Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Como fazer gel de Carbopol

Formula para fazer gel base de Carbopol

Como fazer base de gel de Carbopol, forma gelatinosa inerte, muito usado para incorporar peroxido de benzoíla, ácido retinoico, resorcina, etc.

O polímero Carbopol 940 é utilizado na industria de cosméticos e na fabricação de medicamentos, sendo muito utilizado em formulas de Gel fixador para cabelo, pós Barba, Doutorzinho para dores musculares e contusões, álcool gel para mãos, como espessante para cremes e loções corporais, gel para ultrassom, redutor de gorduras, crioterápico, etc.
Carbopol 940 também é usado em formulas cosméticas como agente suspensor de componentes não solúveis, como estabilizante e agente de consistência nas emulsões cremosas.

Carbopol 940 produz gel cristalino e transparente, em veiculo aquoso (a base de água) ou hidroalcoólico (álcool e água). As preparações de formulas cosméticas e farmacêuticas são indicadas para uso externo (na pele, uso tópico).

Carbopol 940 é um polímero acrílico formador de gel aniônico, por ser aniônico é incompatível com alguns componentes cosméticos e farmacêuticos, como os ativos catiônicos, por exemplo.

Formula – receita para fazer 1 kg de gel de Carbopol:

  • Carbopol 940 – 10 g
  • Água deionizada – 888 g
  • Nipagin – 2 g
  • Glicerina – 50 g
  • Ureia – 50 g
  • Trietanolamina – Até dar o ponto.

Como fazer a formula – receita do gel de Carbopol:

Despejar a Água deionizada em um recipiente, adicionar o Nipagin e misturar, dispersar o Carbopol sobre a água e depois deixar em repouso até a umectação.

Misturar depois da umectação até não haver mais grumos.

Adicionar depois a Glicerina e misturar. Solubilizar a ureia em um pouco de água deionizada quente, adicionar e misturar para homogeneização.

Em seguida ir adicionando Trietanolamina (+ ou – uns 10 ml) aos poucos até dar o ponto de gel espesso.

O Nipagin pode ser substituído por 10 ml de Phenonip como conservante na formula.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.