Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Como fazer deo colonia

Formula para fazer deo colonia

Como fazer deo colonia com 5% de essência
A fabricação de perfumaria fina é um ótimo segmento para se ganhar dinheiro com a venda dos produtos, este segmento de perfumes fatura milhões todos os anos. O brasileiro utiliza muito itens de perfumaria, seja colonia, deo colonia, perfume ou desodorante liquido.

Com o surgimento da Internet ficou mais fácil encontrar os componentes para a fabricação de perfumes, há lojas especializadas no comercio de essências finas, produtos químicos e material de embalagem (vidros, tampas e caixinhas para perfumes). Isso facilitou a fabricação artesanal de perfumes, assim como possibilitou também a venda em redes sociais.

Para quem vai iniciar no ramo de perfumaria fina é bom buscar conhecimento, não só sobre as formulações, mas também onde encontrar essências de qualidade e boa fixação. As fragrâncias mais procuradas são as importadas, mas hoje temos grandes multinacionais que dispõem de ótimas fragrâncias, tanto no cheiro como na fixação do produto na pele, promovendo cheiro duradouro por varias horas.

De certa forma, não há muita diferença entre os produtos químicos utilizados, mas o álcool empregado na formula deve ser de boa qualidade, límpido e com cheiro agradável. Em perfumes o álcool mais indicado é o neutro ou o de cereais. O neutro é extraído da cana de açúcar, mas passa por varias etapas de filtragem que resulta em um produto livre de sujidades e com cheiro agradável.

O álcool de cereais é extraído geralmente do milho, trigo ou arroz, possui alta pureza e odor suave.  É utilizado na fabricação de produtos homeopáticos, produtos farmacêuticos, extrato de própolis, perfumes e colonias, aromatizadores de ambientes, desodorantes líquidos, bebidas e licores finos.

Quanto a fragrância na formula, essa deve ser de qualidade, com bom odor e poder de fixação na pele. Embora seja possível a adição de substancias fixadoras de odor (fixadores de perfumes), na minha experiencia pessoal, não vi vantagem na adição de fixadores, sendo a fixação da essência o principal quesito quanto a duração do cheiro na pele, esta também é a opinião de um perfumista francês. Portanto, a adição de substancias fixadoras na preparação do perfume é opcional.

Entre os fabricantes de fragrâncias estão as multinacionais IFF, Dragoco, Mane do Brasil, Firmenich, Symrise, Haarmann & Reimer, Robertet. Entre os fabricantes de vidros para perfumaria estão a Wheaton e a Vidraria Anchieta. As caixinhas de perfumes podem ser confeccionadas em gráficas, assim como os rótulos. Algumas lojas virtuais também dispõem de caixinhas, embora que para o seu uso o frasco utilizado deve ser do mesmo tamanho de cada modelo de caixinha (cartucho).

Os cartuchos deixaram de ter a função somente de transporte e de proteção para os vidros, eles desempenham um ponto de atração para os consumidores. Portanto, um vidro (frasco) sofisticado, rotulo e embalagem bonita chamam a atenção dos clientes em potencial.
Fórmula – receita para fazer meio litro de deo colônia:

Componente Quantidade
Álcool neutro (ou de cereais) 350 ml
Essência para perfume 25 ml
Irgasan DP 300 (bactericida) 500 mg (meio grama)
Propileno glicol ou Glicerina 15 ml
Corante para perfumes (opcional) q.s
Fixador para perfumes (opcional) 10 ml
Água deionizada 100 ml

Como fazer a deo colônia com 5% de essência:

Você pode usar um frasco de vidro com capacidade para 500 ml, os frascos plásticos não são muito recomendados, pois o plastico pode interferir no cheiro.

Adicione o Álcool, Irgasan DP 300 (bactericida) e a Essência e misture.

Depois o Propileno glicol ou Glicerina, Água deionizada e misture até homogeneizar.

Se desejar colorir, adicione gotas de corante até a cor desejada.

O fixador é opcional (adicione se quiser), se não adicionar coloque mais 10 ml de Água deionizada e misture até homogeneização da formula.

Tampe bem o frasco e deixe um dia na geladeira e outro fora da geladeira, alternando os dias por uma semana, esse processo chama maceração.

Depois de 7 dias, passe o liquido por um filtro de papel e envase nos frascos.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.