Pular para o conteúdo

Como engrossar detergente liquido

Como engrossar detergente liquido. Como acertar a viscosidade (engrossar / espessar) de detergentes líquidos. Os detergentes podem ser engrossados (espessar) com vários produtos, aqui citarei 4 componentes que são o Cloreto de sódio (sal de cozinha), Sulfato de magnésio (nome popular de Sal amargo), espessante sintético a base de Álcool Polivinílico (Viscopon) e a Hidroxietilcelulose (nome comercial de Natrosol ou Cellosize).

Como engrossar detergente liquido com Hidroxietilcelulose, Viscopon, Sulfato de magnésio ou Cloreto de sódio

Como engrossar detergente liquido

Hidroxietilcelulose forma um gel que dispensa o uso de sal para engrossar, o uso deste componente químico deve ser avaliado antes de começar, pois as dosagens podem variar dependendo da viscosidade desejada. Para o seu uso deve-se formar primeiro o gel na água e depois ir adicionando os demais componentes químicos da formulação. Seu maior beneficio em produtos de limpeza lava louças é que não se perde tempo na hora de engrossar o produto e também não se corre o risco de ralear, como acontece com os sais se adicionados além do necessário. Porem o custo final pode ficar mais elevado, pois possui um preço mais alto do que os sais.

Viscopon é um espessante a base de Álcool Polivinílico compatível com tensoativos aniônicos (lauril, ácido sulfônico, etc.), não iônicos (Amida de coco), catiônicos e anfóteros (cocoamidopropil betaína, betaína de coco, etc.) que são usados em formulas de saneantes domissanitários. Porem apresenta instabilidade quando associado em formulas de produtos de limpeza com branqueadores ópticos, e em formulações ácidas ou muito alcalinas acima de pH 8,5.

O uso do Viscopon para engrossar não dispensa a adição de eletrólitos, possui melhor resposta de engrossamento quando utilizado em associação com o Sulfato de Magnésio. Suas dosagens recomendadas ficam em torno de 0,5% a 2,0%.

Sulfato de magnésio age como espessante, o espessamento se dá pelos eletrólitos, é largamente utilizado na industria de detergentes domésticos, porem seu uso em cosméticos é limitado devido ao seu anion sulfato. Possui preço acessível, o que diminui o custo de produção. Quando adicionado em demasia pode ralear ao invés de engrossar. Sua forma de uso é diluído em água.

O Cloreto de sódio (sal de cozinha) é o mais utilizado para engrossar detergentes, pois é fácil a sua aquisição e possui preço bem acessível, o que diminui o custo de fabricação. O espessamento se dá pelos eletrólitos. É o mais utilizado para engrossar detergentes e shampoos. Sua utilização pode acarretar problemas de turbidez. Não agride e nem resseca os cabelos em formulações cosméticas de shampoos.

Porem o seu uso em demasia pode ralear em vez de engrossar, portanto deve ser adicionado até onde a quantidade de tensoativos na formulação suporte a sua adição. Caso o produto venha a ralear, pode-se adicionar mais tensoativo para reverter o problema.

Para uso em detergente para consumo próprio feitos de forma artesanal pode-se utilizar o sal comum de cozinha, para produtos fabricados em escala industrial usa-se o cloreto de sódio sem adição de iodo. Sua forma de uso é diluído em água (salmoura).

Mecanismo de espessamento do detergente com sais (Sulfato de magnésio, Cloreto de sódio, etc.).

Quando é adicionado o sal, o mesmo interage com a água e com as micelas dos tensoativos, formando uma especie de enlaçamento que dificulta a mobilidade das moléculas, o que resulta no efeito visual que temos, que é o aumento de viscosidade .

Quando adicionamos, por exemplo, o sal de cozinha as micelas tendem-se a se agruparem, dando assim a viscosidade.

Como engrossar detergente liquido: qual a vantagem de espessar e aumentar a viscosidade?

Engrossar (espessar) não muda nada na ação de formação de espuma e poder de limpeza, no entanto, um produto “aguado” e muito liquido tem um aspecto visual ruim. Então a grossura serve como apelo visual (estético), além de facilitar o seu uso. Um produto viscoso evita o derramamento na hora do uso, sendo mais facial a sua utilização.

Exemplo de formula – receita de detergente com Viscopon:

Ácido sulfônico600 g
Amida 60100 g
Soda liquida 50%160 g
Lauril éter sulfato de sódio100 g
Viscopon100 g
Mistura de isotiazolinonas20 g
Cloreto de sódio50 g
Coranteq.s
Essência10 g
Água8870 g

Como fazer a formula – receita do detergente liquido com Viscopon:

Em um balde plástico adicione a água, sob agitação ir adicionando o Ácido sulfônico, misturar até ficar homogêneo.

