Onde comprar Ácido Sulfônico

Ácido Sulfônico para fazer detergentes líquidos

Matéria-prima muito utilizada na fabricação de produtos de limpeza, produtos automotivos e saneantes hospitalares, o Ácido Sulfônico entra na composição de detergentes líquidos, sabões líquidos, shampoos para automóveis, sabões em pó, limpadores multiuso, limpa vidros e outros saneantes domissanitários.

Possui grande poder de remoção de sujeiras e ação de detergência, ótimo poder de formação de espuma. Pode ser utilizado em associação com tensoativos aniônicos, não iônicos e anfóteros.

O que é Ácido Sulfônico?

É um liquido viscoso de cor marrom escuro amplamente utilizado na fabricação de produtos de limpeza, como detergentes líquidos, detergentes pastosos, pós de limpeza domésticos ou industriais, sabões líquidos e outros saneantes domissanitários, automotivos e hospitalares.

É o tensoativo aniônico mais utilizado na fabricação de produtos de limpeza, com elevada capacidade de remoção da gordura. Ácido Sulfônico é um excelente agente molhante, espumante e emulsificante. É um composto biodegradável.

Para que serve o Ácido Sulfônico?

Entra como componente de ação detergente e formador de espuma na fabricação de produtos de limpeza, principalmente detergentes líquidos lava louças e sabões líquidos para roupas. Essa matéria-prima entra também na composição de muitos produtos automotivos e saneantes hospitalares. É o tensoativo aniônico mais utilizado no mundo na fabricação de saneantes domissanitários de uso domésticos.
Formulações detergentes e sabões líquidos com Ácido Sulfônico podem ser espessados com Cloreto de sódio ou Sulfato de sódio no acerto da viscosidade.

Onde comprar o Ácido Sulfônico

Este produto químico é fácil de encontrar em distribuidores de produtos químicos, portanto verifique distribuidores de produtos químicos na sua região.
Caso não haja distribuidores de produtos químicos na sua cidade ou região, o Ácido Sulfônico pode ser adquirido em lojas virtuais, como as descritas abaixo.

Lojas virtuais:
Casa do saboeiro

Cloro Química (em Curitiba)

Asher Química

Casa da Química

Azul Química

Mundial Química

Sanches Química

Multi Essências

Paris Essências

Armazém Suíço (Vila Velha – ES)

Loja Virtual Damquimica

Vejamos agora uma fórmula exemplo de detergente com Ácido Sulfônico:
Fórmula para fazer Detergente liquido lava louças:

Água 8045 g
Soda caustica liquida a 50% 275 g
Ácido sulfônico 1200 g
Trietanolamina 100 g
Amida 60 250 g
Mistura de isotiazolinonas 20 g
Cloreto de sódio 100 g
Essência 10 g
Corante qs

Modo de fazer 10 kg de Detergente liquido lava louças:
Adicionar a Água em um recipiente de plástico ou aço inoxidável, agitando lentamente com uma pá de plástico ou de aço inoxidável despeje metade da Soda caustica liquida a 50%.

Incorporar depois o Ácido sulfônico, com agitação lenta até completa homogeneização.
Depois vai a Trietanolamina e a Amida 60, misturando moderadamente até homogeneizar.

Checar o pH com a fita de medir o pH, se necessário faça a correção adicionando aos poucos o resto da Soda caustica até o pH ficar em torno de 7,0 a 7,5.

Depois do acerto do pH, adicione a Mistura de isotiazolinonas, a Essência e o Corante diluído em Água até ficar na cor desejada.

Agora é hora de acertar a viscosidade, ou seja, espessar o detergente. Isso você faz com o Cloreto de sódio diluído em Água, despejando a solução aos poucos até engrossar o detergente.

Dependendo do fabricante das matérias-primas, a quantidade de sal e soda utilizados pode ser mais ou menos do que o especificado na formulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.