Como fazer Gel Cola

      51 comentários em Como fazer Gel Cola

Receita de gel cola – Gel fixador para cabelos
Formulação orientativa para cabelos.
Fórmula para fazer 10 quilos de gel cola:

Carbômero (Acrypol 996) 200 gramas
Copolímero Acrilato (Acryset P-30) 30 gramas
EDTA Dissódico 10 gramas
Trietanolamina q.s (pH 6,5 a 7,0)
Methylchloroisothiazolinone (and) Methylisothiazolinone (Microcare CM) 5 gramas
Glicerina 50 gramas
Monolaurato de Sorbitan Etoxilado 20 EO (Polisorbato 20) 40 gramas
Essência (de uso cosmético) 10 gramas
Corante q.s
Água deionizada 9655 gramas

Modo de preparo do gel cola:

Em um recipiente adequado adicione 9100 gramas de Água deionizada, adicionar o Carbômero aos poucos e sob agitação.
Adicione a seguir o EDTA Dissódico sob agitação, mantenha a agitação até a incorporação do Carbômero na Água (até que não contenha grumos) ou deixe em repouso por 24 horas.
Adicione a seguir o Copolímero Acrilato sob agitação, mantenha  a agitação até total incorporação do Copolímero Acrilato.
Adicione a seguir sob agitação a Trietanolamina, adicionando aos poucos até obter pH entre 6,5 e 7,0.
Em outro recipiente adicione 555 gramas de Água deionizada,  Microcare CM e a Glicerina, agite bem para homogeneizar. Adicione esta mistura na mistura anterior sob agitação.
Em outro recipiente misture o Polisorbato e a Essência, agite bem para homogeneizar e adicione na mistura anterior sob agitação.
Adicione a seguir o corante (previamente diluído em Água deionizada) e agite bem para completa homogeneização do gel cola.
Obs. Antes de produzir uma grande quantidade, fazer um teste piloto do produto (cerca de 500 gramas) para verificar a qualidade do Gel.

Compre Amida 90 e Amida 60 na Casa do Saboeiro.

51 comments on “Como fazer Gel Cola

  1. Anônimo

    Ba tarde …meu gel cola esta ficando muito turvo (branco forte)ja muda de cor logo no inicio da mistura da agua e com carbopol, ja troquei de fornecedor mas o problema ainda continua….Aguem pode me ajudar por favor…desde ja agradeço..

    Resposta
  2. José Marcos

    Olá Anônimo!Se você já preparou o Gel cola e deu certo, e agora o Gel cola esta ficando opaco, pode ser algum problema com os componentes.Procure verificar os componentes e fazer o mesmo processo que seguiu na primeira vez.Não deixe resíduos de sabão ou detergente nos utensílios, pois pode interferir no produto.Adicione o Acrypol 996 na água sob agitação e deixe sob agitação até que não tenha mais grumos, depois dê sequencia ao preparo, mas não adicione o EDTA. Veja se ele fica transparente. Se preferir deixe em repouso até que haja a umectação do carbopol.O Carbopol na água fica um pouco turvo (opaco), ele somente fica transparente ao adicionar a Trietanolamina, ou seja, na neutralização e espessamento do gel.Um abraço!

    Resposta
    1. Anônimo

      como ki eu faso para saber a quantodade de Trietanolamina e onde eu encontro esses produtos

      Resposta
    2. José Marcos Autor do post

      Olá visitante do Fórmulas Grátis!Você deve ir adicionando Trietanolamina até o pH do gel ficar em torno de 6,5 a 7,0, portanto adicione um pouco de cada vez, agite e verifique o pH do Gel Cola com o pHmetro ou fita de medir o pH.Onde comprar Produtos para o Gel Cola!.Um abraço e obrigado pela visita!

      Resposta
  3. Anônimo

    Olá Marcio,Gostaria de alguma indicação de uma essência para utilizar no gel. Sei que a essência deve ser hidrossoluvel, porém gostaria de alguma indicação de alguma que é comumente utilizada em gel de cabelo.Obrigada

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá visitante!A essência para o fixador pode ser de Lavanda, herbal, floral, algas, etc.Mas sempre a essência deve ser aquela que mais te agrada, como o gel cola é um produto utilizado principalmente por homens, você também pode utilizar uma essência cosmética contratipo de algum perfume masculino, como o Azzaro, Malbec, etc.Um abraço e obrigado pela visita!

      Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá Raphael Palmares (PalmaresBR)!O fixador do gel cola, Acryset P-30 você encontra no site abaixo:www.volp.com.brUm abraço e obrigado pela visita!

      Resposta
  4. Glauco Guedes

    galera me chamo Glauco e quero fabricar gel cola de qualidade aqui no ES, segue meu email e meu skype, se alguem puder me ajudar nesse inicio eu agradeço, ja trabalho com cosmeticos a 4 anos e fiquei interessado em fabricar somente gel cola para venda propia, glaucojjguedes@hotmail.com skype é Carioca-jj

    Resposta
  5. Anônimo

    Pessoal, boa tarde!Fabrico GEL cola hoje, porém quero deixar ele um pouco mais consistente sem utilização de mais CARBOPOL e PVP-K90, como faço? O que possa acrescentar TRIETA, para deixa-los mais consistente…….Não sei o que errei algum dia, ele acabou ficando como um "chiclete", acabou ficando bom, porém não consegui chegar mais na formula…..Componentes que uso:Caropobol;PVP;Trietalonamina;Propilenoglicol;Extrato Aloevera;Essência;Aguardo ajuda!Grato!!

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá visitante!Cheque as matérias-primas para ver se são as mesmas utilizadas anteriormente.Atenção na hora do acerto de viscosidade, sempre vai verificando o pH.A trietanolamina faz o gel espessar, porem se for adicionado muita trietanolamina o gel começa a perder a viscosidade e ficar turvo em vez de espessar.Um abraço!

      Resposta
  6. Anônimo

    Olá Marcos, oque deixa o gel viscoso, oque posso adicionar para aumentar a viscosidade? quais as análises que precisa ser feita para deixar todo lote igualzinho além do ph é claro

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá!O que faz o gel ficar viscoso na fórmula acima é a Trietanolamina.No entanto, o gel suporta até uma determinada quantidade de Trietanolamina, depois disso ele pode turvar ou ralear, além do pH ficar muito alcalino e fora da faixa indicada na formulação.Para géis muito viscosos, deve se aumentar a quantidade de Carbômero, Com isso há uma redução na quantidade de Trietanolamina utilizada para o acerto de pH e viscosidade.Densidade, viscosidade e pH. Pode ser que a Anvisa solicite outras analises.Um abraço e obrigado pela visita!

      Resposta
  7. Anônimo

    gostaria de saber se no estado da bahia conseguiria encontrar esses produtos para fazer a formula

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá!Eu não conheço revendedor na Bahia, mas pode ser que tenha fornecedores, principalmente na capital do estado.Procure revendedores na lista telefônica, principalmente nas páginas classificadas.Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Resposta
  8. Marcio

    Bom dia !Estou iniciando a fabricacao de gel cola, gostaria de uma ajuda, preciso de uma formula de gel pedra e aco e que o gel nao fique grudado no pote que vire uma massa e que fique solta no pote.Fico no aguardo, obrigado abracos Marcio

    Resposta
  9. Anônimo

    Olá Jose, to fazendo gel cola, porém cheguei no ponto que ele fique transparente , mas o gel ta fraco na consistencia ta sem aquela liga, o que faço para obter a mesma uso carbopol 940 , neutralizante, fixador, essencia, conservante to errando em que / Jose poderia me ajudar.grato rodrigo

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá Rodrigo!Quando é adicionado o neutralizante (geralmente a Trietanolamina) o gel começa a engrossar e ficar transparente.O neutralizante deve ser adicionado até chegar no pH indicado na formulação, se depois de acertar o pH o gel ainda não adquiriu consistência, será necessário adicionar mais Carbopol.Sempre faça um teste piloto (uma pequena quantidade da formulação), com o teste piloto você pode verificar como vai ficar o produto antes de fazer em grande quantidade.Caso já tenha feito uma grande quantidade do produto, e mesmo com o pH corrigido ele não ficou consistente, retire um pouco do produto e faça testes adicionando um pouco mais de Carbopol.O Carbopol deve ser dispersado em um pouco de água e ficar sem grumos antes de ser adicionado para a correção, pois se você adicionar direto no produto, o produto vai ficar cheio de grumos.Um abraço!

      Resposta
  10. Anônimo

    Jose Marcos,posso acrescentar o AMP 95 No lugar do trieta,pq ta dificil de comprar a trietanolamina?è a mesma quantidade ou nao posso?ah e se puder continuo usanso o carpobol e o PVP k 90?

