Cabelos – os cabelos oleosos

Texto a respeito dos cabelos oleosos
A tendência dos cabelos tornarem-se rapidamente oleosos (que clinicamente é chamado de seborréia) ainda é um problema sem solução. Isto é extremamente desagradável, uma vez que o excesso de oleosidade nos cabelos pode parecer uma falta de cuidado ou de tratamento dos cabelos por parte da pessoa que é afetada por esse problema.
Este problema esta relacionado com a hiperfunção das glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo, há no couro cabeludo uma grande quantidade de glândulas sebáceas. Resultados obtidos por testes realizados por profissionais demonstraram que a reposição da oleosidade dos cabelos é mais lenta do que a dos lipídios do couro cabeludo, este fato limita a aceitação da idéia de que lavar os cabelos frequentemente aumenta o problema da formação da seborréia.
Ficou comprovado que a gordura (oleosidade) não se instala ativamente sobre os cabelos, mas é depositada passivamente, isto é, por contato mecânico.  Por isso evite ficar passando as mãos e escovar muito os cabelos, para que isso não estimule a produção de óleo. O uso de agentes anticaspa por um período maior do que o necessário pode tornar o couro cabeludo mais oleoso.
Nos anúncios publicitários de shampoos para cabelos oleosos podemos verificar a existência em nosso mercado de formulações de shampoos com extratos vegetais e outros princípios ativos. No entanto, como esses aditivos ficam pouco tempo em contato com os cabelos durante a lavagem, o efeito terapêutico esperado, em alguns casos somente será conseguido depois de um longo tempo de tratamento.
Os banhos quentes, assim como o uso inadequado de produtos para os cabelos, como o condicionador que não foi enxaguado corretamente ou que foi aplicado na raiz dos cabelos pode piorar o problema da oleosidade nos cabelos. A pessoa que tem cabelos oleosos encontra maiores problemas no calor, no calor a temperatura muito elevada faz com que as glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo se abram, o que acaba provocando uma produção maior de óleo.
Lave os cabelos frequentemente (todos os dias) com água morna ou fria, utilize o condicionador de cabelos somente nas pontas e procure lavar os cabelos com shampoos feitos para o tratamento de cabelos oleosos.

Segue abaixo fórmulas de shampoo disponíveis no blog:
Como fazer shampoo para cabelos oleosos
Como fazer shampoo (xampu) para cabelos secos, normais e oleosos
Compre embalagens para cosméticos e produtos de limpeza na loja:
Casa do saboeiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.