Formula Desodorante em creme

Como fazer creme desodorante antitranspirante para as axilas

Fórmula de desodorante em creme, ULTRAWAX CRF, ALKOMOL E e ATPEG 400 permite a obtenção de um creme cosmético cremoso, com ótimo espalhamento.
O cloridróxido de alumínio na formula é um produto utilizado a muitos anos como agente antiperspirante para produtos contra a transpiração.

Segundo estudos dermatológicos, o cloridróxido de alumínio na receita não é irritante, nem prejudicial para a saúde. O cloridróxido de alumínio a 50% é um adstringente suave que reduz a transpiração com um leve efeito desodorizante.

Possui em sua formula um umectante que promove hidratação na pele. Cosmético que evita a transpiração, desodoriza e evita o mau cheiro nas axilas.
Fórmula – receita para fazer o Desodorante antitranspirante em creme para axilas:

Matéria-prima Quantidade Função
ULTRAWAX CRF 10 quilos Base auto-emulsionante
Álcool Estearílico Propoxilado (ALKOMOL E) 2 quilos Emoliente
Água deionizada 44.9 quilos Veículo
Polietilenoglicol 400 (ATPEG 400) 3 quilos Umectante
Metilparabeno (Nipagin) 100 gramas Conservante
Cloridróxido de Alumínio (sol. 50%) 40 quilos Agente antiperspirante
Essência qs Perfume

Como fazer a formula – receita do Desodorante antitranspirante em creme para axilas:
1) Em um recipiente adequado adicione ULTRAWAX CRF e Álcool Estearílico Propoxilado (ALKOMOL E), aqueça até 75°C. Homogeneizar mantendo o aquecimento e temperatura.

2) Em tanque agitador  ou recipiente adicione a Água deionizada, Polietilenoglicol 400 (ATPEG 400), Metilparabeno (Nipagin) e aqueça até 75°C.

Em seguida adicione a mistura 1 sobre a mistura 2, sob agitação. Manter a agitação por 5 minutos.
Sob agitação adicione o Cloridróxido de Alumínio (sol. 50%), agite para homogeneização e inicie o resfriamento do creme sobre agitação lenta.

Quando  a temperatura abaixar, em torno de 40 – 45 °C, adicione a essência sob agitação.
Manter a agitação por uns 10 minutos para  homogeneizar o Desodorante em creme para axilas.

2 Comentários

  • muito obrigada José Marcos! faz pouco tempo que descobri esse site, más já aprendi muito com suas postagens! Estudei química há uns 20 anos atrás e não atuei em indústria neste período! más nos últimos dias tenho pensado em produzir algo (um começo) e…tenho dúvidas! por ex. o produto acima desodorante creme, é mais viável comprar a base auto-emulsionante pronta? sujira uma essência, e o neutro? muito obrigada!

  • Olá visitante do Fórmulas Grátis!Para pequenas quantidades de produto pode ser viável comprar base pronta, mas pode ser inviável para grandes quantidades.A essência para o desodorante creme pode ser uma essência contratipo de um perfume famoso, mas para cosméticos (essência cosmética).Muitas pessoas usam o desodorante creme sem perfume, você pode fazer o desodorante creme em três versões, masculino (com essência de perfume para homem), feminino (com essência de perfume para mulher) e sem perfume (sem essência).Um abraço e obrigado pela visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.