Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Formula de gel base de Carbopol

Como fazer gel base de Carbopol. Formula de base de gel aniônico para incorporação de ativos cosméticos compatíveis. O Carbopol 940 na formula é um polímero que forma géis não gordurosos que aumenta a absorção dos ativos, é incompatível com tensoativos catiônicos, substancias catiônicas e eletrólitos. É um produto químico muito utilizado na indústria de cosméticos e na indústria farmacêutica, atua como espessante e formador de gel para cabelo, gel pós barba, doutorzinho para dores e contusões, álcool em gel para assepsia das mãos, gel para ultrassom e outras preparações cosméticas e farmacêuticas.

Carbopol 940 também é utilizado como espessante em algumas formulas de produtos de limpeza. É um produto gelificante muito utilizado na preparação de géis transparentes para cabelos.

A formula da base de gel de carbopol é um produto semi-elaborado cristalino e transparente, incolor e inodoro, para elaborar géis cosméticos de uso corporal e facial. Nele podem ser incorporados ativos hidrossolúveis compatíveis, como extratos glicólicos de plantas, D-Pantenol, etc. Com a base se pode elaborar géis para pernas cansadas, géis faciais, esfoliantes, hidratantes faciais e corporais, antiacne, anticelulítico, pós-depilação, aftershave, etc.

Outras formulas grátis de cosméticos:
Como fazer gel de Carbopol
Como fazer gel de barbear
Como fazer doutorzinho em gel para dores e contusões

Para a incorporação de Mentol e Canfora na formula, estes devem ser dissolvidos em quantidade suficiente de álcool 96 antes de sua incorporação na base.

Para perfumar utilize essências hidrossolúveis, pois a essência oleosa pode turvar o produto. A incorporação de ativos de cor escura pode escurecer o produto, mudando o seu aspecto.

Formula para fazer 10 kg da base de gel de Carbopol:

  • Carbopol 940 – 125 g
  • Trietanolamina – 125 g
  • Nipagin (Metilparabeno) – 10 g
  • Água deionizada – 9740 g

Como fazer a formula da base gel de Carbopol:

Despejar 4000 ml (4 litros) da Água deionizada em um recipiente e depois adicionar o Nipagin, aquecer sob agitação até completa solubilização do Nipagin na água. Depois incorporar o restante da Água deionizada.

Polvilhar o Carbopol 940 na água e agitar ate incorporação (ficar sem grumos), ou misturar e deixar em repouso até a umectação do polímero.

Em seguida proceder a neutralização adicionando aos poucos a Trietanolamina até obter pH entre 6,0 a 7,0. A quantidade de Trietanolamina é aproximada e pode ser que não seja preciso adicionar toda a quantidade. Para checar o pH use as fitas de medir o pH ou o pH-metro de mesa ou portátil.

O Nipagin pode ser substituído por outro conservante, como 50 g de Phenonip, nesse caso não é necessário aquecimento.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

2 Comentários

  • Bom dia, José Marcos. Será que você conseguiria me ajudar numa dúvida? Tenho um gel de Carbopol, estabilizado com trietanolamina, que está amarelando com o tempo, quando em contato com PVC. Você conhece alguma maneira de corrigir esse amarelamento?

    • Já vi formação de precipitado branco em álcool gel antisséptico devido a embalagem que continha uma das partes em látex, o problema foi resolvido trocando o fornecedor da embalagem.
      Talvez seja necessário fazer testes trocando o fornecedor ou o tipo de material da embalagem. Ou fazer teste trocando a Trietanolamina pelo AMP-95 e ver se o problema persiste.

      Também pode ser algum componente do gel que esteja sofrendo oxidação com o tempo, causando amarelamento do produto.

      De qualquer forma, será necessário fazer pequenos testes para ver o que esta causando o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.