Fórmula para fazer cera em pasta para pisos

Como fazer cera em pasta – pastosa

Formula simples de fazer com apenas 4 componentes para você fazer e encerar os pisos e superfícies. Receita para fabricar cera em pasta (pastosa), este produto de limpeza é utilizado para áreas internas e externas, para encerar pisos de madeira, cerâmica, lajotas e superfícies similares. Também pode ser utilizada para encerar tacos, tendo em vista que este tipo de piso é feito de madeira. Encera e dá brilho em pisos de madeira, cerâmicas, lajotas e demais superfícies.

A cera é inflamável, portanto deve ser mantida fora do alcance do fogo ou de superfícies aquecidas. Também deve ser mantido fora do alcance de crianças, evitando acidentes domésticos.

Nesta formulação não vai água, em breve vou postar uma com água na formulação, o que diminui os preços de custo de fabricação e permite um lucro maior nas vendas. Esta é uma formula industrial, mas pode ser feita para uso próprio de forma artesanal.

Evitar contato prolongado com a pele, lavar as mãos após o uso. Usar luvas na aplicação do produto nos pisos também pode ser uma opção. Em contato com os olhos, lave abundantemente com água. Se inalado em excesso, remover a pessoa para local ventilado. Se ingerido, não provocar vomito, beber vagarosamente água e consultar um medico.

Durante o preparo, usar recipiente com aquecimento para a querosene, o solvente na receita. Não utilize fogão, pois a querosene é inflamável e pega fogo em contato ou perto da chama.

Fórmula – receita para fazer a cera em pasta – pastosa, rende 10 kg:

Cera de carnaúba 1000 g
Parafina 2000 g
Querosene 6800 g
Monooleato de sorbitan (Span 80) 200 g

Modo de fazer a receita da cera em pasta – pastosa:
Fase 1) Em um recipiente adequado e com aquecimento adicione a carnaúba, Parafina, Monooleato de sorbitan (Span 80) e aquecer até a temperatura de 80 a 90°C até fundir os componentes sólidos. Para facilitar o processo, a carnaúba e a parafina podem ser quebrados em pedaços pequenos.

Fase 2) Em outro recipiente adicione a Querosene e aqueça até a temperatura de 60°C. Lembrando que não deve ser aquecido no fogo, pois é inflamável e pega fogo com facilidade.

Depois adicionar sob agitação a Fase 2 sobre a Fase 1, manter a agitação por 10 minutos para homogeneização.

Embalar este produto de limpeza ainda quente nas embalagens (latas para ceras) e deixar esfriar a temperatura ambiente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.