Pular para o conteúdo

Como fazer shampoo infantil sem sal

Como fazer shampoo infantil sem sal. Fórmula de xampu para crianças sem sal que contem em sua formulação componentes suaves, o Diestearato de Polietilenoglicol 6000 confere a esta formulação baixa irritabilidade dérmica na pele e para os olhos, além de possuir excelente ação de espessamento, evitando a adição de espessantes como o Cloreto de sódio no acerto da viscosidade.

Diestearato de Polietilenoglicol 6000 é um componente químico para ser utilizado em formulações cosméticas que tenham como objetivo a suavidade, pode ser utilizado em fórmulas de xampus de uso diário, xampus infantis, sabonetes líquidos, sabonetes cremosos, xampus medicinais, banhos de espuma e em outras formulações cosméticas.

Tween 327 é um matéria-prima utilizada em cosméticos, como em xampus Infantis, pois possui baixo grau de irritabilidade, sendo assim esse tensoativo pode ser utilizado como co-tensoativo em formulações que tenham como apelo a suavidade.

O Cocoamidopropril betaína no shampoo infantil sem sal (xampu para crianças) é um excelente co-tensoativo anfótero, pode ser utilizado em associação com tensoativos aniônicos, catiônicos e não iônicos, favorecendo seu uso em formulações de shampoos, produtos para banho, cremes de limpeza e outras formulações cosméticas.

Em produtos capilares, o Cocoamidopropril betaína reduz a carga estática (promove condicionamento nos cabelos) e melhora a penteabilidade (facilita o pentear dos fios) dos cabelos. Por ser um tensoativo anfótero, deixa a formulação com características suaves.

O Anfótero em associação com tensoativos aniônicos (Como o Lauril presente nesta fórmula), favorece o espessamento da formulação, o que reduz a quantidade de eletrólitos e de outros espessantes para ajustar a viscosidade.

Já o Lauril éter sulfato de sódio no shampoo infantil sem sal é o espumante mais utilizado em fórmulas de shampoos e sabonetes líquidos, promove a formação de bastante espuma e possui ação de detergência. Também é utilizado como formador de espuma em muitos produtos de limpeza, em detergentes líquidos, sabões líquidos, limpa vidros e outras fórmulas de domissanitários.

Embora seja um xampu suave de uso infantil utilizado para a limpeza e higienização dos cabelos e couro cabeludo de crianças, evite o contato do produto com os olhos e a boca das crianças ao ser utilizado.

Como fazer o shampoo infantil sem sal

Lauril éter sulfato de sódio1000 g
Diestearato de Polietilenoglicol 6000100 g
Tween 327570 g
Cocoamidopropil betaína1000 g
kathon CG10 g
Água deionizada7300 g
Ácido cítricoqs
Essência20 g

Como fazer a fórmula – receita do shampoo infantil sem sal:

Fase 1) Em um recipiente de aço inoxidável adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Diestearato de Polietilenoglicol 6000, Tween 327, Cocoamidopropil betaína. Em seguida aquecer até a temperatura de 70°C.

Fase 2) Em outro recipiente aqueça a Água deionizada até a temperatura de 80°C.

Aguardar ambas das fases esfriarem até temperatura ambiente.

Depois incorporar a frio a Fase 2 sobre a Fase 1, sob agitação.

Em seguida, adicionar sob agitação o kathon CG (conservante) e homogeneizar.

Verificar o pH que deve ficar entre 7,0 a 7,8 com a fita de medir pH ou pH-metro. Caso o pH não esteja dentro da faixa, solubilizar um pouco de Ácido cítrico em Água deionizada e ir adicionando aos poucos até ficar na faixa de pH indicado na formulação.

Incorporar sob agitação a Essência e colorir com gotas de corante solubilizado em Água deionizada.
Manter agitação até a homogeneização do shampoo infantil sem sal – xampu para crianças.

2 comentários em “Como fazer shampoo infantil sem sal”

  1. Ola amigo fiz o shampoo e achei que ficou muito liquido, porem o resultado nos cabelo foi otimo, voce teria a formula do condicionador ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *