Formula de sabão caseiro com banha de porco

Esta formula de produto de limpeza caseiro em barras pode ser utilizado na limpeza de panelas, canecas, frigideiras, pratos e outros utensílios de cozinha. Embora hoje haja muitos fabricantes de detergentes líquidos utilizados na limpeza domestica, muitas pessoas ainda utilizam sabões e produtos de limpeza caseiros.

Esta formula de sabão caseiro em barra é ideal para quem mora na cidade ou no campo e possui a banha de porco sem uso guardada. É muito comum as pessoas, principalmente em sítios e fazendas ter banha de porco em casa.
Outras formulas grátis:
Formula detergente liquido caseiro para limpeza geral
Formula detergente caseiro para banheiro

Com a fabricação do sabão caseiro, a pessoa economiza na compra de produtos de limpeza industrializados, além de dar um destino adequado aos resíduos de gorduras.

A fabricação é bem simples, mas tome cuidado com a soda que é muito corrosiva e causa queimaduras na pele. Apague o fogo e esteja em local onde não há geradores de faíscas quando for acrescentar o Álcool etílico, que é muito inflamável.

Para perfumar o sabão caseiro você pode adicionar um pouco de essência, como a essência de pinho, eucalipto ou outra essência de sua preferencia. Durante a preparação deste produto de limpeza, utilize luvas de borracha para proteger as mãos.

Formula para fazer o sabão em barra caseiro com banha de porco:

  • Soda caustica em escamas – 1 kg
  • Banha de porco – 6 kg
  • Água – 2 litros
  • Álcool etílico – 4 litros
  • Essência – a gosto

Como fazer a formula do sabão com gordura de porco:

Em uma panela aqueça a banha de porco somente até ela ficar liquida. Transfira a banha aquecida para um recipiente de plastico reforçado e adicione o Álcool etílico e mexa por uns 5 minutos.

Em outro recipiente de plastico reforçado adicione a Água e a soda caustica em escamas, mexa bem até a dissolução da soda caustica, depois vai adicionando na mistura anterior aos poucos e sob agitação. Se desejar perfumar adicione a essência.

Continuar misturando devagar até a formação de espuma, durante esse processo o sabão vai endurecendo lentamente.

Depois de frio, cortar o sabão em pedaços e guardar as barras em local adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.