Como fazer base para sabonete liquido

Fórmula para fazer base concentrada para sabonete liquido glicerinado
A fabricação de cosméticos é um segmento industrial que gera bilhões todos os anos em faturamento, tem se tornado um mercado muito bom para a geração de renda, quer seja na fabricação dos cosméticos, quer seja na comercialização do produto final. Hoje o ambiente de vendas se abriu, indo desde lojas físicas a lojas virtuais de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria fina. O que antigamente só era encontrado em lojas especializadas, supermercados e mercearias, hoje possui alto volume de vendas em lojas de cosméticos virtuais.

A abertura nas opções de venda abriram novos horizontes para a comercialização de preparações cosméticas para os cabelos, artigos de perfumaria e para cuidados com o corpo. Shampoos para cabelos, sabonetes líquidos, cremes condicionadores de cabelos, produtos para maquiagem, perfumes, colonias, restauradores capilares, alisantes de cabelos estão entre os variados produtos cosméticos que se podem fabricar e obter renda. O ambiente de trabalho no segmento cosmético é uma tarefa prazerosa, tanto para quem participa do processo produtivo, assim como para quem trabalha em vendas.

A fabricação de bases concentradas diminui o espaço na estocagem, tendo em vista que a base concentrada ocupa menos espaço do que o produto final. A base concentrada para sabonete também diminui o preço do frete para quem compra e pode ser uma opção de venda em lojas virtuais. Ao adquirir uma base concentrada o cliente economiza no frete e recebe um concentrado com todas as matérias-primas básicas da elaboração de um sabonete, faltando apenas a diluição em água e uns toques finais com alguns componentes para o cosmético ficar pronto.

1 litro da base faz 4 litros de sabonete liquido glicerinado transparente

Sabonete liquido com glicerina, a glicerina é um agente umectante e hidratante.
Sabonete liquido para a lavagem de mãos e para uso no banho.

A receita possui tensoativo aniônico com boa ação detergente e tensoativo anfótero que deixa o sabonete suave, além de contribuir na formação de espuma.

A Amida 90 presente na receita é espessante, estabiliza a espuma e possui ação sobreengordurante (repõe parcialmente a gordura natural da pele retirada durante o processo de lavagem das mãos).

Fazer a base e estocar, quando for utilizar, diluir um litro da base em 3 litros de água deionizada ou destilada.
Fórmula – receita para fazer a base concentrada para sabonete liquido glicerinado:

Produtos Químicos Quantidade Função
Lauril éter sulfato de sódio 600 g Detergência/espumante
Amida 90 80 g Sobreengordurante/
espessante
Cocoamidopropil betaina 80 g Tensoativo suave/
espumante
Koralone LA 4 g Conservante
Glicerina 40 g Umectante/hidratante
Ácido cítrico qs* Corretor de pH
Água deionizada até completar 1 litro Veiculo

Modo de fazer a receita da base concentrada para sabonete liquido com glicerina:
Adicionar 150 ml de Água deionizada.
Sob agitação lenta adicionar o Lauril éter sulfato de sodio, Amida 90, Cocoamidopropil betaina e misturar.
Acertar o pH adicionando Ácido cítrico diluído em Água deionizada, aos poucos até o pH ficar entre 6 a 7.
Sob agitação adicionar o Koralone LA e a Glicerina.

Deixe em repouso até não haver mais espuma formada durante o processo de agitação.
Se for necessário, complete o volume com Água deionizada até obter 1 litro de base glicerinada.

Misture para homogeneizar a base e depois embale nos frascos plásticos.

Diluição da base transparente com glicerina:
Quando for utilizar, diluir 1 litro da base em 3 litros de Água deionizada e misturar.
Colorir com Corante e adicionar Essência.

Solubilizar um pouco de sal (Cloreto de sódio) em Água deionizada e ir adicionando aos poucos para o acerto de viscosidade (engrossar).

Misturar para homogeneizar e embalar em saboneteiras com válvula pump ou em frascos plásticos.
* qs: quantidade suficiente para o acerto do pH.
A quantidade de Ácido cítrico pode variar dependendo do pH dos tensoativos de cada fornecedor.
Todos os produtos químicos para fazer a base você encontra na Casa do saboeiro, exceto o componente Água deionizada.

11 pensamentos sobre “Como fazer base para sabonete liquido”

    1. EvilásioNão é normal o perfume ficar com cheiro de papel queimado.Pode ser algum problema com a essência ou algum componente que você esta utilizando.

  1. Olá José Marcos, o karolone La, tem algum nome genérico ou tem com substituir por outro produto? porque não estou encontrando na minha região e fazer o pedido fora do estado ficaria inviável.

    1. Koralone LA – Mistura de IsothiazolinonasVocê pode substituir o Koralone LA por outro conservante para shampoo/sabonete, para isso verifique com o fornecedor a quantidade que deve ser adicionada no produto.

    1. LíviaUtilize uma balança e pese os componentes, tanto os sólidos como os líquidos.Para converter peso em volume seria necessário ter a densidade de cada componente, mas não disponho da densidade de todos para a conversão.Obrigado pela visita!

  2. meus produtos são todos líquidos, pesei na balança e usei a mesma quantidade descrita acima, mas não estou conseguindo dar viscosidade ao produto. Qual é a medida de agua com sal para essa receita acima?

  3. Ao misturar essa base com mais 4 litros de água o sabonete fica liquido demais. Já coloquei a agua com o sal para dar viscosidade e não dá o ponto desejado. Você também não diz a quantidade de agua com sal para essa fórmula acima.

    1. A medida é 1 litro da base para 3 litros de água deionizada, obtendo 4 litros de produto no final.A quantidade de sal pode variar de lote para lote e da qualidade do lauril (fabricante), o sal deve ser adicionado no final sempre aos poucos e com agitação moderada, em demasia pode ralear em vez de engrossar.O produto final fica com 15% de lauril, o que permite uma boa viscosidade, mas como é um produto transparente, não é necessário ficar muito viscoso.Se o sabonete ralear é só adicionar mais lauril e depois ir espessando novamente, mas com cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.