Assine nossa Newsletter para receber novos artigos!

Como fazer limpador à seco de carros

Formula para limpeza à seco de automóveis

Esta fórmula para a lavagem à seco de carros, tem a função de limpar e dar brilho em superfícies metálicas de automóveis.  Brilho e limpeza de superfícies, sem água.
Instruções para o uso do limpador para lavagem à seco de carros: Aplique o produto final com um pano macio ou algodão sobre a poeira ou sujeira com movimentos circulares, uma pequena área de cada vez.

Remover o produto com um pano seco e limpo.

Não aplicar o produto sobre superfícies cobertas (sujas) com areia.

O álcool presente na fórmula do limpador para lavagem à seco de carros ajuda a limpar a superfície e assegura
a compatibilidade do XIAMETER OFS-6124 silano na receita. O etanol na formula pode ser substituído por isopropanol.

A composição final terá um pH entre 8,0 a 9,5.

Importante: Esta é uma formula sugestiva / orientativa, faça pequenas amostras para testes. Todo produto deve ser testado antes de ser produzido em grande quantidade.

Fórmula – receita para fazer o limpador à seco de carros:

Água deionizada 90,2 quilos
Xanthan gum (goma xantana) 500 gramas
XIAMETER MEM-0039 Emulsion 3 quilos
Álcool etílico 3 quilos
Ricinoleato de sódio (a 35%) 2 quilos
XIAMETER OFS-6124 Silane 1 quilo
Silicato de alumínio 500 200 gramas
Glutaraldeído (preservante) 100 gramas

Como fazer a formula – receita do limpador à seco de carros:
Em um tanque / recipiente com agitador adicione a Água deionizada, sob agitação adicione a Xanthan gum (goma xantana).
Quando a mistura estiver completamente dissolvida (homogênea), adicione sob agitação o XIAMETER MEM-0039 Emulsion e agite por 10 minutos.

Sob agitação adicione o Álcool etílico e o Ricinoleato de sódio (a 35%), agite por 10 minutos.
Sob agitação adicione o XIAMETER OFS-6124 Silane, agite por 10 minutos.
Sob agitação adicione o Silicato de alumínio 500, agite por 10 minutos.
Sob agitação adicione o Glutaraldeído (preservante), agite por 10 minutos para homogeneização da formula do limpador à seco de carros.
O pH do limpador à seco de automóveis deve ficar entre 8,0 a 9,5.

31 Comentários

  • Muito bom achei o que eu estava procurando a muito tempo só gostaria de sabe a onde posso encontrar as matérias primas como o Xanthan gum (goma xantana) e XIAMETER MEM-0039 Emulsion?

  • José Marcos, muito obrigado.só uma outra duvida não consegui achar em site nenhum o componente XIAMETER OFS-6124 Silane, se tu puder me ajudar ficarei muito grato.Desde já obrigado.

  • Olá amigo, boa tarde. Gostei das informações eu consigo esses itens em minha cidade moro em Salvador na Bahia consigo em que local? agradeço a atenção e a informação fornecida em sua pagina, conhecimento é bom quando compartilhado. Valeu pela iniciativa.

    • Olá!Como são especialidades químicas, os produtos XIAMETER OFS-6124 Silane e o XIAMETER MEM-0039 Emulsion serão encontrados somente no fabricante (Dow Corning) ou em revendedores autorizados como a empresa abaixo:www.daltomare.com.brUm abraço!

  • Olá, boa tarde.Moro em Portugal e estava interessado em fazer este produto, acontece que estive a pesquisar e não acho nada dessa marca aqui (XIAMETER) por acaso sabe me dizer o nome químico desses produtos, tipo pelo que tive a ver por exemplo o XIAMETER MEM-0039 Emulsion , deve ser o mesmo que Emulsão liquido de silicone, mas não consigo saber o que é XIAMETER OFS-6124 Silane, será alcoxi silano?

  • quanto rende esta receita

    • Olá leo naka!Nas quantidades acima rende 100 kg.Mas pode ser feito em menor quantidade, 10 kg por exemplo.Para isso é necessário fazer os cálculos das matérias-primas da formulação.Um abraço!

