Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Formula de água sanitária perfumada

Como fazer alvejante perfumado

O alvejante perfumado é um tipo de desinfetante e alvejante para roupas, a água sanitária perfumada contém Hipoclorito de sódio que promove brancura nos tecidos, além de ter efeito bactericida e fungicida na desinfecção de superfícies, pisos, banheiros, vasos sanitários, etc.

Embora seja um produto de limpeza parecido com a água sanitária comum, o alvejante perfumado contém tensoativos e perfume, o seu uso é mais indicado para a utilização como desinfetante a base de cloro e alvejamento de roupas. A utilização de corantes, fragrâncias ou outros tipos de substâncias só é permitida para os alvejantes.

Obs.: Os alvejantes formulados com água oxigenada (peroxido de hidrogênio) são menos agressivos com as peças de roupas, permitindo que os tecidos tenham uma duração maior, estes podem ser usados na lavagem de roupas coloridas. Já os alvejantes a base de cloro (água sanitária) não é recomendável o seu uso em peças coloridas, visto que mancham e causam o desbotamento das cores.

Produtos de limpeza a base de cloro, como a água sanitária, se utilizados em grande quantidade também afetam as fibras têxteis, com isso as roupas rasgam com facilidade. Portanto, sempre usar de forma moderada durante a lavagem dos tecidos.

O Hipoclorito de sódio possui cloro ativo, age como desinfetante (efeito desinfetante), elimina bactérias, fungos, é virucida, sendo utilizado também em saneantes hospitalares. No alvejamento tem efeito de bleach, promovendo brancura nas roupas.

Por conter cloro, essa formula não deve ser aplicada em recipientes metálicos, pois causa corrosão em metais. Na preparação e utilização da mesma, sempre utilizar recipientes plásticos.

Fórmula para fazer o alvejante perfumado

  • Lauril éter sulfato de sódio a 70% – 145 g
  • Aminocap KC-30 – 10 g
  • Hipoclorito de sódio – 2 kg
  • Soda caustica a 50% – qs (quantidade suficiente)
  • Essência – qs
  • Água deionizada – 7845 g

Como fazer a formula da água sanitária perfumada

Em um balde plastico adicione a água deionizada, depois o Lauril éter sulfato de sódio a 70% e misture para homogeneizar.

Misture a parte o Aminocap KC-30 e a essência, depois adicione ao produto sob agitação, misture bem por uns 15 minutos.

Ajuste o pH para 12,0 adicionando a soda caustica liquida a 50%, sempre aos pouquinhos até obter pH 12,0.

Em seguida adicione sob agitação o Hipoclorito de sódio e misture para homogenizar. Depois ajuste o pH com a Soda liquida para que fique com pH 13,0. Para fazer o ajuste utilize as fitas de medir pH ou o aparelho pHmetro.

Água sanitária e alvejantes de roupas fazem parte da lista dos produtos de limpeza mais utilizados pelas donas de casa, juntamente com amaciantes de roupas, sabões líquidos, desinfetantes domésticos, detergentes lava louças e limpadores multiuso.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.