Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Formula detergente liquido caseiro com óleo de soja usado

Como fazer detergente liquido caseiro com óleo de soja usado. Para quem gosta de utilizar na limpeza domestica os produtos caseiros ao invés de utilizar produtos de limpeza industrializados, a formula de detergente liquido caseiro com óleo de cozinha usado nas frituras pode ser útil.

É uma forma de otimizar o uso do óleo de soja utilizado para a fritura de alimentos que geralmente é jogado fora, o descarte inapropriado do óleo de soja usado pode gerar mau cheiro e poluir o meio ambiente.

O ideal é guardar os restos de óleo de soja usado nas frituras em bombonas plásticas de 5, 20 ou 50 litros de capacidade e depois utilizar na fabricação de produtos de limpeza caseiros, o óleo de soja usado pode ser utilizado na fabricação de sabão em barras caseiro, sabão liquido caseiro e detergente liquido caseiro.

A formula de detergente caseiro abaixo é simples de fazer e os componentes são fáceis de encontrar. A soda caustica em escamas pode ser comprada em supermercados ou em distribuidores de produtos químicos. O Álcool etílico 96 pode ser comprado em supermercados ou em farmácias.

Veja outras formulas de produtos de limpeza caseiros:
Como fazer sabão caseiro com banha de porco
Como fazer amaciante de roupas caseiro
Como fazer sabão caseiro em barras – Receita caseira

Tome cuidado com o manuseio da soda caustica (Hidróxido de sódio) na hora de preparar a formula do detergente, pois é muito corrosiva e pode causar queimaduras em contato com a pele, evite também respirar o pó durante o seu manuseio. O Álcool etílico 96 na formula do detergente também é muito perigoso, é inflamável e pega fogo com facilidade, manuseie com cuidado longe do fogo e de fontes de ignição.

Formula para fazer o detergente liquido caseiro com óleo de soja (de frituras) usado:

  • 100 gramas de soda caustica (Hidróxido de sódio) em escamas
  • 500 ml de óleo de soja usado
  • 400 ml de Álcool etílico 96
  • 200 ml de água
  • 4 colheres (Sopa) de açúcar
  • 8 litros de água

Como fazer a formula do detergente liquido caseiro com óleo de soja (frituras) usado:

Primeiramente coe o óleo de soja usado. Depois meça os outros componentes para facilitar o preparo da formula.

Aqueça 4 litros de água até ficar morna.

Aqueça o óleo de soja usado até ficar morno.

Despeje os 200 ml de água em um recipiente de plástico reforçado e dissolva o açúcar e depois a soda caustica (Hidróxido de sódio) em escamas, misture bem para ficar bem dissolvido. Tome cuidado com a soda caustica que é corrosiva.

Em seguida adicione o óleo de soja morno usado e coado sob agitação. Adicione em seguida o Álcool etílico 96 misturando até homogeneização.

Adicione a seguir os 4 litros de água morna e mexa bem para ficar bem homogêneo. Acrescente depois mais 4 litros de água na temperatura ambiente (sem aquecer), mexer bem para o detergente ficar bem homogêneo.

Deixe o detergente depois de pronto em repouso para esfriar, depois de frio, envase em frascos plásticos para detergente ou em galões plásticos de 2 ou 5 litros de capacidade.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.