Como fazer amaciante concentrado

Receita para fazer amaciante concentrado

Fórmula de amaciante para roupas concentrado com Quatercap CDHT-75.
Este é um produto de uso domissanitário para dar maciez as roupas, utiliza uma base para amaciante de roupas em sua composição que promove maciez e ação antiestática, deixando as peças de tecidos têxteis macias e suaves ao toque. A fabricação de produtos de limpeza pode ser uma boa fonte de renda, a formula de amaciante de roupas abaixo pode ser feita para uso industrial ou em pequenas quantidades para uso próprio.

É quase impossível viver nos dias atuais sem produtos de limpeza para a higienização da casa, escritórios, lojas, restaurantes, empresas, etc. Hoje as prateleiras nos supermercados e mercearias espalhados pelo país dispõem de maior espaço para os produtos de limpeza. Domissanitários como amaciantes de roupas, detergentes líquidos, sabões líquidos e desinfetantes ocupam uma área especifica nos supermercados, dotados de formulações diversas e fragrâncias variadas, as donas de casa dispõem de uma grande quantidade de produtos, desde fórmulas simples até as mais avançadas e aumentando assim o leque de escolha de produtos antes de adicionar um item ao carrinho de compras.

Os clientes podem escolher dentre as variadas marcas de produtos de limpeza aqueles itens que mais lhes agrada, seja pelo poder de limpeza, pelo poder bactericida dos desinfetantes ou pela fragrância preferida nos produtos que limpam e perfumam a casa. Por motivos assim é que a fabricação de produtos de limpeza pode ser uma boa opção para se ganhar dinheiro, e a aquisição de matérias-primas com custos reduzidos pode aumentar ainda mais o lucro na venda do produto final fabricado.

A elaboração de um domissanitário que atenda bem ao que o cliente deseja, que desempenhe bem a função pelo qual foi criado e que agregue um perfume marcante juntamente com uma boa embalagem pode ser o diferencial para que um produto de limpeza seja aceito pelas donas de casa. Um produto eficaz em uma embalagem bonita e com rotulo apresentável pode ser a diferença ao ser exposto para a venda nas prateleiras dos supermercados e mercearias.

Quatercap CDHT-75 é uma base para a fabricação de amaciantes têxteis, Quatercap CDHT-75 é um quaternário de amônio produzido pela Capuani do Brasil.

Fórmula – receita para fazer 100 quilos de amaciante de roupas concentrado:

Água deionizada 81,55 quilos
Pigmento (solução aquosa a 1%) 200 gramas
Capicide CI-15 (Preservante) 100 gramas
Cloreto de dialquil dimetil amôneo (Quatercap CDHT-75) 16 quilos
Cloreto de Cálcio (solução a 15%) 150 gramas
Essência / Fragrância 2 quilos

Modo de preparar a receita do amaciante de roupas concentrado:

Em um tanque com sistema de agitação e aquecimento adicione 50 quilos de Água deionizada.

Caso não disponha de sistema de aquecimento, a Água deionizada deve ser aquecida em um recipiente apropriado.
Em seguida aqueça a Água deionizada até atingir 50°C. Sob agitação adicione o Pigmento (solução aquosa a 1%), Capicide CI-15 (Preservante), Cloreto de dialquil dimetil amôneo (Quatercap CDHT 75) e mantenha a agitação até homogeneização.
Em seguida adicione sob agitação o restante da Água deionizada (na temperatura ambiente, sem aquecer), mantenha a agitação constante até homogeneização.
Sob agitação adicione o Cloreto de Cálcio (solução a 15%). Ao adicionar o Cloreto de Cálcio (solução a 15%), o produto sofre redução de viscosidade.
Quando a temperatura estiver abaixo de 45°C adicione sob agitação a Essência / Fragrância e agite até completa homogeneização.

Diluição do produto: 1 x 4.

O Capicide CI-15 (mistura de isotiazolinonas) pode ser substituído pelo Capicide CI-80 (mistura de isotiazolinonas + bronopol) na mesma proporção.

Obs: O Quatercap CDHT 75, Capicide CI-15  (mistura de isotiazolinonas) e a Essência / Fragrância são produzidos pela Capuani do Brasil.

6 pensamentos sobre “Como fazer amaciante concentrado”

    1. Desculpe Miranda, não disponho de fórmula para base de amaciante.Mas no blog tem uma fórmula de amaciante com Álcool cetoestearílico e quaternário de amônio no lugar da base de amaciante.Um abraço!

    1. Sim, você pode fazer com água potável.No entanto, a água deionizada deixa o produto mais bem elaborado, pois esse tipo de água não contem sais em sua composição.Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.