Como fazer gel de pinho

Receita de gel de pinho
Este é um produto de limpeza para ser utilizado na higienização de superfícies onde se requer ação de limpeza e aromatizante, permitindo que as superfícies como pisos, azulejos, vasos sanitários possam ficar limpos e perfumados. A formula do produto permite a fabricação de um produto com ótima ação de limpeza e formação de espuma. Esta formulação de geleia de pinho não possui ação desinfetante, não contém agente bactericida, portanto apenas limpa e perfuma os ambientes.
O Ácido sulfônico presente na receita é um dos agentes de limpeza mais utilizados em todo o mundo na fabricação de produtos de limpeza, o Ácido sulfônico possui ótimo poder de remoção de sujidades, detergência e formação de espuma. A Amida 60 age como doadora de viscosidade, facilitando o espessamento do produto, outra função é na estabilização da espuma, permitindo que a espuma demore mais tempo para se desfazer. A Amida 60 também age como agente de limpeza aumentando a detergência do produto.
Aqui no Fórmulas Grátis você encontra outras formulas para limpeza e aromatização de ambientes, inclusive com efeito desinfetante, para encontrar outras formulações utilize a busca do site. Produtos de limpeza para a higienização de superfícies tem boa saída e quase todas as donas de casa utilizam, o que permite a obtenção de renda na produção dos produtos

Fórmula para 10 quilos de gel de pinho

Ácido sulfônico 600 gramas
Hidroxido de sódio (Soda liquida a 50%) 150 gramas
Amidas 60 (Dietanolamida de ácido graxo de coco) 150 gramas
Cloreto de sódio 30 gramas
Corante q.s
Arc Iso S (Conservante) 20 gramas
Essência de pinho 20 gramas
Água potável 9030 gramas

Modo de preparo do gel de pinho:
Adicione a água potável em um recipiente, sob agitação adicione o Acido sulfônico e agite para homogeneizar.
Adicione a seguir a Soda liquida e depois a Amida 60, sob agitação.
Verifique o pH do produto, o pH deve ficar entre 7,0 a 7,5, acerte o pH caso seja necessário, adicionando aos poucos Ácido sulfônico para abaixar ou Soda liquida para aumentar o pH.
Adicione sob agitação o Corante, a Essência de pinho, o Conservante e agite para homogeneizar.

Acerte a viscosidade (grossura) com o Cloreto de sódio diluído em um pouco de Água potável, adicionando aos poucos sob agitação.
Agite bem para completa homogeneização do gel de pinho.
Caso seja necessário, adicione mais um pouco de Cloreto de sódio para o acerto de viscosidade.
Para evitar que se forme precipitado branco no fundo das embalagens do produto em dias frios, adicione 20 gramas de Trietanolamina logo depois da Amida 60.

57 pensamentos sobre “Como fazer gel de pinho”

  1. Olá visitante do Fórmulas Grátis!Para que o Gel de pinho produza mais espuma, aumente a quantidade de Ácido sulfônico.Caso aumente a quantidade de Ácido sulfônico, pode ser que também tenha que aumentar a quantidade de Hidroxido de sódio (Soda liquida a 50%) para o acerto de pH.Um abraço!

  2. Olá viniciusdias21!Para deixar o gel de pinho mais viscoso você pode aumentar a quantidade de cloreto de sódio.Mas adicione o cloreto de sódio com cuidado para não ralear o produto.Um abraço e obrigado pela visita!

  3. Olá Bom dia! será que eu poderia usar outro tipo de conservante? formaldeído? ou bactericida 50%?Obrigada

  4. Olá Everton luiz Maciel!Para espessar o gel de pinho adicione Cloreto de sódio (sal de cozinha) diluído em água.Muito sal pode ralear o produto (fica opaco), se for esse o caso adicione mais um pouco de Ácido sulfônico até ele ficar transparente novamente.Depois comece a espessar o produto novamente, adicionando Cloreto de sódio aos poucos sob agitação.Um abraço e obrigado pela visita!

  5. Socorro!!! Como faço para reverter a fórmula do gel pinho? Meu produto ficou tipo "leite talhado" e formou um precipitado branco no fundo dos frascos. Quando agito o produto ele volta ao normal, um dia depois começa a formar o mesmo precipitado.

  6. Olá Jose Luiz!Segue abaixo os links das fórmulas de sabão:Como fazer sabão de coco em barraComo fazer sabão em barra – sabão comumComo fazer sabão glicerinadoComo fazer sabão com óleo usadoUm abraço!

  7. ola josé marcos poderia me informar onde posso comprar esse igredientes?me explique modo de agitação seria uma batedeira tipo gigante?

    1. Olá Simone!Os componentes para o gel de pinho você encontra na Casa do saboeiro, menos o conservante:www.casadosaboeiro.com.brVocê pode encontrar todos os produtos químicos em revendedores de produtos químicos na sua cidade ou região.Um abraço!

