Assine nossa Newsletter para receber novos artigos!

Como fazer shampoo condicionador sem sal

Receita de shampoo condicionador sem sal

O Carbopol Ultrez  engrossa (espessa/viscosidade) e estabiliza o shampoo condicionador 2 em 1 sem sal, evitando assim a adição de sal (Cloreto de sódio) para o acerto da viscosidade, obtendo menor ressecamento dos cabelos no uso do shampoo. Xampu para cabelos com propriedades condicionantes sem a adição de sal, com agentes de detergência e formadores de espuma.
Esta formulação possui ainda componentes umectantes, o que proporciona suavidade ao produto. Glucquat 125 Humectant é um agente umectante substantivo excepcional e um componente condicionante. É utilizado em fórmulas para cuidados com o cabelo e com a pele, como loções, xampus e condicionadores, sabões, produtos cosméticos infantis e limpadores faciais.Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride possui caráter catiônico sendo substantivo para uso nos cabelos, facilita o penteado em cabelos molhados e secos. É compatível com tensoativos aniônicos e torna este componente um polímero catiônico de uso universal na fabricação de shampoos e outras fórmulas pós tratamento para cabelo, possui alta eficiência de condicionamento.
O shampoo sem sal possui propriedades condicionantes, facilitando o pentear dos cabelos, tanto secos como úmidos.
Fórmula para 10 quilos do produto:
Água deionizada 5120 gramas
Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer
(Carbopol Ultrez 20 Polymer)
50 gramas
Lauril sulfato de amônio (a 30%) 3400 gramas
Lauril éter sulfato de amônio (a 28%) 925 gramas
Monoetanolamida de ácido graxo de coco (Cocamide MEA) 200 gramas
Dimethicone (Dow Corning 200 Fluid) 100 gramas
Lauryl Methyl Gluceth-10 Hydroxypropyldimonium Chloride (Glucquat 125 Humectant) 50 gramas
Hidróxido de sódio (a 18%) 65 gramas
Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride 20 gramas
EDTA Dissódico 10 gramas
DMDM Hydantoin (and) Iodopropynyl Butylcarbonate (Glydant Plus Liquid) 40 gramas
Essência 20 gramas

Modo de preparo do produto:

Em um recipiente adicione 3620 gramas de Água deionizada e aqueça até 45 – 50°C, polvilhe o Carbopol Ultrez 20 Polymer na superfície da Água deionizada aquecida.
Quando o Carbopol Ultrez 20 Polymer estiver completamente molhado, aumente a temperatura para 70ºC, agitando moderadamente, mantenha a agitação até que a mistura fique uniforme.
Em seguida adicione sob agitação o Lauril sulfato de amônio, Lauril éter sulfato de amônio, * Monoetanolamida de ácido graxo de coco, Dimethicone e o Lauryl Methyl Gluceth-10 Hydroxypropyldimonium Chloride (Glucquat 125 Humectant). Agite para completa homogeneização.
* A Monoetanolamida de ácido graxo de coco deve ser aquecida / pré-derretida em um recipiente à parte e somente deve ser adicionada com a temperatura da mistura a 70°C.
Em outro recipiente adicione 1500 gramas de Água deionizada e o Hidróxido de sódio (a 18%), agite para misturar e adicione sob agitação o Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, agite para homogeneização e em seguida adicione sob agitação o EDTA Dissódico. O Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride vai engrossar ao adicionar o EDTA, agite até ficar uma mistura homogênea e adicione ao produto sob agitação.
Mantenha a agitação para completa homogeneização.
Em seguida,inicie o resfriamento até atingir a temperatura de 40°C.
Depois que a temperatura chegou nos 40°C, adicione sob agitação o DMDM Hydantoin (and) Iodopropynyl Butylcarbonate (Glydant Plus Liquid) e a Essência, agite para homogeneizar.
Verifique o pH do shampoo, o pH deve ficar entre 5.3 a 5.8.
Mantenha o produto sob agitação lenta por 20 minutos para completa homogeneização.
Sempre faça um teste piloto (uma pequena quantidade para testes) antes de produzir em grande quantidade.Produtos capilares – Uso cosmético

5 Comentários

  • mim ajudou muito obrigado

  • Mim ajudou judiou do portugues ein!? Realmente jose marcos, obrigado por disponibilizar aqui. Ajuda em ter-se ao menos uma pequena noção pra que nao sejamos enganados por fabricas que cobram valores absurdos por estes produtos.

  • cloca se tantas palavras dificeis nos produtos porque não dizer um portugués mais claro para quem não entende ezemplo glydante gluquat guar

    • kk, os produtos químicos tem nomes difíceis. São especialidades químicas.Mas aqui tem formulações com nomes mais fáceis, é que esse é um produto mais avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.