Como fazer base para shampoo

Fórmula para fazer base para shampoo transparente
Receita de Shampoo transparente para os cabelos com agente condicionador dos fios capilares
A fabricação de concentrados auxilia na hora da preparação do produto final, também serve caso a pessoa queira vender bases concentradas em lojas virtuais, por exemplo. Produtos cosméticos concentrados economizam espaço em quanto não são utilizados, e no caso de revenda o custo de frete para o cliente fica mais baixo.

O Brasil movimenta bilhões de Reais todos os anos em vendas de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria fina. Somos um grande mercado consumidor de produtos de beleza, e os produtos para cabelos podem render bons ganhos em dinheiro. Hoje em dia quase todas as pessoas utilizam produtos capilares, quer seja para higienização dos cabelos, condicionamento dos fios, alisantes dos fios ou para mudança na cor dos fios capilares.

O segmento de cosméticos é uma boa opção para investir e ganhar dinheiro, quer seja com produtos já prontos, assim como bases concentradas para diluição. A fabricação de cosméticos não é uma tarefa difícil e o ambiente de trabalho pode ser muito prazeroso. A atividade voltada para a beleza produz itens com embalagens bonitas e fragrâncias com odores agradáveis onde o foco é a beleza e o bem estar.

Em nosso país, homens e mulheres tem investido tempo e dinheiro com cuidados pessoais. Por termos um clima quente e úmido, muitas pessoas se tomam banham duas a três vezes diariamente, lavam seus cabelos todos os dias usando cosméticos criados exatamente para este mercado.

O segmento de shampoos e condicionadores capilares tem ocupado posições no mercado mundial, nosso país aponta para a liderança na fabricação de cosméticos capilares, sendo uma referência internacional em cosméticos para cuidados capilares.

A receita da base para shampoo possui tensoativo aniônico que possui boa formação de espuma e limpeza dos fios de cabelo.
Com agente sobreengordurante e estabilizador de espuma, deixa uma espuma rica que demora para se desfazer.

Contém um tensoativo anfótero de pouca irritabilidade, deixa o shampoo mais suave e contribui na formação de espuma e espessamento do shampoo.

O Poliquaternium 7 é um agente antiestático e desembaraçante, condiciona os cabelos e facilita o pentear.
1 litro da base concentrada para shampoo faz 4 litros de produto.
Veja também:
Como fazer base para sabonete liquido
Como fazer base para detergente liquido
Como fazer shampoo econômico

Fórmula  – receita para fazer a base concentrada transparente para shampoo:

Produtos Químicos Quantidade Função
Lauril éter sulfato de sódio 600 g Detergência/espumante
Amida 90 80 g Sobreengordurante/
estabilizador de espuma
Cocoamidopropil betaina 80 g Tensoativo suave
Poliquaternium 7 20 g Condicionador de cabelos
Ácido cítrico qs* Corretor de pH
Koralone LA 4 g Conservante
Água deionizada até completar 1 litro Veiculo

Modo de fazer a receita da base para shampoo transparente:
Adicionar 100 ml de Água deionizada e o Lauril éter sulfato de sódio, com agitação lenta adicionar a Amida 90, Cocoamidopropil betaina e misturar.

Em um recipiente à parte adicionar 100 ml de Água deionizada e misturar o Poliquaternium 7 até ficar uma solução homogênea, depois adicionar no produto e homogeneizar.

Solubilizar uma pequena quantidade de Ácido cítrico em Água deionizada e ir adicionando aos pouquinhos e sob agitação até o pH ficar na faixa entre 6 a 7.
Para checar o pH utilize as fitas de medir o pH.

Sob agitação adicionar o Koralone LA, homogeneizar a base.
Deixe em repouso até que não haja mais espuma formada durante o processo.

Se for necessário, adicionar Água deionizada até obter 1 litro de base para xampu.
Misturar para homogeneização da base para xampu transparente, depois embalar no frasco plástico.

Diluição da base concentrada para xampu transparente:
Diluir 1 litro da base para xampu em 3 litros de Água deionizada, misturar.
Adicionar Corante e Essência para xampu, misturar.,,

Solubilizar um pouco de Cloreto de sódio em Água deionizada, ir adicionando aos poucos até que o xampu para cabelos engrosse (acerto da viscosidade).
Misturar para homogeneização.

Depois embalar o xampu para cabelos com Poliquaternium 7 nos frascos plásticos.

Se preferir você pode enriquecer o xampu adicionando extratos glicólicos de plantas, adicionar de 40 a 80 gramas de extrato glicólico antes de engrossar o xampu.

Você também pode fazer a base do xampu sem o Poliquaternium 7, no entanto, a penteabilidade dos cabelos depois do uso do produto fica prejudicada.
* qs: quantidade suficiente para acerto do pH.

2 pensamentos sobre “Como fazer base para shampoo”

  1. bom dia, essa base seria a mesma base de um shampoo profissional? eu poderia fazer a base e depois vender esses produtos? compensa vender? por quanto sairia um frasco desse shampoo e quanto em media eu teria de lucro?

    1. Dão BateraO preço da base concentrada para shampoo sai em torno de 10,00 Reais, levando em conta os preços de loja virtual na data de hoje, sem incluir valores do frete dos produtos químicos e do componente água deionizada.Com a diluição você faz 4 litros de shampoo, o que sai 2,50 por litro do shampoo. O valor do frasco depende do porcentual de lucro que você deseja obter.A fórmula é de um shampoo normal, mas depende para que tipo de cabelo seria o shampoo que você deseja vender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.