  8. Bom dia Jose Marcos Qual a a melhor maneira de fazer este pinho gel e qual a diferença entre esta formula e a outra que utiliza Hidroxietilcelulose (Cellosize QP 100.000) ou a quaidade do produto e a mesma grato

    1. Olá Fabio de Oxosse!Essa fórmula de gel de pinho é parecida com a fórmula de um detergente, ele fica viscoso devido ao cloreto de sódio que deixa o produto grosso. O ácido sulfônico auxilia no poder de limpeza.Esse produto apenas limpa,mas não desinfeta, pois não possui agente bactericida.Já a fórmula de gel de pinho com Hidroxietilcelulose possui um agente gelificante e espessante, a Hidroxietilcelulose.É um produto mais elaborado que não necessita de cloreto de sódio, além disso o produto contém um agente bactericida que mata os germes, o Cloreto de benzalcônio.Fórmula para fazer gel de pinho:Renex 95 4 kgEssência de pinho 1 kgCloreto de benzalcônio a 50% 3 kgHidroxietilcelulose (Cellosize QP 100.000) 800 gramasÁgua potável 91,2 kgCorante Até obter cor desejadaUm abraço!

  9. boa noite jose fiz o gel de pinho passo a passo como explicado nesta paginao produto estava homogeneizado mas quando coloquei o cloreto de sódio o produto ficou ralo como desinfetante comum coloquei apenas 20 gramasparei de por porque estava ficando mais ralo do que sem o cloreto

    1. Olá Fabio!Verifique se o pH esta dentro da faixa pedida na formulação.Para o produto voltar ao normal, adicione um pouco de Ácido sulfônico.Lauril éter sulfato de sódio também pode ser adicionado para o produto voltar ao normal.Depois volte a adicionar o Cloreto de sódio diluído em água, bem devagar.O produto pode suportar menos sal do que o indicado, dependendo do lote da matéria-prima ou do fabricante.No blog tem uma formulação de gel sem a adição do sal, o que evita que o produto fique ralo.Na fórmula do gel tem o Hidroxietilcelulose, um produto que deixa o produto viscoso sem a necessidade de sal.https://www.formulasgratis.com/2009/05/receita-de-gel-desinfetante.htmlUm abraço!

  10. Boa tarde Josetentei fazer o gle de pinhosegui passo a passo como voce indica coloquei os produtos indicados ate então ficou bem omogenio mas na hora de colocar o sal de cosinha fiz para 10L então seria 30gr ai o produto ficou liquido de mais perdeu a homogenização onde posso estar errandograto

    1. Olá Fabio!Não, a com Hidroxietilcelulose tem efeito bactericida e seu poder de limpeza é menor.No entanto, dá para fazer essa formulação adicionando o Hidroxietilcelulose no lugar do sal.Para isso é necessário fazer o gel na água antes de adicionar os outros componentes.Um abraço!

    1. Olá Paulo Tarso!O gel de pinho é feito à frio, sem a necessidade de aquecimento.Não utilize o tanquinho para fazer o produto, pois pode ficar aerado (com muita espuma).Você pode utilizar um balde de plástico e uma pá de plastico para a agitação.Um abraço!

  11. rapaz parabens pela sua humildade em disponibilizar as informasções pois varios profissionais so querem reter ao inves de passalas,obrigado

  12. williamdesouza2@hotmail.com – José Marcos, faço um sabão em gel onde utilizo o sulfonico o espessante a soda liquida e uma base gel que compro de um fornecedor, que por sinal é muito cara. fica tão boa quanto a de pinho. O que voe acha que ele coloca nesta base ? ela é leitosa e já vem com fragrancia. obrigado .

    1. Olá Axaiel Morro Agudo!É difícil saber a composição dessa base gel, pois existem vários componentes utilizados na formação de géis (CMC, Carbopol, Hidroxietilcelulose, etc.).Mas você pode espessar o gel de pinho na formulação acima com o Hidroxietilcelulose.Você pode fazer um gel de Hidroxietilcelulose e depois adicionar os outros componentes no produto.Mas procure fazer testes antes para verificar a quantidade de Hidroxietilcelulose que será necessária para o espessamento.Um abraço!

  13. ola marcos da para acrescentar o carbopol para espessar esta receita no mugar do do sodioqual seria a qtd garto

    1. Olá Anonimo!Sim, pode usar, mas é necessário testes para saber as quantidades.O Carbopol 940 é estável em pH 5 a 7, deve se tomar cuidado no acerto do pH.Um abraço!

  14. Olá, gostaria de saber a fórmula da base do pinho gel para ser diluido depois, e como uso esse pinho gel com hidroxietilcelulose, puro ou diluido?

    1. Olá Anônimo!Não disponho de formulação para a base para pinho gel.No caso da fórmula abaixo, se você for utilizar para fazer a desinfecção do ambiente (pisos, vasos sanitários, etc.), utilize ele puro.Se for utilizar para limpeza pode ser diluído em água.Fórmula de pinho gel com hidroxietilceluloseUm abraço!

