Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Receita de creme condicionador de cabelos

Como fazer creme condicionador de cabelos

Formula de condicionador capilar
Embora hoje tenhamos muitos shampoos avançados que prometem condicionar os cabelos, ainda se faz necessário o uso de condicionadores para a promoção de um bom condicionamento dos fios capilares. O uso somente do shampoo não é suficiente para o amaciamento e retirada da ação estática nos fios, a ação estática dificulta principalmente na hora de pentear os cabelos, tendo em vista que os fios ficam rebeldes e o penteado se desfaz com frequência.

Por esse motivo ainda vemos muitos produtos cosméticos expostos na loja para o condicionamento capilar, quer seja para fios crespos, cacheados ou lisos, razão pela qual a fabricação de cosméticos é um boa alternativa para a geração de renda, pois temos um grande mercado consumidor de produtos de beleza. E em se tratando da fabricação de produtos cosméticos o creme condicionador é um dos itens principais para se ganhar dinheiro, juntamente com shampoos, cremes para apele, loções hidratantes, loções de limpeza, cremes antitranspirantes, sabonetes líquidos e perfumes.

Para quem deseja montar uma fabrica para a produção de preparações cosméticas, vale a pena investir em apostilas de formulações e cursos sobre produtos capilares e para cuidados com o corpo (produtos para a pele). Os itens de higiene pessoal também é uma boa alternativa na geração de renda. Obter informações sobre processos industriais, normas de BPF, formulações, normas e exigências da Anvisa para o setor, instalações adequadas, portarias e outras informações podem abrir o leque de conhecimento para o empreendedor que deseja ganhar dinheiro nesse segmento industrial.

A fabricação de produtos cosméticos não é difícil e é uma ocupação prazerosa, a aparência dos itens produzidos e as fragrâncias envolvidas no processo dão um toque especial na produção, sem contar as embalagens e frascos bonitos disponíveis que dão um ar de sofisticação nos itens produzidos. Mas para se ganhar dinheiro nesse segmento é necessário conhecimento sobre as exigências e custos de produção, além de táticas de venda e conquista de compradores, dai a importância de se obter material gratuito e pago, como cursos e apostilas bem elaboradas que permitam uma visão maior sobre a fabricação de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal.

Para quem pode, também é bom o ingresso na faculdade, quer seja em áreas sobre química ou farmacêutica, pois alem da obtenção de conhecimento se pode fazer outros cursos na área cosmética posteriormente, além de que com a graduação em química ou farmacêutica a pessoa pode ser o responsável técnico pela produção das preparações cosméticas que vai produzir em sua empresa.

O Cloreto de cetil trimetil amônio na formula é um tensoativo catiônico com propriedades antiestáticas, ele proporciona melhor penteabilidade dos cabelos secos ou molhados, melhora a sensação ao toque (maciez) e diminui a carga estática.
O Óleo mineral na receita é emoliente, ele proporciona maciez e condicionamento nos fios de cabelo.
Para que o condicionador adquira a consistência necessária siga sempre as temperaturas descritas no modo de fazer, pois esse é um dos motivos de perda de consistência.
Fórmula – receita para fazer 10 kg de condicionador de cabelos:

Álcool cetoestearílico 400 gramas
Óleo mineral 100 gramas
Propilparabeno 5 gramas
Cloreto de cetil trimetil amônio (a 50%) 150 gramas
Metilparabeno 10 gramas
Corante qs
Essência 30 gramas
Água deionizada 9305 gramas

Como fazer a formula – receita do condicionador de cabelos:
Fase 1) Em um recipiente adicionar o Álcool cetoestearilico, Óleo mineral, Propilparabeno e aquecer até 75°C.
Fase 2) Em outro recipiente adicionar o Cloreto de cetil trimetil amônio (a 50%), Metilparabeno, Água deionizada e aquecer até 75°C.
Adicionar a Fase 2 sobre a Fase 1 (aquecidas a 75°C) sob agitação.
Manter agitação constante até a temperatura do creme abaixar para 40°C.

Verificar o pH que deve ficar entre 5,0 a 5,5.
Se for necessário, corrigir o pH com Ácido cítrico diluído em Água.
Adicionar o Corante diluído em Água deionizada.
Por ultimo, adicionar a Essência e agitar até homogeneização do condicionador de cabelos.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

3 Comentários

  • muito bom!!!!!!!!!!

  • fiz a formula como descrito acima e ficou liquido…tem algo que eu possa acrescentar para dar consistencia?

    • BrunaPara que o creme condicionador fique consistente os componentes devem ser aquecidos até a temperatura descrita no modo de preparo. Se não for aquecido adequadamente o creme não fica consistente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.