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá!Na casa do saboeiro tem um produto chamado de agente neutralizante que pode ser utilizado em géis.Você pode utilizar o AMP 95, mas deve verificar as quantidades na hora do acerto do pH, pois é diferente da Trietanolamina.Pode continuar com o Carpobol e o PVP k 90.Um abraço!

      Resposta
  11. Anônimo

    Boa tarde fiz o meu gel , eu uso carbopol pvpk, neutralizante propilenoglicol e ak6000, mas não ficou tão firme e nao endureceu tanto o cabelo, e tive dificuldade pra diluir o pvpk….

    Resposta
  12. Anônimo

    Olá José Marcos,O meu gel normal, sem ser o cola, fica bem cristalino no momento da fabricação mas após alguns meses ele vai turvando.O que pode ser?Parabéns pelo site.Obrigado

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá!Verifique se você adicionou conservantes.Muito neutralizante, como a Trietanolamina pode turvar o produto.A Essência deve ser hidrossolúvel, ou utilizar um solubilizante de essências compatível com a formulação.Como o gel é aquoso, se adicionar a Essência normal (oleosa), ela pode turvar o produto.Adicione o PVP (polivinilpirrolidona) depois da neutralização do gel (depois do acerto do pH).Procure fazer alguns testes antes de produzir uma grande quantidade novamente, assim você pode verificar se o problema com o gel foi solucionado.Um abraço!

      Resposta
  13. Anônimo

    Gostaria de saber qual a função do EDTA na formula, fiz um gel cola e a loja reclamou que deu resíduo tipo caspa, será que é falta de EDTA

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá visitante!O EDTA é utilizado como sequestrante/quelante.Esse resíduo que pode ter ficado nos cabelos pode ser proveniente do Carbopol (Carbômero).Procure fazer testes com outros fornecedores, pode ser que a qualidade do Carbopol tenha formado esses resíduos no fios de cabelo.Problemas com formulações sempre acontecem, uma mesma matéria-prima pode apresentar problemas, dependendo do fornecedor.Obrigado pela visita!

      Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá!Para fazer produtos de limpeza e cosméticos é necessário ter uma balança para a pesagem dos componentes.Para a medição de volume é necessário provetas ou Becker.Os produtos químicos você encontra na Volp Química.Obrigado pela visita!

      Resposta
  14. Anônimo

    Quero fazer em casa, onde encontro as formulas quanto tempo pra fazer o procedimento do gel cola como medi as quantidades

    Resposta
  15. Anônimo

    Fiz novamente o gel cola e alguns clientes reclamam daquela caspa, não sei se as pessoas usam muito do gel cola de uma vez, pensei em aumentar o propileno glicol estou usando 0,8%

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      GleisonSim, existe corante preto de uso cosmético, você pode encontrar na loja Peter Paiva.Mas não sei se é uma boa alternativa, visto que o gel cola vai ficar parecido com uma graxa.

      Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      A Glicerina com gel cola, álcool gel e pouca água vai ficar um pretinho para pneu em forma de gel.Pneu pretinho em gel já tem formula publicada aqui para fazer.Quanto ao açúcar, ele pode esbranquiçar o pneu depois que seca.

      Resposta
  16. Unknown

    fiz um piloto com os itens da sua formula porem ficou branco então tentei faze com mais carbopol e sem pvp fico bem forte com pouco caspinha porem ficou claro mais não ficou transparente,o devo fazer para chegar a transparencia

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      O gel cola sem PVP não vai fixar os cabelos. O produto fica turvo no inicio, a transparência vai aparecer quando fizer a neutralização do gel com a Trietanolamina.Ao adicionar a Trietanolamina, o produto engrossa e ganha transparência.A adição de muita trietanolamina pode ralear e turvar o gel, deve ser adicionada até chegar na faixa de pH indicada.A essência se não for bem solubilizada deixa o produto esbranquiçado, verifique se você solubilizou corretamente a essência no polisorbato.Você também pode substituir a essência por uma essência hidrossolúvel. Neste caso não é necessário adicionar o polisorbato.Faça um teste com o gel que você preparou e ficou branco. Colete uma amostra e adicione sob agitação gotas de polisorbato e verifique se ele ganha transparência.

      Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Para ficar mais consistente deve adicionar mais Carbomero.O Luviskol age como fixador, quanto mais adicionar, maior será a fixação em géis fixadores capilares.Ele não faz secar mais rápido, no entanto, algumas formulações possuem um pouco de Álcool para acelerar a secagem.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.