  15. OLA JOSE MARCOS, NO DESINFETANTE TORNAMOA A ESSENCIA HIDROSSOLUIVEL COM RENEX, NO CASO DO PINHO GEL COLOCAMOS A ESSENCIA PURA DE PINHO SEM O RENEX????

    1. Se for em relação a fórmula de gel de pinho acima, não é necessário o Renex.O Ácido sulfônico e a Amida presente na formulação solubiliza a essência no produto.Um abraço e obrigado pelo comentário!

  16. Ola amigo, já consegui virar gel da seguinte fórmula? sulfônico 96 % + soda liquida (ph) + óleo de pinho 75 % + corante. As vezes fazer hiper grosso e as vezes nao. O que devo fazer pra engrossar sempre o produto?

    1. Olá visitante do blog!A fórmula de gel de pinho nesta postagem é espessada com cloreto de sódio.O cloreto de sódio deve ser adicionado com cuidado, pois muito sal raleia o produto em vez de espessar.Existe aqui no blog uma formula de gel com o espessante Hidroxietilcelulose que não vai sal para espessar.Veja a fórmula no link abaixo:Fórmula de gel desinfetanteObrigado pela visita!

  17. Olá Me chamo Mauricio, fiz categoricamente como mostra em seu ensinamento e pergunto-lhe: Preciso deixar o produto descansar pra virar gel ou vira na hora? O meu ph está certo, o produto me parece espesso, mas não virou gel ainda. Deixo descansar ou o que devo fazer. Obrigado.

    1. Olá Mauricio!O produto pode ficar em repouso caso tenha muita formação de espuma.Ele vai ficar espesso na hora, mas a consistência não deve ficar muito grossa, pois muito sal também raleia o produto.Veja abaixo um link com uma fórmula com espessante no lugar do cloreto de sódio:Fórmula de gel desinfetante com espessanteProduto com espessante é mais fácil de engrossar.Um abraço!

  18. ola amigo eu fiz meu gel de pinho mais n ficou contrado totalmente ele fico viscoso como fasso pra deixa ele mais contrado ainda abraços

    1. Para que ele fique mais viscoso é necessário adicionar mais sal (cloreto de sódio), mas tenha cuidado pois muito sal também raleia o produto.Verifique a fórmula de gel desinfetante que deixei no link do comentário anterior, nessa fórmula é utilizado um espessante, e caso queira que fique mais grosso é só aumentar a quantidade do espessante (Hidroxietilcelulose).Obrigado pela visita!

  19. Boa noite José Marcosvocê disse que a formula de gel de pinho é parecida com a formula do detergente ,então posso usar o detergente já pronto e acrescentar só a essência de pinho ,ou não dá certo ,obg

  20. ola boa tarde como faço para fazer cloro gel na região que eu moro esse produto vende muito bem, as formulas que eu tentei ficou muito caro para revender.

  21. ola bom dia gostaria de saber se pode-se misturar o gel pinho e o hipoclorito no processo de limpeza hospitalar???

    1. Para a limpeza hospitalar é bom seguir os procedimentos padrões para a área hospitalar.O gel de pinho é utilizado mais na limpeza de superfícies, como pisos, azulejos, etc. A formula acima não possui ação desinfetante e como contém tensoativos, as superfícies precisam ser enxaguadas depois da aplicação.As soluções de hipoclorito de sódio são utilizadas para a desinfecção de superfícies fixas e artigos não críticos, sendo necessário um tempo de contato de pelo menos 10 minutos.Por serem de aplicações distintas, não recomendo a mistura dos dois produtos.

  22. Boa tarde. Gostaria de fazer uma forma o sabão em gel de pinho para vender, pois estou desempregado e sem renda. Gostaria de uma fórmula mais econômica porém eficaz. Vi que teve um rapaz que fez apenas com ácido sulfonico e com soda líquida e essencia de pinho. Essa receita tbm da certo ? E se der, quais são as quantidades que posso estar utilizando ? Obrigado desde já.

    1. Você pode fazer somente com o Ácido sulfônico, soda liquida para o acerto do pH, essência e sal para engrossar.Mas as quantidades de Ácido sulfônico vai aumentar sem a adição da Amida 60.O ácido sulfônico suporta a adição de sal para o espessamento até uma determinada quantidade, segundo a porcentagem de ácido sulfônico adicionado para fazer o gel de pinho.Depois da quantidade limite, o sal começa a fazer efeito contrario, vai ralear e turvar o gel em vez de engrossar.

    1. JonatanAs formulas que disponho são a descrita acima e uma de geleia de pinho com hidroxietilcelulose. Como o hidroxietilcelulose é um componente de valor alto, pode ficar mais caro do que a formula aqui publicada.

  23. Olá amigo, Eu tenho uma fábrica de essencias, e gostaria de saber se posso fazer gel com qual quer outra essência sem ser o pinho? E se uso a essência coração 1 x 1000?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.