Onde comprar Cloreto de cetil trimetil amônio

Cloreto de cetil trimetil amônio – INCI Name: Cetrimonium Chloride

Matéria-prima de uso cosmético muito utilizado em cremes condicionadores de cabelos, creme rinse, recondicionadores de cabelos, cremes e loções para pele para promover condicionamento e amaciamento.

O que é Cloreto de cetil trimetil amônio?

É um tensoativo catiônico com ação antiestática e bactericida indicado para a fabricação de produtos cosméticos capilares, como cremes condicionadores de cabelos e cremes rinse utilizados para condicionar os fios de cabelos e melhorar a penteabilidade (ato de pentear) dos fios.

Fazer cremes condicionadores

É um liquido transparente claro, podendo conter 25%, 50% ou 80% de substancia ativa. O seu pH fica em torno de 5,0 a 7,0. Possui bom poder umectante e espessante, assim como excelentes propriedades emulsionantes. Atua de maneira bactericida e fungicida em soluções cosméticas neutras, fracamente ácidas e alcalinas.

Devido a suas variadas concentrações para a venda, deve-se prestar atenção quanto ao teor de substancia ativa quando adquirir e for utilizar o Cloreto de cetil trimetil amônio, as porcentagens podem ser de 25% até 80%.

Entre as marcas comerciais temos o Dehyquart A (fabricado pela Basf), Genamin (fabricado pela Clariant) e o Ammonyx CETAC (fabricado pela Stepan Company).

Para que serve o Cloreto de cetil trimetil amônio?

É utilizado como agente emulsionante na fabricação de cremes condicionadores e creme rinse, por ser catiônico é um quaternário de amônio (amônia) que doa condicionamento e facilidade na hora de pentear os cabelos, os cabelos secos ou molhados ficam fáceis de pentear e apresentam maciez, livres da carga estática nos fios capilares.

Este produto também é utilizado na fabricação amaciantes para cutículas, loções cosméticas de tratamento, fixadores, cremes e loções para suavizar a pele corporal (tornando a pele macia e sedosa ao toque).

É encontrado em distribuidores de produtos químicos e em lojas virtuais com o nome de Quaternário de Amônio ou Cloreto de Cetil Trimetil Amônio a 25, 50 e 80%. Portanto, deve-se verificar a denominação química (nome químico) e a sua concentração antes de comprar.

Por sua ação emulsionante e bactericida, o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio também é utilizado como auxiliar na fabricação de desinfetantes domésticos.

Onde comprar o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio:

Em grandes quantidades o produto pode ser adquirido em distribuidores de produtos químicos, mas por ser um produto mais especifico a maioria de fornecedores locais não disponibilizam essa matéria-prima, sendo encontrada geralmente nas grandes cidades ou capitais dos estados brasileiros.

No entanto, é possível comprar o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio em lojas virtuais de produtos químicos ou lojas de essências.

Segue o nome de algumas lojas virtuais onde o produto está disponível para comprar:

Casa do saboeiro

Destilaria Bauru

Sabão e Glicerina

Mix das Essências

Rainha das Essências

Asher Química

Capim Cheiroso Essências (Bahia)

Formulações grátis

Segue abaixo uma fórmula de creme condicionador.

Fórmula para fazer 10 kg de condicionador de cabelos:

Álcool cetoestearílico 400 gramas
Óleo mineral 100 gramas
Propilparabeno 5 gramas
Cloreto de cetil trimetil amônio (a 50%) 150 gramas
Metilparabeno 10 gramas
Corante qs
Essência 30 gramas
Água deionizada 9305 gramas

Modo de fazer o condicionador de cabelos:
Fase 1) Em um recipiente adicionar o Álcool cetoestearilico, Óleo mineral, Propilparabeno e aquecer até 75°C.
Fase 2) Em outro recipiente adicionar o Cloreto de cetil trimetil amônio (a 50%), Metilparabeno, Água deionizada e aquecer até 75°C.
Adicionar a Fase 2 sobre a Fase 1 (aquecidas a 75°C) sob agitação. Manter agitação constante até a temperatura do creme abaixar para 40°C.

Verificar o pH que deve ficar entre 5,0 a 5,5. Se for necessário, corrigir o pH com Ácido cítrico diluído em Água. Adicionar o Corante diluído em Água deionizada.
Por ultimo, adicionar a Essência e agitar até homogeneização do condicionador de cabelos.

Segue abaixo uma fórmula de creme rinse para os cabelos.

Fórmula para fazer 10 kg de creme rinse:

  • 350 g de Cloreto de cetil trimetil amônio (25%)
  • 350 g de Álcool cetoestearílico
  • 15 g de Metilparabeno
  • 5 g de Propilparabeno
  • 30 g de Essência
  • Corante q.s (quantidade suficiente)
  • Ácido cítrico q.s (quantidade suficiente)
  • 9250 g de Água deionizada

Modo de fazer o creme rinse:
Aquecer toda a água até 85°C.
Em um recipiente apropriado aquecer o Álcool cetoestearílico, o Cloreto de cetil trimetil amônio, o Metilparabeno e o propilparabeno até cerca de 80°C.

Em seguida adicione a água aquecida sobre a mistura anterior sob agitação, esfrie sob agitação até atingir + ou -30°C.
Em seguida adicione a essência e agite. Adicione o corante diluído em água.

Acerte o pH (entre 4 a 4,5) com o ácido cítrico diluído em água, sempre adicionando aos poucos e sob agitação até obter o pH indicado.
Misture para homogeneizar e embale nos frascos plásticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.