando adequadamente com agitação.

Depois da dispersão, deixe a temperatura abaixar para 40°C, e sob agitação adicionar o Lauril éter sulfato de sódio 27%, Cocoamidopropil betaína, Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90%), Base perolada para shampoo, Cirebelle 104 Softspheres Green, Cirebelle Beads 104 Green, Óleo Essencial de Melaleuca Tea Tree, Phenochem (conservante) e misturar bem para homogeneização.

Perfumar adicionando a Essência sob agitação.

Por fim, proceder ao acerto do pH da formula do sabonete liquido esfoliante, adicionando aos poucos o Ácido Cítrico diluído em água até obter pH 6,0.

Se preferir você pode também colorir com solução de Corante em água.

Misturar bem para homogeneização e depois envasar em frascos plásticos, saboneteiras plásticas ou bisnagas plásticas utilizadas para cosméticos.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.