Fórmula Amaciante de Roupas com Stepantex

Como fazer amaciante para roupas com aquecimento.

Stepantex VT 90 utilizado na receita é uma base para fazer amaciantes de alta qualidade à base de ester quats para uso domissanitário (produtos de limpeza) e institucionais. Promove excelente re-umectação dos tecidos, maciez, sem causar o amarelamento das fibras. Possui rápida biodegradabilidade.

Considerado uns dos principais produtos de limpeza utilizados pelas donas de casa, o amaciante de roupas é um produto domissanitário indispensável no amaciamento dos tecidos têxteis.

Pelo fato dos tecidos ficarem expostos aos raios solares durante a secagem, recomenda-se o uso de uma essência (fragrância) que suporte altas temperaturas, esse é um ponto importante para que o cheiro da fragrância permaneça nas roupas por mais tempo.

Manter os produtos de limpeza e saneantes domissanitários em local seguro, fora do alcance de crianças.

Fórmula – receita para fazer 10 kg de amaciante de roupas:

Stepantex VT‐90 388 g
Natrosol HE 10K 10 g
Mistura de isotizolinonas 20 g
Essência 30 g
Corante qs
Água potável 9552 g

Modo de fazer a receita do amaciante de roupas:
Fase A) Despejar a Água potável em um recipiente e aquecer até 65°C.
Adicionar o Natrosol HE 10K sob agitação constante, o polímero deve ser hidratado e hidrolisado para doar viscosidade à formulação. Para acelerar neste processo, pode-se adicionar poucas gotas de Soda Caustica liquida (solução 50%). Agitar por cerca de 20 minutos ou até que o polímero esteja completamente hidrolisado.

Fase B) Aquecer separadamente o Stepantex VT‐90 até atingir a temperatura de 50°C, sempre mexendo o produto durante o aquecimento. É importante que no momento da adição ele esteja límpido.

Em seguida adicionar a Fase B sobre a Fase A sob agitação, mantendo a temperatura e a agitação até que o produto esteja homogêneo.

Depois iniciar o resfriamento. Quando a temperatura estiver em 30°C, adicionar sob agitação a Mistura de isotizolinonas, Essência e homogeneizar.

Colorir com solução de Corante diluído em água até obter coloração desejada.
Manter a agitação até homogeneização do produto.
O pH deve ficar entre 2,5 a 4,5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.