Pular para o conteúdo

Como fazer shampoo para fortalecimento dos cabelos

Formula de shampoo para fortalecimento dos cabelos. Como fazer xampu para fortalecer os fios capilares, evita a quebra, retira o frizz capilar e dá brilho.

Como fazer shampoo para fortalecimento dos cabelos, com efeito perolado para condicionar os fios capilares com ativo antiquebra (ajuda a evitar a quebra dos fios), anti-frizz (evita fios arrepiados) e doador de brilho (deixa os fios com brilho). A receita para fazer o xampu contém também um agente que deixa os fios capilares concionados e fáceis de pentear, tanto secos como molhados, devido à ação antiestática do ativo presente na receita.


Dehydol CD2 (Laureth-2) é um emulsionante não iônico, atua como solubilizante de óleos essenciais, age também como agente espessante alternativo às Amidas de coco. Pode ser utilizado em fórmulas de cosméticos como cremes, loções cremosas, óleos de banho, shampoos capilares e sabonetes líquidos ou cremosos.

Formula de shampoo para fortalecer os cabelos

Texapon N 70 é um Lauril éter sulfato de sódio em pasta, um tensoativo aniônico com poder de formação de espuma e detergência. Texapon N 70 é utilizado em fórmulas de cosméticos, tais como shampoos para cabelos, banhos de espuma, sabonetes líquidos ou cremosos e outras preparações cosméticas.

Dehyquart Guar N (Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride) no shampoo para fortalecimento dos cabelos é um polímero catiônico que apresenta boa ação condicionante e propriedades antiestáticas. Dehyquart Guar N é compatível com tensoativos aniônicos, por ser catiônico, é substantivo para os cabelos e promove condicionamento dos fios capilares, também permite maior facilidade de pentear os cabelos secos ou molhados. Este produto é utilizado preferencialmente em fórmulas peroladas. 


Lamesoft Care é uma base perolizante para a fabricação no sistema a frio com ação condicionante, antiquebra, anti-frizz e doador de brilho aos cabelos. Promove brilho com efeito marmorizado nas formulações onde é utilizado. Pode ser utilizado em fórmulas de cosméticos capilares, sabonetes líquidos e géis de banho.

Como fazer o shampoo para fortalecimento dos cabelos

  • Água deionizada – 7440 g
  • Dehyquart Guar N – 20 g
  • Cocoamidopropil betaína – 540 g
  • Texapon N 70 – 1430 g
  • Lamesoft Care – 300 g
  • Dehydol CD2 – 100 g
  • Essência – 30 g
  • Benzoato de sódio – 50 g
  • Ácido cítrico – 25 g
  • Corante – qs
  • Cloreto de sódio – 70 g

Como fazer a receita – fórmula do shampoo para fortalecimento dos cabelos:

Adicione a Água deionizada em um balde plastico, adicione o Dehyquart Guar N e vai mexendo com uma pá de plástico. Solubilize o Ácido cítrico em 25 ml de Água deionizada e adicione metade da solução no produto. Continue mexendo por 10 minutos até ficar homogêneo.

Depois adicione sob agitação, um por um, o Cocoamidopropil betaína, Texapon N 70, Lamesoft Care e agite até homogeneização.

Sob agitação adicione o Dehydol CD2, Essência, O Benzoato de sódio dissolvido em Água deionizada e misture para homogeneizar.

Verifique o pH com a fita de medir pH ou com o auxílio do pH-metro, se for necessário adicione o restante da solução de Ácido cítrico. O pH deve ficar em 5,0.

Colorir com Corante diluído em Água. Por último, ir adicionando o Cloreto de sódio aos poucos para engrossar o shampoo capilar, o Cloreto de sódio vai fazer o acerto de viscosidade (espessar).

Lembrando que as quantidades de Ácido cítrico e Cloreto de sódio são aproximadas, pode ser que seja necessário utilizar menos ou mais do que as quantidades descritas na fórmula.

Depois Misturar até homogeneização da fórmula – receita do shampoo para fortalecimento dos cabelos. Aguarde a espuma abaixar e depois embale nos frascos plásticos para xampu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *