Como fazer shampoo anti-pulgas – Xampu Antipulgas

Formula de shampoo anti-pulgas de uso veterinário.

Xampu Antipulgas e com ação antisséptica, contém ativos que elimina os parasitas. O Triclosan possui ação bactericida e fungicida.
A Permetrina causa paralisia em ectoparasitas (ácaros, piolhos, carrapatos, pulgas e outros artrópodes).
A função do ativo Butóxido de Piperonila é potencializar os componentes ativos piretróides.

Molhe o animal com água morna, depois aplique o produto, iniciando pela cabeça e indo em direção à cauda. Massagear em sentido contrário ao dos pêlos até formar espuma.
Deixar agir por três minutos e enxague com água em seguida.

Evite que o shampoo para pulgas entre em contato com os olhos, mucosas e ferimentos no animal. Quando for aplicar, utilize luvas de borracha ou luvas descartáveis.
Xampu antipulga, xampu anti-pulga, shampoo veterinário, cosmético veterinário.

Formula para fazer o shampoo anti-pulgas:

Metil parabeno 26 g
Água deionizada 7 kg
Propil parabeno 4 g
Álcool etílico 100 g
Lauril éter sulfato de sódio 3700 g
Cocoamidopropil betaína 600 g
Amida 90 100 g
Butóxido de Piperonila 120 g
Permetrina 100 g
Triclosan 10 g
Propilenoglicol 500 g
Essência 30 g
Ácido cítrico qs pH 6,0 a 7,0
Corante qs
Cloreto de sódio qs

Modo de fazer o xampu para pulgas:
Fase 1) Aquecer 1 kg de Água deionizada até a temperatura de 75ºC, adicionar o Metil parabeno e misturar até a solubilização na Água aquecida. Em seguida misturar o Propil parabeno no Álcool etílico até solubilização, misturar em seguida na mistura anterior sob agitação.

Fase 2) Adicione em um recipiente 6 kg de Água deionizada e sob agitação adicione a Fase 1, misture para homogeneizar. Em seguida adicionar sob agitação o Lauril éter sulfato de sódio, Cocoamidopropil betaína, Amida 90 e misturar até homogeneização.

Em um recipiente adicione o Propilenoglicol e sob agitação adicione o Butóxido de Piperonila, Permetrina, Triclosan, misture bem até a solubilização dos componentes sólidos. Em seguida adicionar sob agitação ao produto.

Sob agitação adicionar a Essência e o Corante diluído em Água até obter cor desejada.

Verificar o pH que deve ficar entre 6,0 a 7,0. Se for necessário, fazer a correção do pH com Ácido cítrico diluído em Água, adicionando aos poucos até o pH chegar na faixa indicada para a formula.

Solubilizar um pouco de Cloreto de sódio em Água deionizada e ir adicionando aos poucos e sob agitação para o acerto da viscosidade.

Misturar bem até homogeneização, aguarde a espuma abaixar e depois envase em frascos plásticos.

5 comments on “Como fazer shampoo anti-pulgas – Xampu Antipulgas

    1. José Marcos Autor do post

      Na Pirisa você encontra o butóxido de piperonila e a Permetrina.Os outros componentes é fácil de achar em lojas de essências ou distribuidores de produtos químicos.

      Resposta
  1. edvaldo garcia

    ola parabens pelo site?? agradeço gostaria de faser pasta de limpeza aquela que nao aranha monitores nao aranha vidro telas de notbock tinha essa pasta acabou quero faser uso proprio pasta de limpeza que nao aranha nada agradeço?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.