Formula de Sabão Liquido de Álcool Caseiro

Como Fazer sabão liquido caseiro com óleo e álcool

Desde a antiguidade o homem procurou produzir sabões para atender suas necessidades de limpeza. Com o passar dos seculos, os sabões foram se modificando em suas composições químicas. Nas ultimas décadas surgiram os sabões avançados, quer seja em pó, em barra ou liquido. Entre esses produtos de limpeza estão os com componentes especiais, como sabão com branqueadores ópticos para dar brancura nas roupas, compostos enzimáticos de enzimas que facilitam a remoção de manchas produzidas por proteínas, amidos e gorduras. Há também os com sistema de Bleach Alvejante para alvejamento de roupas.

No entanto, mesmo com produtos de limpeza de formulações avançadas, mutias pessoas preferem fazer os seus próprios sabões caseiros, evitando os produtos industrializados disponíveis no mercado. Na produção caseira de sabão, as composições são mais simples, evitando produtos químicos e especialidades químicas avançadas. A produção em casa de produtos de limpeza caseiros usa materiais disponíveis e fáceis de achar, pois os industrializados utilizam produtos químicos que as vezes é difícil encontrar um fornecedor na região onde a pessoa habita.

Pensando nisso, a formula de produto de limpeza abaixo é bem simples, utilizando produtos fáceis de encontrar em supermercados, sendo possível a sua produção domestica para a limpeza e higienização de utensílios e superfícies. Embora seja um produto caseiro, utiliza o Hidróxido de sódio (soda caustica) que é altamente corrosivo, portanto o manuseio desse produto químico deve ser feito com cuidado, evitando contato com a pele e evitando também inalar micros partículas do produto que possam estar no ar durante o seu manuseio.

O álcool etílico presente na formula do sabão liquido caseiro merece atenção, por ser inflamável deve se tomar cuidado com fontes geradoras de faíscas e fogo. Deve ser guardado sempre fora do alcance de crianças. Como hoje é difícil de encontrar álcool etílico puro em supermercados, para essa formula caseira pode se utilizar o álcool de posto de gasolina.

Formula para fazer o sabão liquido caseiro com óleo e álcool:

  • Soda caustica (Hidróxido de sódio) em escamas – 1 kg
  • Óleo de soja – 6 litros
  • Álcool etílico 96° GL – 4 litros
  • Água – 3 litros

Como fazer a formula do Sabão Liquido caseiro com óleo e álcool:

Adicionar a água em uma vasilha de plastico resistente, depois adicionar a soda caustica e mexer com uma colher de plastico até solubilizar a soda.

Depois adicione o óleo e vai mexendo até ficar grosso. Em seguida adicione o álcool e vai mexendo até dar o ponto de fio, quando você ergue a colher para fora do recipiente, o produto vai ficando duro.

Depois adicione mais 25 litros de água e vai mexendo até ficar bem homogêneo. Depois embale em embalagens plasticas de 2 ou de 5 litros e guarde.

Quando for utilizar, o sabão liquido caseiro pode ser transferido para frascos menores, facilitando assim o seu uso.

2 comentários em “Formula de Sabão Liquido de Álcool Caseiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.