Como fazer cloro em gel

Receita de cloro em gel

Removedor de mofo e bolor com cloro
Limpador em gel com cloro ativo

O cloro em gel possui ação alvejante e limpador de mofo e bolor

Contém cloro ativo, possui em sua composição o Hipoclorito de sódio.

O polímero Carbopol 676 confere um aumento do tempo de contato do produto com as superfícies onde o produto é aplicado.

Fórmula para fazer 100 quilos de cloro em gel:

Água deionizada 88,5 quilos
Crosslinked Acrylic Acid Homopolymer (Carbopol 676 Polymer) 1 quilo
Hidróxido de sódio (soda liquida a 50%) 2.5 quilos
Hipoclorito de sódio (a 12,5%) 8 quilos

Modo de fazer o cloro em gel:
Em um tanque agitador adicione a Água deionizada.
Com uma agitação moderada (em torno de 800 rpm),  dispersar o Carbopol 676 na Água. Manter a agitação por 15 minutos ou até que fique  homogêneo. Você pode utilizar um inversor de frequência para regular a velocidade de agitação.

Continuar com a agitação constante e adicionar o Hidróxido de sódio, aos poucos, até que o pH desejado seja obtido, o pH deve ficar em 12,5.

Reduzir a velocidade de agitação e adicionar o Hipoclorito de sódio, agitara para homogeneização.

Se desejar, adicione essência.
Agitar para completa homogeneização do cloro em gel.
O pH do cloro em gel: entre 12,5 a 13,5, sendo 12,5 o mais indicado para estabilização do produto.

Viscosidade do cloro em gel  (mPa·s):  2,000 – 3,500

6 pensamentos sobre “Como fazer cloro em gel”

    1. Olá Cristina Kim!O Carbopol 676 você pode comprar nas lojas abaixo:www.azulquimica.comhttp://chemco.com.br/Os outros produtos químicos você encontra facilmente em revendedores de produtos químicos.Consulte a lista telefônica que você deve encontrar na sua região.Caso não encontre a água deionizada, pode utilizar água potável filtrada.A água potável pode ser utilizada em produtos de limpeza.O pH você pode medir com as fitas de medir pH, você encontra na Casa do saboeiro ou em lojas de produtos químicos.Obrigado pela visita!

  1. o motor precisa ter que potência para misturar essa e outras fórmulas, amaciante por exemplo? em bateladas de 500 litros

    1. Produtos de limpeza líquidos não necessita de motores muito potentes.Geis e amaciantes viscosos necessitam de motores mais potentes, mas não sei te falar a potencia do motor, provavelmente devem ser acima de 2,0 cv.No Youtube é possível ver videos de equipamentos destinados para a fabricação de amaciantes, ao entrar em contato com o fabricante você pode obter a informação.

    2. Para agitadores é bom também que se tenha inversor de frequência, sendo utilizado para a regulagem de velocidade de agitação, evitando muita formação de espuma e derramamentos do produto por velocidade de agitação muito rápida.

  2. ola bom dia!!sou fabricante de matéria prima da produtos de limpeza.trabalho com ótimos preços.segue meu numero para contato ( 11) 94829 -0273 – meu nome é Paulo Henrique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.