Excipientes dermatológicos – Creme Croda

Receita – fazer Creme Croda
Creme Croda é um creme base hidrófilo, umectante, emoliente e hidratante.
No creme base Creme Croda pode ser incorporado certos medicamentos e é utilizado também para veicular substâncias nutritivas e cosmiátricas.
Fórmula para 100 ml de Creme Croda:

Crodabase CR2 (Cetearyl Alcohol & Ceteareth 20 & Mineral Oil & Lanolin Alcohol & Petrolatum) 22 gramas
Crodalan LA (Álcool de lanolina acetilado) 4 gramas
Metilparabeno (Nipagin) 150 mg
Propilparabeno (Nipazol) 50 mg
Propilenoglicol 3 gramas
Água deionizada qsp até completar 100 ml

Modo de preparo do Creme Croda:
Em um recipiente adequado aqueça o Crodabase CR2 (Cetearyl Alcohol & Ceteareth 20 & Mineral Oil & Lanolin Alcohol & Petrolatum), Crodalan LA (Álcool de lanolina acetilado), Metilparabeno (Nipagin), Propilparabeno (Nipazol) até 80°C.
Em outro recipiente adequado aqueça o Propilenoglicol e a Água deionizada até 80°C. Em seguida adicione esta mistura  sobre a mistura anterior, sob  agitação.
Manter a agitação constante do Creme Croda até que ele esfrie.

Descrição de matérias-primas:
Crodabase CR2
A base concentrada Crodabase CR2 é utilizada em preparações de cremes e loções nutritivas, ricos em proteínas, e a base de colágeno e elastina.
Crodabase CR2 é uma base autoemulsionante e emoliente para cremes e loções.
Crodabase CR2 é utilizada na preparação de produtos para o cuidado da pele, cabelos, produtos Infantis e produtos farmacêuticos.
Crodalan LA
Crodalan LA – (Álcool de lanolina acetilado)
Crodalan LA – (Cetyl Acetate,Acetylated Lanolin Alcohol)
é utilizado na preparação de unguentos, emulsões farmacêuticas e de uso tópico (Maquiagens, Filtros solares, Óleos para bebes, produtos para a Pele e Cabelos).
Metilparabeno (Nipagin)
Conservante
Propilparabeno (Nipazol)
Conservante
Propilenoglicol
O Propilenoglicol é um agente umectante, solvente hidrossolúvel.
O Propilenoglicol é utilizado nas Indústrias de cosméticos, essências e produtos farmacêuticos.
O Propilenoglicol é utilizado como hidratante em medicamentos e cosméticos.

 

10 pensamentos sobre “Excipientes dermatológicos – Creme Croda”

  1. Bom diaPosso utilizar a base croda na confecção de um creme hidratante e emoliente para os pés com própolis? Em que concentração add o própolis ?

    1. Sim, a Crodabase CR2 já possui propriedades umectante, emoliente e hidratante. Mas pode adicionar outros componentes.O Extrato Glicólico de Própolis tem ação cicatrizante, antiinflamatória, bactericida, protetora eregeneradora de tecidos. O Extrato Glicólico de Própolis é somente para uso externo, em concentrações de até 10%.

  2. Muito legal esse trabalho Marcos! Sempre tive curiosidade para saber os detalhes dessa base croda.Agora tenho que substituir os não vegetais por vegetais!! Obrigada e parabéns!!

    1. Sim pode se substituir os conservantes a base de parabenos por outros, como o Phenogard MP por exemplo.No entanto, dependendo do uso ao qual se destina o creme croda, o conservante deve ser apropriado.

  3. Gostaria de um creme consistente, de efeito lubrificante e com bom brilho. Como conseguir um creme mais oleoso sem perder a densidade? Óleos ou manteigas? Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.