Creme condicionador de cabelos com lanolina

Fórmula para fazer creme condicionador de cabelos

Cosmowax J é uma cera auto-emulsificante não iônica de origem vegetal utilizada na fabricação de muitos cosméticos, como loções e cremes para a pele, filtros solares, alisantes para cabelo, descolorantes, condicionadores, produtos para maquilagem, antitranspirantes, depilatórios.

Depois do uso do shampoo durante a lavagem dos cabelos sempre é bom a aplicação de um creme para condicionamento dos fios capilares, embora alguns fabricantes de shampoo adicionam nas formulações ativos que promovem condicionamento, ainda se faz necessário o uso de cremes condicionadores para um efeito mais apropriado no condicionamento e maciez dos fios capilares. Para um bom tratamento capilar sempre é bom a aquisição de produtos cosméticos de uso capilar de boa qualidade.

A grande maioria dos condicionadores de cabelos possuem em sua formulação álcool cetoestearílico em associação com quaternários de amônio, sendo o principal quaternário de amônio o cloreto de cetil trimetil amônio. O álcool cetoestearílico doa consistência ao creme, possui propriedades emolientes, emulsificantes e promove consistência em produtos cosméticos, farmacêuticos e domissanitários. Em preparações cosméticas é utilizado em formulas de cremes, loções cremosas, loções de limpeza, condicionadores e outras preparações cosméticas capilares. O Álcool Cetoestearílico é muito suave e compatível com a pele e promove proteção e suavidade à pele.

Já o cloreto de cetil trimetil amônio age como agente antiestático, condicionador e emulsionante em preparações de uso cosmético para os cabelos, por ser anti-estático ele amacia os fios capilares, condiciona e facilita o pentear.

Aqui no site você encontra formulas com esses dois componentes, cloreto de cetil trimetil amônio e álcool cetoestearílico, que são formulações diferentes da apresenta abaixo neste artigo. A fabricação de cosméticos se tornou uma boa opção de empreendimento para a geração de renda, pois nos tornamos uma nação que consome muitos produtos de beleza, higiene pessoal e perfumaria fina. Devido a alta demanda nesse segmento, as preparações cosméticas se tornaram um bom negocio para ganhar dinheiro na sua comercialização.

No entanto, para quem deseja ingressar nesse ramo da industria, vale a pena investir em maiores conhecimentos sobre a área, quer pela compra de apostilas com informações sobre os produtos químicos utilizados nas composições, função dos componentes na fórmula e esclarecimentos sobre normas e exigências referentes a fabricação, quer pela aquisição de cursos referentes ao tema.

Nos cabelos, a Lanolina anidra na receita amacia e protege as fibras danificadas por tratamentos químicos, também promove condicionamento dos fios ressecados.
Este é um produto cosmético de uso capilar, indicado principalmente para cabelos secos e ressecados.

Fórmula – receita para fazer o creme condicionador:

Cosmowax J 1000 g
Lanolina anidra 700 g
Nipagin 15 g
Nipazol 5 g
Água deionizada 8250 g
Essência 30 g

Modo de fazer a receita do condicionador capilar:
Fase 1) Em um recipiente aqueça o Cosmowax J, Lanolina, Nipagin, Nipazol até a temperatura de 75°C.
Em outro recipiente aquecer a Água deionizada também até chegar nos 75°C, em seguida adicione na Fase 1, sob agitação.

Manter a agitação por 15 minutos, depois iniciar o resfriamento do creme, agitando até a temperatura abaixar para 30°C.
Em seguida adicionar a Essência e misturar até homogeneização.

2 pensamentos sobre “Creme condicionador de cabelos com lanolina”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.