  • Bom dia amigo.Na sua formula faltou o principal: a Cera de Carnauba

    • Olá visitante!Não tem cera de carnaúba, mas contém derivados de silicone.Um abraço!

  • KD a cera de Carnauba nessa formula?

  • boa tarde esse tanque/recipente com agitador é comprado ou pode ser feito.grato

    • O tanque agitador pode ser fabricado por empresas que trabalham com aço inoxidável, para isso pesquise preços tomando o cuidado para que o tanque seja feito do jeito correto.Outra opção mais econômica para quantidades até 200 litros é utilizar bombona plástica de boca larga (com tampa que fecha tipo rosca).Nesse caso será preciso fazer apenas o agitador.Não utilize tambor, pois sofre corrosão e contamina o produto.Obrigado pela visita!

  • Olá José, muito legal sua iniciativa, a um tempo atrás acabei comprando esta formula no mercado livre e tive o mesmo problema dos amigos aqui, encontrar os produtos e me frustei por não conseguir produzir mesmo que para meu uso, buscando mais encontrei um curso de lavagem ecológica onde a pessoa ensina a fazer o produto, é a base de carnaúba e é muito simples de achar os itens, muitos na casa do saboeiro ou até mesmo em lojas de produtos de limpeza, caso queiram o contato da pessoa ou link do curso eu passo a todos, em respeito a você José não vou divulgar o endereço de email aqui e caso me autorize posto em um novo comentário, como eu disse a pessoa comercializa o curso e ensina a formula a um preço bem modesto já que as grandes empresas guardam isso a sete chaves. Abraços.

    • Olá Alberto Turi!Pode divulgar, no entanto, a divulgação de e-mail pode trazer problemas para o dono do e-mail, como mensagens com vírus, spans, etc.Um abraço!

    • Alberto Turi, tem como me passar o email do curso de lavagem ecológica?

  • olá amigo , primeiro quero te parabenizar pela sua disposição em ajudar a todos,bem vamos lá estou com algumas duvidas : quantos litros rende ?? qual o calculo que faço para produzir pequenas quantidades??? e se posso adicionar cera de carnauba e qual quantidade ???

    • Olá Ricardo góes!A fórmula acima é para fazer 100 kg de limpador.Para fazer pequenas quantidades, 10 kg por exemplo, divida as matérias primas por 10, exemplo:Xanthan gum (goma xantana) vai 500 gramas para 100 litros.500 dividido por 10 é igual a 50 gramas.Nesse exemplo vai 50 gramas de goma xantana para fazer 10 kg.Deve-se fazer o calculo de todos os componentes da fórmula.Para adicionar cera de carnaúba você deve fazer testes antes e verificar como fica a formulação, pois a adição de mais um componente pode alterar ou desestabilizar a formulação.Um abraço!

  • Boa tarde, pode ser inserido a cera de carnaúba na fórmula?

    • Olá Daniel Fernandes Pedroso Uoya!Não aconselho adicionar outros componentes na formulação, caso queira adicionar a cera, será necessário que você faça testes (pequenas quantidades do produto) para verificar como vai ficar a formulação.Um abraço!

  • olá José Marcos eu gostaria de saber quanto ml's gasto em média por lavagem em um carro de passeio tamanho normal, parabééns e obrigada KATA

  • Olá,Gostaria da receita de detergente para lavagem a seco de estofados e banco de carros..Obrigada,

  • AnndrikDesculpe, não disponho de fórmulas para detergente para lavagem a seco de estofados e banco de carros.

  • Quanto fica mais ou menos o custo desses 100kg de shampoo

    • Nesses produtos que foi mencionado,quantas garrafas eu consigo fazer

    • Mais ou menos 100 garrafas de 1 litro, mas pode fazer menos quantidade calculando os componentes.

  • Como faço pra comprar esses componentes e aonde eu encontro

  • Gostaria de saber se o limpador pode ser usado em pneus e se usando sempre pode ocorrer algum dano à borracha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.