Pular para o conteúdo

Máquina para a produção de cosméticos – Batedeira

Batedeira para fazer cremes e pomadas. Maquina para a produção de cosméticos. A batedeira serve também para fazer géis, loções e shampoos cosméticos.

Embora se possa produzir produtos cosméticos de forma manual, principalmente para uso próprio (de forma artesanal), para quem deseja a fabricação em larga escala o processo manual fica inviável.

A fabricação artesanal de cosméticos pode ser feita com recipientes de aço inoxidável ou de plastico caso não necessite de aquecimento.

No entanto, para a fabricação em grandes quantidades de produtos cosméticos, como cremes, loções cremosas, géis hidratantes e shampoos se faz necessário a aquisição de equipamentos, quer seja batedeiras ou tanques agitadores.

Como na fabricação de cosméticos em larga escala os lotes produzidos são em grandes quantidades, um sistema de agitação é o recomendado.

Somos um grande mercado consumidor de preparações cosméticas e esse segmento industrial se tem tornado uma boa alternativa para ganhar dinheiro, gerando renda ao fabricante e divisas para o país.

Dependendo do sistema de agitação (tanque para agitar ou batedeira) se faz necessário um inversor de frequência que evite agitação muito alta, uma agitação em altas rotações pode ocasionar a formação de muita espuma no produto, além de causar derramamento do liquido pelas bordas do equipamento.

inversor de frequência

O inversor de frequência é um equipamento que possibilita o acionamento de velocidade variável, permitindo o incio do processo produtivo em velocidades de agitação lentas, a velocidade de agitação então pode ser aumentada conforme o processo de manipulação vai necessitando de maiores rotações na homogeneização.

Produtos cosméticos a base de tensoativos, como o shampoo e sabonete liquido promovem o surgimento de muita espuma, tendo em vista que Lauril éter sulfato de sódio, Cocoamidopropil betaína, Amida 90 e outros tensoativos possuem ação de formação de espuma.

Se a velocidade de agitação não for controlada durante o processo de fabricação de shampoos, banhos de espuma e sabonetes líquidos, esses produtos podem ficar cheios de bolhas de espuma.

Com o inversor de frequência você pode controlar a velocidade de agitação, começando com uma agitação lenta e passando para moderada ou alta conforme o processo de manipulação assim necessite.

O inversor de frequência também se faz necessário quando se deseja padronizar o procedimento de manipulação.

As grandes industrias elaboram POP’S, que são documentos que constam todos os processos envolvidos na manipulação de um produto cosmético ou farmacêutico, nesses documentos estão escritos todas as fases da manipulação e as velocidades de agitação para cada etapa ou produto químico adicionado na formulação.

Isso evita que os colaboradores (manipuladores) produzam os produtos de forma diferente entre um lote e outro, pois os documentos permitem que o produto seja fabricado sempre mantendo um mesmo padrão na adição das matérias-primas e na velocidade de agitação durante todo o processo.

Com o tanque agitador ou batedeira e inversor de frequência se pode então dar um padrão de qualidade aos produtos cosméticos fabricados na empresa, tendo em vista que o produto será manipulado sempre do mesmo jeito, mesmo que os colaboradores que fizeram o processo de fabricação sejam diferentes entre um lote e outro do mesmo produto.

Para quem pretende iniciar um empreendimento no ramo cosmético, segue abaixo a sugestão de uma batedeira, este equipamento permite preparar cremes, pomadas, gel, etc.

Batedeira para fazer cremes e pomadas

A batedeira possui parede dupla para aquecimento e resfriamento.

Batedeira para fazer cremes e pomadas

Batimento simples, a pá de agitação gira apenas em torno do próprio eixo, a batedeira possui estrutura em aço carbono pintado, com tanque em aço inoxidável 304 ou 316 e equipada com variador de velocidade.

O equipamento pode ser produzido em varias capacidades (tamanhos), de 50 até 2000 litros, o que permite atender pequenas e grandes empresas.

Esta batedeira pode ser utilizada na produção de cosméticos (cremes, loções, géis, shampoos, etc.), produtos farmacêuticos (cremes, pomadas, géis, etc.), produtos de limpeza e produtos veterinários.  

Para maiores detalhes sobre este equipamento visite o site da empresa Erli Máquinas.  

Compre produtos químicos, essências, embalagens em pequenas e grandes quantidades na loja Casa do saboeiro ou na Jacy Fragrâncias.

6 comentários em “Máquina para a produção de cosméticos – Batedeira”

    1. Você pode solicitar preços ao entrar em contato no site da empresa Erli Máquinas, no site você pode visualizar outros modelos de equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *