Assine nossa Newsletter para receber novos artigos!

Onde comprar Cloreto de cetil trimetil amônio

Cloreto de cetil trimetil amônio – INCI Name: Cetrimonium Chloride

Matéria-prima de uso cosmético muito utilizado em cremes condicionadores de cabelos, creme rinse, recondicionadores de cabelos, cremes e loções para pele para promover condicionamento e amaciamento.

O que é Cloreto de cetil trimetil amônio?

É um tensoativo catiônico com ação antiestática e bactericida indicado para a fabricação de produtos cosméticos capilares, como cremes condicionadores de cabelos e cremes rinse utilizados para condicionar os fios de cabelos e melhorar a penteabilidade (ato de pentear) dos fios.

É um liquido transparente claro, podendo conter 25%, 50% ou 80% de substancia ativa. O seu pH fica em torno de 5,0 a 7,0. Possui bom poder umectante e espessante, assim como excelentes propriedades emulsionantes. Atua de maneira bactericida e fungicida em soluções cosméticas neutras, fracamente ácidas e alcalinas.

Devido a suas variadas concentrações para a venda, deve-se prestar atenção quanto ao teor de substancia ativa quando adquirir e for utilizar o Cloreto de cetil trimetil amônio, as porcentagens podem ser de 25% até 80%.

Entre as marcas comerciais temos o Dehyquart A (fabricado pela Basf), Genamin (fabricado pela Clariant) e o Ammonyx CETAC (fabricado pela Stepan Company).

Para que serve o Cloreto de cetil trimetil amônio?

É utilizado como agente emulsionante na fabricação de cremes condicionadores e creme rinse, por ser catiônico é um quaternário de amônio (amônia) que doa condicionamento e facilidade na hora de pentear os cabelos, os cabelos secos ou molhados ficam fáceis de pentear e apresentam maciez, livres da carga estática nos fios capilares.

Este produto também é utilizado na fabricação amaciantes para cutículas, loções cosméticas de tratamento, fixadores, cremes e loções para suavizar a pele corporal (tornando a pele macia e sedosa ao toque).

É encontrado em distribuidores de produtos químicos e em lojas virtuais com o nome de Quaternário de Amônio ou Cloreto de Cetil Trimetil Amônio a 25, 50 e 80%. Portanto, deve-se verificar a denominação química (nome químico) e a sua concentração antes de comprar.

Por sua ação emulsionante e bactericida, o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio também é utilizado como auxiliar na fabricação de desinfetantes domésticos.

Onde comprar o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio:

Em grandes quantidades o produto pode ser adquirido em distribuidores de produtos químicos, mas por ser um produto mais especifico a maioria de fornecedores locais não disponibilizam essa matéria-prima, sendo encontrada geralmente nas grandes cidades ou capitais dos estados brasileiros.

No entanto, é possível comprar o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio em lojas virtuais de produtos químicos ou lojas de essências.

Segue o nome de algumas lojas virtuais onde o produto está disponível para comprar:

Casa do saboeiro

Destilaria Bauru

Sabão e Glicerina

Mix das Essências

Rainha das Essências

Asher Química

Capim Cheiroso Essências (Bahia)

Formulações grátis

Segue abaixo uma fórmula de creme condicionador.

Fórmula – receita para fazer 10 kg de condicionador de cabelos:

Álcool cetoestearílico 400 gramas
Óleo mineral 100 gramas
Propilparabeno 5 gramas
Cloreto de cetil trimetil amônio (a 50%) 150 gramas
Metilparabeno 10 gramas
Corante qs
Essência 30 gramas
Água deionizada 9305 gramas

Como fazer a formula – receita do condicionador de cabelos:
Fase 1) Em um recipiente adicionar o Álcool cetoestearilico, Óleo mineral, Propilparabeno e aquecer até 75°C.
Fase 2) Em outro recipiente adicionar o Cloreto de cetil trimetil amônio (a 50%), Metilparabeno, Água deionizada e aquecer até 75°C.
Adicionar a Fase 2 sobre a Fase 1 (aquecidas a 75°C) sob agitação. Manter agitação constante até a temperatura do creme abaixar para 40°C.

Verificar o pH que deve ficar entre 5,0 a 5,5. Se for necessário, corrigir o pH com Ácido cítrico diluído em Água. Adicionar o Corante diluído em Água deionizada.
Por ultimo, adicionar a Essência e agitar até homogeneização do condicionador de cabelos.

Segue abaixo uma fórmula de creme rinse para os cabelos.

Fórmula para fazer 10 kg de creme rinse:

  • 350 g de Cloreto de cetil trimetil amônio (25%)
  • 350 g de Álcool cetoestearílico
  • 15 g de Metilparabeno
  • 5 g de Propilparabeno
  • 30 g de Essência
  • Corante q.s (quantidade suficiente)
  • Ácido cítrico q.s (quantidade suficiente)
  • 9250 g de Água deionizada

Modo de fazer o creme rinse:
Aquecer toda a água até 85°C.
Em um recipiente apropriado aquecer o Álcool cetoestearílico, o Cloreto de cetil trimetil amônio, o Metilparabeno e o propilparabeno até cerca de 80°C.

Em seguida adicione a água aquecida sobre a mistura anterior sob agitação, esfrie sob agitação até atingir + ou -30°C.
Em seguida adicione a essência e agite. Adicione o corante diluído em água.

Acerte o pH (entre 4 a 4,5) com o ácido cítrico diluído em água, sempre adicionando aos poucos e sob agitação até obter o pH indicado.
Misture para homogeneizar e embale nos frascos plásticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.