Como fazer shampoo condicionador sem sal

Receita de shampoo condicionador sem sal

O Carbopol Ultrez  engrossa (espessa/viscosidade) e estabiliza o shampoo condicionador 2 em 1 sem sal, evitando assim a adição de sal (Cloreto de sódio) para o acerto da viscosidade, obtendo menor ressecamento dos cabelos no uso do shampoo. Xampu para cabelos com propriedades condicionantes sem a adição de sal, com agentes de detergência e formadores de espuma.
Esta formulação possui ainda componentes umectantes, o que proporciona suavidade ao produto. Glucquat 125 Humectant é um agente umectante substantivo excepcional e um componente condicionante. É utilizado em fórmulas para cuidados com o cabelo e com a pele, como loções, xampus e condicionadores, sabões, produtos cosméticos infantis e limpadores faciais.Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride possui caráter catiônico sendo substantivo para uso nos cabelos, facilita o penteado em cabelos molhados e secos. É compatível com tensoativos aniônicos e torna este componente um polímero catiônico de uso universal na fabricação de shampoos e outras fórmulas pós tratamento para cabelo, possui alta eficiência de condicionamento.

O shampoo sem sal possui propriedades condicionantes, facilitando o pentear dos cabelos, tanto secos como úmidos.
Fórmula para 10 quilos do produto:
Água deionizada 5120 gramas
Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer
(Carbopol Ultrez 20 Polymer)
50 gramas
Lauril sulfato de amônio (a 30%) 3400 gramas
Lauril éter sulfato de amônio (a 28%) 925 gramas
Monoetanolamida de ácido graxo de coco (Cocamide MEA) 200 gramas
Dimethicone (Dow Corning 200 Fluid) 100 gramas
Lauryl Methyl Gluceth-10 Hydroxypropyldimonium Chloride (Glucquat 125 Humectant) 50 gramas
Hidróxido de sódio (a 18%) 65 gramas
Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride 20 gramas
EDTA Dissódico 10 gramas
DMDM Hydantoin (and) Iodopropynyl Butylcarbonate (Glydant Plus Liquid) 40 gramas
Essência 20 gramas

Modo de preparo do produto:

Em um recipiente adicione 3620 gramas de Água deionizada e aqueça até 45 – 50°C, polvilhe o Carbopol Ultrez 20 Polymer na superfície da Água deionizada aquecida.
Quando o Carbopol Ultrez 20 Polymer estiver completamente molhado, aumente a temperatura para 70ºC, agitando moderadamente, mantenha a agitação até que a mistura fique uniforme.
Em seguida adicione sob agitação o Lauril sulfato de amônio, Lauril éter sulfato de amônio, * Monoetanolamida de ácido graxo de coco, Dimethicone e o Lauryl Methyl Gluceth-10 Hydroxypropyldimonium Chloride (Glucquat 125 Humectant). Agite para completa homogeneização.
* A Monoetanolamida de ácido graxo de coco deve ser aquecida / pré-derretida em um recipiente à parte e somente deve ser adicionada com a temperatura da mistura a 70°C.
Em outro recipiente adicione 1500 gramas de Água deionizada e o Hidróxido de sódio (a 18%), agite para misturar e adicione sob agitação o Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, agite para homogeneização e em seguida adicione sob agitação o EDTA Dissódico. O Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride vai engrossar ao adicionar o EDTA, agite até ficar uma mistura homogênea e adicione ao produto sob agitação.
Mantenha a agitação para completa homogeneização.
Em seguida,inicie o resfriamento até atingir a temperatura de 40°C.
Depois que a temperatura chegou nos 40°C, adicione sob agitação o DMDM Hydantoin (and) Iodopropynyl Butylcarbonate (Glydant Plus Liquid) e a Essência, agite para homogeneizar.
Verifique o pH do shampoo, o pH deve ficar entre 5.3 a 5.8.
Mantenha o produto sob agitação lenta por 20 minutos para completa homogeneização.
Sempre faça um teste piloto (uma pequena quantidade para testes) antes de produzir em grande quantidade.Produtos capilares – Uso cosmético

5 pensamentos sobre “Como fazer shampoo condicionador sem sal”

  1. Mim ajudou judiou do portugues ein!? Realmente jose marcos, obrigado por disponibilizar aqui. Ajuda em ter-se ao menos uma pequena noção pra que nao sejamos enganados por fabricas que cobram valores absurdos por estes produtos.

    1. kk, os produtos químicos tem nomes difíceis. São especialidades químicas.Mas aqui tem formulações com nomes mais fáceis, é que esse é um produto mais avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.