Fórmula shampoo manutenção da cor dos cabelos

Como fazer shampoo manutenção da cor dos cabelos

Formulação de xampu com fitopigmentos naturais
Melscreen Gold EX: Composição de ingredientes naturais que mantém e realça o tom dos cabelos claros. Promove também efeito restaurador da cor original dourada.
Melscreen Black EX: Fitopigmentos naturais que conservam e realçam o tom dos cabelos escuros. Protege contra os danos oxidativos da radiação solar e reduz o amarelado dos fios brancos.
Melscreen Red Ex: Intensifica e promove a manutenção dos tons vermelhos e acobreados. Ativo rico em fitopigmentos padronizado em compostos fenólicos e carotenóides totais.
Sensactive C-30 presente na receita é um Tensoativo aniônico com característica suave e biodegradável, o produto não causa danos a barreira cutânea. Com esse tensoativo é possível obter formulações líquidas com alta viscosidade e grande formação de espuma.
Silicone DC 193 presente no xampu promove suavidade e maciez aos cabelos, também age como umectante.

Fórmula – receita do xampu para manter a cor:

Amida 90 250 g
Essência 50 g
Chemynol 50 g
Silicone DC 193 30 g
Lauril éter sulafato de sódio 1800 g
Sensactive C-30 600 g
Água deionizada 6710 g
EDTA 10 g
Melscreen 500 g
Ácido cítrico qs
Cloreto de sódio qs

Modo de fazer a receita do shampoo:
Fase A) Em um recipiente com capacidade para 10 litros misture a Amida 90, Essência, Chemynol, Silicone DC 193, Sensactive C-30.
Fase B) Em outro recipiente misture a Água deionizada e o EDTA, em seguida ir adicionando na Fase A, aos poucos e soba agitação moderada (nem muito rápido, nem muito devagar) para evitar formação de muita espuma. Misture bem até homogeneização.
Em seguida adicione o Melscreen (utilizar o adequado para cada tipo de cor dos fios capilares) e misture até homogeneização.

Corrigir o pH que deve ficar entre 5,5 a 6,5, utilize o Ácido cítrico diluído em Água. Para verificar o pH utilize as fitas de medir.
Acertar a viscosidade com o Cloreto de sódio diluído em Água deionizada, adicionando aos poucos e com agitação até ficar grosso (espesso).
Misturar para homogeneizar e deixar em repouso até a espuma abaixar, depois embalar nos frascos para shampoo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.