Formula detergente Premium para limpeza de chassis – Solupan

Como fazer detergente desengraxante para limpeza de chassis de veículos pesados
Esta é uma fórmula Premium de desengraxante alcalino para a limpeza de chassis de automotivos. Por ser alcalina, é uma formula de produto parecido com o Solupan.
A fabricação de saneantes de uso automotivo pode ser uma boa opção para ganhar dinheiro, com o aumento de veículos em nosso país, tanto de carros de passeio e utilitários, assim como de maquinas pesadas, caminhões e ônibus. Muitas empresas tem uma grande demanda mensal de saneantes automotivos, seja para a limpeza pesada ou para a higienização e conservação do veiculo. Muitos produtos automotivos são utilizados na limpeza e conservação da lataria, assim como para a retirada de sujeiras mais profundas, o que faz do segmento industrial dessa categoria ser uma boa opção para a geração de renda.

Muitos artigos para higienização de carros, ônibus e caminhões estão disponíveis no mercado, desde cheirinhos para carros e shampoos para a lavagem da lataria dos veículos, assim como artigos para a conservação e embelezamento dos pneus. Cheirinho para carros (aromatizadores), limpa pneu (pretinho para pneus), desengraxantes de chassis (Solupan, por exemplo), limpadores de carrocerias feitas em alumínio (limpa bau de caminhões), shampoo para carro, shampoo para carro com cera, ceras liquidas e pastosas para brilho e limpadores para mãos de mecânicos estão entre os saneantes automotivos principais.

Hoje esses saneantes para o segmento automotivo estão a venda em hipermercados, lojas especificas e em postos de gasolina, o que contribui para o leque de possíveis compradores e clientes que fazem desse segmento uma boa opção de geração de renda. O aumento de empresas de prestação de serviços em hipermercados e lava jatos também entram na lista de possiveis clientes para aumentar a sua renda na comercialização desses itens.

A combinação de Ácido sulfônico e Nonil fenol etoxilado (Renex 100) proporciona um maior poder de remoção de sujeiras nesta formula. A incorporação de Lauril éter sulfato de sódio proporciona alto poder de formação de espuma.

O Butildiglicol facilita a solubilidade na água, melhorando a estabilidade da formulação. É uma formula biodegradável.

Este é um produto alcalino, similar ao Solupan desengraxante, por ser alcalino pode causar queimaduras na pele e também prejudicar as vias aéreas e os olhos. Por esse motivo, utilize EPI’s (luvas, mascaras, óculos de proteção, etc.) quando for fabricar e ao aplicar o produto.

É um produto para a limpeza de chassis de caminhões e veículos pesados, mas pode ser utilizado em outros tipos de limpeza, dependendo do tipo de superfície a ser limpada.

Não utilizar o produto para limpeza domestica. Manter o produto em local seguro, fora do alcance de crianças e animais domésticos. Evite acidentes, todo produto químico deve ficar em lugar apropriado.

Fórmula para fazer 10 kg de detergente desengraxante Premium para limpeza de chassis de veículos pesados (tipo Solupan):

Ácido sulfônico 300 g
Lauril éter sulfato de sódio 300 g
Renex 100 (Nonil Fenol) 200 g
Butildiglicol 200 g
Tripolifosfato de Sódio 200 g
Silicato de Sódio Alcalino 1000 g
Carbonato de Sódio 200 g
Hidróxido de Sódio (50%) 600 g
Corante qs
Água potável 7 kg

Modo de fazer o detergente Premium para limpeza de veículos pesados similar ao Solupan desengraxante:
Em um recipiente adicione 4200 gramas de de Água potável e aqueça até a temperatura de 80°C.
Em seguida adicione sob agitação na água aquecida o Tripolifosfato de Sódio, manter agitação até a temperatura abaixar para 40°C. Ou ir agitando de vez em quando até a temperatura abaixar para 40°C.

Sob agitação adicionar o Ácido sulfônico e homogeneizar.
Corrigir o pH com o Hidróxido de Sódio, adicionando aos poucos e sob agitação até chegar entre 7,0 a 7,5 (neutralização do Ácido sulfônico).

Depois adicione sob agitação o Lauril éter sulfato de sódio, Renex 100, Butildiglicol e homogeneizar.
Em um recipiente adicione 1400 gramas de água e solubilize o Carbonato de Sódio, em seguida adicione no produto e misture para homogeneizar.

Em seguida adicione sob agitação o Silicato de Sódio Alcalino, o resto do Hidróxido de Sódio (50%) e misture até homogeneização.

Adicionar o restante da água potável e colorir com o corante diluído em água.
Agitar até a homogeneização do detergente para chassis similar ao Solupan.

Aparência: liquido opaco.
pH final: 13,0 a 14,0 – pH alcalino
Viscosidade (cps): 100 a 150 (baixa viscosidade)
Recomendação de uso: Diluir 3 gramas do detergente em cada litro de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.