Receita de limpa baú concentrado

Como fazer limpa baú concentrado
Produto de limpeza de uso automotivo, também conhecido como Ativado, Intercap, LM e Metasil é um detergente desincrustante ácido utilizado principalmente na limpeza de carrocerias e baús de caminhões feitos em alumínio.
Sendo usado em lavadores de postos de gasolina, indústrias, empresas transportadoras, empresas de ônibus, lava jatos é utilizado também na limpeza e remoção de sujeiras de terra de chassis, motores, carrocerias fabricadas em madeira ou alumínio.

Também pode ser utilizado na limpeza de peças em alumínio, artefatos de concreto, retirar graxas e óleos de peças de veículos, limpeza de sujeiras causadas por óleo e gordura, limpeza de pisos de oficinas mecânicas e pátios de manobras de veículos pesados, limpeza de chassis, motores de veículos, etc.

Não confundir esse produto com os alcalinos, os alcalinos servem para outras aplicações. Trata-se de um produto ácido que deve ter cuidado na preparação e manuseio, a embalagem contendo o produto deve ficar bem guardada e longe de crianças. Pode causar queimaduras graves em contato com a pele.

Juntamente com shampoo para carro, pneu pretinho, ceras liquidas polidoras, Solupan, desengraxante para mecânicos e cheirinho para carro, este produto faz parte da lista principal de saneantes automotivos. Os saneantes automotivos podem ser uma boa opção para quem quer ganhar dinheiro com a venda ou fabricação dos produtos, tendo em vista que houve aumento na demanda pelos consumidores. Portanto, esse segmento da industria pode gerar uma boa renda, tendo em vista que são utilizados em postos de gasolina, oficinas mecânicas, lava jatos e alguns itens estão disponíveis para a venda em hipermercados, supermercados, lojas especializadas, lojas virtuais e até mesmo em lojas de 1,99.

O limpa baú é utilizado para promover a limpeza de baú em alumínio de caminhões, pode ser usado para a limpeza de paredes de concreto, pedras e artefatos em alumínio.

Veja abaixo como fazer limpa baú concentrado, produto de limpeza de uso automotivo similar ao Ativado, Intercap, LM e Metasil
Fórmula – receita para fazer 10 quilos de limpa baú concentrado:

Água potável 7600 gramas
Ácido sulfônico 1000 gramas (1 kg)
Ácido fluorídrico 1000 gramas (1 kg)
Ácido muriático (Ácido clorídrico) 300 gramas
Propilenoglicol 100 gramas

Como fazer a receita do limpa baú concentrado:
Em um recipiente (se for em grande quantidade utilize um tanque agitador) adicione a Água potável.
Sob agitação constante adicione o Ácido sulfônico, agite até homogeneização completa.
Adicione sob agitação o Ácido fluorídrico, com muito cuidado, o Ácido fluorídrico é um produto corrosivo e perigoso.
Adicione sob agitação o Ácido muriático (Ácido clorídrico), com cuidado por ser um produto corrosivo e perigoso.
Sob agitação adicione o Propilenoglicol, agite bem para completa homogeneização do limpa baú concentrado.

Na preparação e manuseio do limpa baú (também conhecido como Ativado, Intercap, LM e Metasil) concentrado utilize sempre EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), como mascaras, óculos de proteção, luvas, botas, etc. O limpa baú concentrado é um produto ácido e pode causar queimaduras nas partes atingidas (pele, olhos, etc.).

16 comments on “Receita de limpa baú concentrado

    1. José Marcos Autor do post

      Olá visitante!Para esse produto não disponho de informações sobre a diluição, será necessário fazer testes para encontrar a melhor proporção para diluir.No blog tem outras fórmulas com a indicação de diluição para uso:Limpa alumínio – diluição 1:5 a 1:10LM concentrado – Limpa bau para ser diluído entre 10 a 20 litros de água para cada litro de produto.Obrigado pela visita!

      Resposta
  1. Anônimo

    JOSÉ MARCOS, QUERO SABER SE VC ENVIA OS PRODUTOS DE FAZER O LIMPA BAU PARA O ENDEREÇO DA PESSOA?

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá Fátima!Eu não comercializo produtos químicos, mas a Casa do saboeiro tem um kit para preparar esse produto.A loja envia para todo o Brasil.Kit para fazer limpa baúObrigado pela visita!

      Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá Leonardo!Parece que o fluosul é uma mistura de ácido fluorídrico e ácido sulfúrico, na formulação do limpa baú não vai o ácido sulfúrico, portanto não utilize esse produto.Para um melhor espessamento (engrossar) do produto não disponho de informação.Quanto a cor do produto, com o corante amarelo Metanil, geralmente o produto fica na cor roxa.Com o vermelho Basonil pode ficar na cor lilás.Para a cor vermelha, não disponho de informação sobre o corante utilizado, devido a reação dos corantes com os componentes da fórmula.Obrigado pela visita!

      Resposta
  2. leonardo almeida

    ola amigo, eu fiz com o fluosul, ficou forte! só q não deu aquela consistência q eu vejo nos outros limpa bau, ficou fino, eu fiz aquela formula de 1/50. ai fiz uma diluição de 1/20 e achei fino, sera se foi pouco corante?, será se é por causa da falta do fluorídrico? coloquei o fluosul no lugar do fluorídrico!o q eu preciso para comprar o fluoridrico, por onde começar?

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá Leonardo Almeida!O fluosul parece que possui Ácido sulfúrico, esse tipo de ácido não é utilizado no limpa baú.O corante não altera a consistência, apenas vai colorir o produto.As empresas abaixo vendem o produto:www.casadaquimicadf.com.brwww.gotaquimica.com.brA loja abaixo também vende o Ácido fluorídrico:www.jacyfragrancias.com.brVerifique na sua região se há algum fornecedor.Um abraço!

      Resposta
  3. Roberto Alves

    muito bom, agora tem nome que eu naõ entendo como por ex.trietanolamina ou isotiazolinonas, porque preciso compra mais não sei o nome sem ser cientifico.

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      RobertoA trietanolamina é comercializada com esse nome mesmo, procure em revendedores de produtos químicos.Na Casa do saboeiro tem um substituto para a Trietanolamina, chama-se Agente alcalinizante.A isotiazolinonas é a mistura de isotiazolinonas, é um conservante para produtos de limpeza, existem vários nomes comerciais, um deles é o Arc Iso S.Caso você não encontre na sua região, peça ao seu fornecedor um conservante para produtos de limpeza e a concentração de uso nos produtos.

      Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      RobertoEu não revendo produtos químicos.A casa do saboeiro vende produtos químicos, o próprio sistema da loja permite calcular o valor do frete pelo CEP do local da entrega dos produtos. casadosaboeiro.com.brObrigado pela visita!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.