Pular para o conteúdo

Fórmula Creme com Ureia para as Mãos

Como fazer Creme com Ureia para as Mãos. Com óleo de amêndoas e silicone para hidratar a pele. A Ureia possui grande capacidade de hidratação, sendo utilizada em varias fórmulas de produtos cosméticos e farmacêuticos para hidratar a pele do corpo e mãos. Possui um preço baixo em comparação com os seus benefícios na hidratação da pele.

É um composto que se encontra na urina e no suor humano, sendo capaz de transportar que se encontra no interior dos vasos sanguíneos para as células, o que promove hidratação. Ela vai hidratar e combater o ressecamento de peles secas, também estimula a produção de colágeno, evita fissuras causadas pelo ressecamento, melhorando o aspecto da pele.

O creme abaixo contém também Glicerina e silicone, que protegem e tratam da pele, Glicerina age como hidratante, promovendo maior hidratação, impedindo o ressecamento. O silicone vai ajudar na melhora da textura e firmeza. Pode ser usado diariamente, quando tiver a percepção de mãos muito secas ou a pele repuxando, muito comum no inverno. No inverno é bom a hidratação do corpo e das mãos.

Óleo de amêndoas doce também presente na formulação desinflama e acalma irritações, hidrata e amacia  todos os tipos de pele. Também age prevenindo rugas e estrias, promove elasticidade e nutrição. Age como hidratante, sendo muito utilizado em cosméticos para pele seca e desidratada, também evita a descamação. Também atua como emoliente ajudando na retenção de água, mantendo a pele das mãos hidratada.

A Vaselina liquida é um componente oleoso que atua como condicionador da pele e cabelos, também age como protetor da pele, por ser emoliente promove maciez e suavidade, evita o ressecamento e a descamação causados pelo efeito do frio no inverno nas mãos.

Todos os componentes químicos e vegetais presentes na formulação são fáceis de encontrar em lojas de essências e produtos químicos na Internet, também é possível a compra do Óleo de amêndoas doce e a Vaselina liquida em farmácias.

O Lanette N é uma base autoemulsionante utilizada em cremes e loções, forma emulsões estáveis onde se pode incorporar vários componentes cosméticos, como emolientes, umectantes, hidratantes e muitos outros ativos cosméticos que vai enriquecer as formulações e o tratamento dermatológico feitos com os produtos cosméticos.

É uma especialidade química muito utilizada em farmácias de manipulação, por ser aniônica, as emulsões não podem conter componentes de carga catiônica, pois podem “quebrar” a formulação. Em proporções de 8 a 12% forma emulsões cremosas fluidas, na proporção de 12 a 20% forma emulsões cremosas. Na formula abaixo a sua proporção é de 14%. Por ser de fácil preparo, facilita muito o trabalho do formulador na hora de preparar produtos cosméticos.

O BHT (ButilHidroxiTolueno) age como antioxidante, agindo para retardar o processo oxidativo em compostos oleosos, evita a rancificação (ranso) de óleos e gorduras. Utilizado em cosméticos para prevenir a formação do ranço que causa alterações no cheiro e na cor de produtos cosméticos e farmacêuticos.

Nipagin (Metilparabeno) age como ativo antimicrobiano (conservante) para a fase aquosa dos produtos cosméticos. Nipazol (Propilparabeno) atua também como antimicrobiano, mas na fase oleosa da formulação. Possuem ação antimicrobiana (contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, fungos e leveduras).

São utilizados a mais de 60 anos, estes conservantes são adequados para a conservação de formulações  cosméticas, utilizados pela baixa toxicidade e por serem compatíveis com uma grande quantidade de componentes químicos, além de possuírem atividade em uma ampla faixa de pH.

São empregados como conservantes de cremes, loções, soluções, pastas, géis, shampoos, desodorantes antitranspirantes, pastas de dentes, maquilagens, produtos infantis e em muitas outras preparações cosméticas e farmacêuticas.

Fórmula – receita para fazer 10 kg de Creme com Ureia para hidratar as Mãos:

Lanette N1400 g
Vaselina Liquida500 g
Nipazol (Propilparabeno)5 g
Glicerina500 g
Nipagin (Metilparabeno)10 g
BHT2 g
Ureia500 g
Óleo de amêndoas doces500 g
Óleo de silicone200 g
Essência30 g
Água deionizada6353 g

Como fazer a formula – receita do Creme com Ureia para hidratar as Mãos:

Pesar todos os componentes com o auxilio de uma balança.
Fase 1) Aquecer o Lanette N, Vaselina Liquida, Nipazol até atingir a temperatura de 80°C e misturar.
Fase 2) Aquecer a Glicerina, Nipagin e BHT também até a temperatura de 80°C e misturar.

Em sequencia adicione sob agitação a Fase 2 sobre a Fase 1 e homogeneizar para ficar bem homogêneo.

Manter a agitação constante até esfriar, deixando a temperatura abaixo de 30°C.

Depois solubilizar a Ureia em um pouco de Água e adicionar ao produto sob agitação.

Adicionar na sequencia o Óleo de amêndoas doces, Óleo de silicone e homogeneizar.

Perfumar com a Essência, misturando bem até a homogeneização do produto.

Depois envasar o Creme com Ureia para hidratar as Mãos em potes plásticos ou em bisnagas plásticas, rotular e guardar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *