Tensoativos – Estabilizadores de espuma – Amida 90

Estabilizadores de espuma – Amida 90 e Amida 80

As alcanolamidas de ácidos graxos ocupam uma posição de destaque dentro do grupo de estabilizadores de espuma. Elas não só intensificam a formação de espuma, como também a estabilizam na presença de substâncias graxas, aumentam a viscosidade do meio, solubilizam essências, reduzem a carga estática do cabelo e conferem um toque suave à pele.
Monoetanolamidas de ácidos graxos
As monoetanolamidas de ácidos graxos são produtos sólidos. Devido à sua baixa solubilidade são recomendadas para formulações de xampus opacos.
Esses compostos apresentam excelentes propriedades estabilizantes, ótimo poder espessante e conferem, ainda, um leve efeito perolado ao produto.
Dietanolamidas de ácidos graxos – Amida 90 e Amida 80
As dietanolamidas de ácidos graxos são obtidas a partir do éster metílico dos ácidos graxos ou diretamente do óleo de coco. Os produtos resultantes do ultimo processo contem glicerina livre, razão pela qual apresentam um poder de espessamento inferior.
As dietanolamidas de ácidos graxos de coco conferem um agradável toque ao cabelo. Devido à sua afinidade com o fio capilar, elas são também utilizadas como agentes sobreengordurantes.

As dietanolamidas de ácidos graxos de coco  – Amida 90 e 80 são comumente empregadas em concentrações de 1 a 4% em formulações de xampus.
Em resumo, pode-se afirmar que as alcanolamidas de ácidos graxos, quando usadas em formulações cosméticas. proporcionam as seguintes vantagens e características:

  • Aumentam a viscosidade do shampoo
  • Melhoram o poder espumante
  • Conferem à espuma uma consistência fina e cremosa
  • Aumentam a estabilidade da espuma
  • Aumentam a capacidade de solubilizar gorduras
  • Diminuem a carga estática do cabelo (facilitando o pentear dos cabelos)
  • Contém propriedades condicionadoras de cabelos
  • Possuem efeito sobreengordurante

Exemplo de dietanolamida de ácido graxo de coco:

Comperlan KD – Amida 90 / Dietanolamida de ácido graxo de coco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.