Butilglicol, para que serve?

Butil Glicol – Solvente e auxiliar de limpeza – Para que serve

Na indústria têxtil é utilizado como auxiliar de limpeza. Na fabricação de produtos de limpeza é muito utilizado em formulas de limpadores multiuso. O solvente proporciona alto poder de limpeza sem deixar as superfícies embaçadas, motivo pelo qual é usado em formulas de limpa vidros. O Butil Glicol é da família de éteres glicólicos, utilizado como solvente orgânico. Também é utilizado como solvente em formulas de tintas e resinas.

O butilglicol entra na composição de vários produtos de limpeza, além do limpador multiuso, entra na composição de formulas de desinfetantes, detergentes multiuso, detergentes para limpeza, sabões líquidos para lavar roupas, etc.

O butilglicol é um solvente biodegradável, solúvel em água. É um liquido incolor, de odor leve com alto poder de solvência em hidrocarbonetos de petróleo, solúvel em água e álcool.

Em formulas de detergentes tipo multiuso e formulações desengraxantes em geral, Butil Glicol age como agente de limpeza na solubilização de sujeiras oleosas.

Fórmula para fazer 100 litros de limpa vidros com Butilglicol:

Ácido sulfônico 500 gramas
Butilglicol 500 gramas
Álcool etílico 96 2 quilos
Isopropanol (Álcool Isopropílico) 4 quilos
Hidróxido de sódio (soda liquida 50%) 200 gramas
Hidróxido de Amônio 500 gramas
Essência 200 gramas
Corante qs
Água potável até completar 100 litros

Modo de fazer o Detergente limpa vidros com Butilglicol:
Em um recipiente ou tanque agitador adicione 60 litros de Água potável, sob agitação adicione o Hidróxido de sódio (soda liquida 50%) e depois o Ácido sulfônico, agite para homogeneizar.

Em seguida adicione sob agitação o Butilglicol, Álcool etílico 96, Isopropanol, Hidróxido de Amônio e agite para homogeneizar. Verifique o pH que deve ficar entre 7,0 a 7,5, se for necessário faça a correção para que o pH fique dentro da faixa indicada.

Sob agitação adicione a Essência, solução de Corante. Depois complete o volume com Água potável até obter os 100 litros de Detergente com Butilglicol. Agite até homogeneização completa.

Fórmula – receita para fazer 10 kg de detergente multiuso com Butil Glicol:

Ácido sulfônico 100 g
Renex 95 100 g
Butilglicol 450 g
Etanol (álcool 96) 200 g
Hidróxido de Sódio (Soda caustica 50%) 30 g
Fosfato Trissódico 100 g
Essência 20 g
Corante diluído em água qs
Água potável 9000 g

Modo de fazer a receita do limpador multiuso com Butil Glicol:
Adicionar a metade da Água em um balde, agitando com uma pá de plástico adicione a Soda caustica e depois o Ácido sulfônico, misturar até homogeneização.

Em seguida adicionar sob agitação o Renex 95, Butilglicol, Etanol e homogeneizar.

Dissolver o Fosfato Trissódico em 3 kg de Água e depois adicionar e homogeneizar. Acrescentar o restante da Água, Essência, Colorir com o Corante e misturar.

Verificar o pH que deve ficar entre 10,0 a 11,0. Para verificar o pH utilize as fitas de medir o pH, Para a produção industrial esse processo pode ser feito com o pHmetro de mesa ou portátil que você encontra em lojas de equipamentos para laboratórios.

Misture até homogeneização e depois embale nos frascos plásticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.