Como fazer hidratante facial

Formula para fazer hidratante facial – Hidratante para o rosto. 

O Silicone 9040 na formula é utilizado em produtos cosméticos, como cremes antiperspirantes, cremes desodorantes, em produtos para o cuidado da pele e dos cabelos, em cosméticos para maquiagem, protetores solares e modeladores de cabelos.

Proporciona ao produto de uso cosmético uma sensação sedosa na pele, toque seco e uma leve sensação de pele aveludada sem ser gorduroso.

O Silicone DC 245 em formulações cosméticas proporciona sensação sedosa e suave a pele, sem resíduo ou acúmulo oleoso na pele.

O Óleo de castanha do Pará em produtos cosméticos para a pele promove maciez, suavidade, evita o ressecamento, conservando a textura da pele.

Veja também:
Como fazer gel facial para pele com acne
Como fazer tônico facial para limpeza de pele
Como fazer loção facial antienvelhecimento
Formula – receita para fazer o hidratante facial:

Brij 72 300 g
Brij 721 200 g
Triglicéride de ácido cáprico e caprílico 200 g
Monoestearato de glicerila 200 g
Álcool cetoestearílico 250 g
BHT 5 g
Óleo de castanha do Pará 300 g
Goma xantana 20 g
Glicerina 400 g
Carbopol 940 30 g
Nipagin 15 g
Nipazol 5 g
Edta dissódico 5 g
Trietanolamina 15 g
Silicone DC 9040 300 g
Silicone DC 245 200 g
Água deionizada 7555 g

Como fazer a formula – receita do hidratante facial:
Fase 1) Em um recipiente adicionar o Brij 72, Brij 721, Triglicéride de ácido cáprico e caprílico, Monoestearato de glicerila, BHT, Óleo de castanha do Pará e aquecer até a temperatura de 75°C.

Fase 2) Em outro recipiente adicionar a Glicerina e misturar a Goma xantana, depois adicionar a Água deionizada e pulverizar o Carbopol 940 sobre a água, manter a agitação até completa homogeneização do Carbopol 940 (não haver grumos). Em seguida adicionar o Nipagin, Nipazol, Edta dissódico e aquecer até 75°C.
Com ambas as fases na mesma temperatura (75°C de temperatura), adicionar a Fase 2 sobre a Fase 1, sob agitação, manter a agitação e a temperatura a 75°C por 15 minutos.

Em seguida iniciar o resfriamento do produto sob agitação lenta e constante.
Quando a temperatura abaixar para 45°C, adicionar sob agitação a Trietanolamina e homogeneizar.

Depois adicionar sob agitação o Silicone DC 9040 e o Silicone DC245.
Misturar bem até a homogeneização do hidratante facial com Óleo de castanha do Pará.

2 comentários em “Como fazer hidratante facial”

  1. JEFERSON GUEIROS MATIAS DA SILVA

    Como direcionar um creme hidratante por exemplo ao tipo de pele? Qual o componente da fórmula que direciona a escolha da pele? Grato…

    1. O bom é você optar por uma formulação já indicada para um tipo de pele especifica. Os cremes hidratantes para pele oleosa possuem menos ativos gordurosos, podem conter também ativos adstringentes que diminuem a oleosidade, como extratos glicólicos de plantas com ação adstringente.
      Já os hidratantes para pele normal a seca possuem mais ativos gordurosos, ou que diminuem o ressecamento da pele. Podem conter ativos indicados para peles secas e extratos glicólicos indicados para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.