Depois adicionar sob agitação a Amida 60 e homogeneizar. Corrigir o pH com a Soda liquida 50%, adicionando aos poucos até obter pH 6,0 a 7,5.

Adicionar depois o Lauril éter sulfato de sódio, Viscopon e misturar.

Em seguida acrescentar a Mistura de isotiazolinonas, Corante diluído em água, Essência e misturar.

Solubilizar o Cloreto de sódio e um pouco de água e ir adicionando para o acerto de viscosidade / engrossar / espessar o produto.

Misturar até homogeneização, aguardar a espuma abaixar e envasar nos frascos plásticos.

Exemplo de formula de detergente com Hidroxietilcelulose:

Ácido sulfônico400 g
Trietanolamina170 g
Amida 60 (Amida de coco)350 g
Lauril éter sulfato de sódio1 kg
Hidroxietilcelulose80 g
Mistura de Isotizolinonas (Conservante)20 g
Essência20 ml
Coranteq.s
Água potávelpara completar 10 litros

Como fazer a formula – receita do detergente gel:

Fase 1) Formação do gel: Em um balde de plástico adicione 1 litro de Água potável, a Hidroxietilcelulose e agite para umectar, adicione depois gotas de Trietanolamina, mantendo a agitação até formar um gel.

Fase 2) Em outro balde de plástico adicione 6 litros de Água potável, sob agitação adicione o Ácido sulfônico, Amida 60 e agitar até homogeneização.

Adicionar a Trietanolamina sob agitação até que o pH fique em torno de 7,0 a 7,5, para verificar o pH utilize as fitas se medir pH.

Misturar a Fase 2 na Fase 1, homogeneizar e adicionar o Lauril éter sulfato de sódio, Mistura de Isotizolinonas, Essência, Corante diluído em Água e homogeneizar.

Se formar espuma durante a preparação, aguardar até que a espuma (bolhas de ar) abaixe. Verificar o volume, caso seja necessário completar o volume com água até atingir os 10 litros. Misturar bem para que fique homogêneo.

Esta fórmula não necessita adicionar sal para engrossar, contem Hidroxietilcelulose que age como gelificante/espessante deixando o produto grosso. Dessa forma, é mais fácil de preparar, pois não necessita adicionar sal para engrossar. Querendo um produto mais espesso, aumente um pouco a quantidade de Hidroxietilcelulose durante a preparação da Fase 1.

Como engrossar detergente liquido com Sulfato de magnésio:

Ácido sulfônico800 g
Hidróxido de sódioq.s.p (até atingir pH 7,0 a 7,5)
Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60)200 g
Coranteq.s
Essênciaq.s
ARC ISO S (conservante)20 g
Sulfato de magnésio50 g
Águaq.s.p (até completar 10 litros)
Exemplo de formula

Como fazer a formula – receita do detergente doméstico:

Em um recipiente adicione 7 litros de água e a seguir adicione sob agitação o ácido sulfônico, agite até homogeneizar bem.

Corrija o pH com hidróxido de sódio (soda liquida 50%), adicionando aos poucos sob agitação até atingir o pH indicado (7,0 a 7,5).

A seguir adicione sob agitação a amida 60, o corante diluído em água e a essência (limão, maçã, etc.).

Verifique novamente o pH que deve ficar entre 7,0 e 7,5.

Adicione a seguir sob agitação o ARC ISO S, acerte a viscosidade com o Sulfato de magnésio diluído em um pouco de água, adicionando aos poucos sob agitação. ARC ISO S pode ser substituído pela mistura de isotiazolinonas, que substitui o Formol como conservante em produtos de limpeza.

Complete o volume para 10 litros com água e agite bem para homogeneizar o detergente liquido domestico.

Seguindo as dicas acima sobre como engrossar detergente liquido com alguns espessantes indicados ficará mais fácil na hora de você preparar o seu produto.

Marcações:

10 comentários em “Como engrossar detergente liquido”

  1. Olá, muito bom o site, gostaria de saber se vocês tem a formula para o detergente enzimático usado para esterilizar materiais cirúrgicos!

    1. O LM ácido automotivo pode adicionar um pouco de Ácido sulfônico para deixar mais espesso, se quiser engrossar mais.

  2. Buenos días José Marcos, cuando usted cita: “Lauril éter sulfato de sódio” se refiere a la concentración 28%?. Muchas gracias desde hermano país de Argentina.

    1. Olá Nélida Arias!
      Sim, Lauril éter sulfato de sódio liquido concentração entre 26 a 28%.

      Abraços a você e a todos na Argentina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *