Fórmula detergente para limpeza geral – Intermediaria

Como fazer detergente para limpeza geral – Fórmula intermediaria

Este produto é recomendado para higienização de cozinhas, banheiros, pisos, azulejos, entre
outras aplicações.
A utilização de Ácido sulfônico e Renex 95 promove maior poder de remoção de sujeira. Lauril éter sulfato de sódio e Amida 60 proporciona alto poder de formação de espuma, espessamento e suavidade para a pele durante o uso do produto.

A Trietanolamina na receita facilita a solubilidade do produto e melhora a estabilidade da formulação. A fórmula abaixo é biodegradável.
A fabricação de formulações domissanitárias para a venda direta no comercio exige instalações adequadas segundo as exigências da Anvisa para o setor. Está é uma formulação industrial, mas pode ser fabricada em pequena quantidade para uso próprio.

Os produtos químicos você encontra em distribuidores de produtos químicos na sua região, ou em lojas virtuais como a Casa do saboeiro, por exemplo.
O acerto do pH em domissanitários pode ser feito com a fita de medir o pH, disponível na Jacy Fragrâncias. Para acerto do pH na indústria, o procedimento também pode ser feito com a fita de medir ou com o aparelho pHmetro.

A produção de produtos de limpeza pode ser uma importante fonte de renda, pois a maioria dos saneantes tem boa saída. Hoje em dia, a maioria das pessoas utilizam detergentes, limpadores, sabões em pó e sabão liquido, amaciantes de roupas, desinfetantes, limpa alumínio e demais itens de limpeza na higienização de superfícies e utensílios domésticos.

No entanto, vale lembrar que o segmento de saneantes domésticos é uma atividade regulamentada pela Anvisa. Antes de iniciar a produção industrial, visite a vigilância sanitária do seu município.

Fórmula – receita do detergente para limpeza geral:

Ácido sulfônico 600 g
Trietanolamina 50 g
Lauril éter sulfato de sódio 200 g
Renex 95 150 g
Amida 60 50 g
Soda liquida a 50% 120 g
Cloreto de sódio 100 g
Álcool 96 100 g
Brancol 20 g
Essência 20 g
Corante diluído em água qs
Mistura de isotiazolinonas 20 g
Água potável 8570 g

Modo de fazer a receita do detergente:
Adicionar 5200 gramas de Água potável, sob agitação moderada adicione a Soda liquida a 50%, Ácido sulfônico, Trietanolamina, Lauril éter sulfato de sódio, Renex 95, Amida 60 e misturar até homogeneização.
Em seguida adicione o Álcool 96, Brancol, Essência, Corante e homogeneizar.

Verificar o pH com a fita, ele deve ficar entre 8,0 a 9,0. Se for necessário, faça a correção.
Depois adicionar a Mistura de isotiazolinonas (conservante), solubilizar o Cloreto de sódio no restante da água e ir adicionando aos poucos para o acerto da viscosidade (grossura).
Misturar até homogeneização e embalar nos frascos plásticos.
Dosagem recomendada: 2 gramas diluídos em 1 litro de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.