Como fazer detergente liquido lava roupas

Fórmula de detergente liquido para a lavagem de roupas com Branqueador Óptico.

Receita de sabão liquido para a lavagem de roupas, contém agentes de detergência e formação de espuma, assim como auxiliares de limpeza. O Branqueador Óptico presente na formula do sabão permite um branco mais branco, retirando o aspecto visual de amarelamento nas roupas.
Fórmula para fazer 10 litros de detergente liquido – sabão liquido lava roupas:
900 gramas de Ácido sulfônico
100 gramas de Tripolifosfato de sódio
150 gramas de Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60)
100 gramas de Trietanolamina
200 gramas de Hidróxido de sódio 50% (Soda caustica liquida a 50%)
10 gramas de Branqueador Óptico
10 gramas de Formol 37%
30 gramas de Cloreto de Sódio
Corante q.s (quantidade suficiente)
40 gramas de Essência
Água até completar os 10 litros
Modo de preparar a receita do detergente liquido  – sabão liquido lava roupas:

Em cerca de 7 litros de Água adicione sob agitação o Tripolifosfato de sódio e mantenha a agitação até completa solubilização do tripolifosfato.
Adicione a seguir sob agitação o Ácido sulfônico, a Dietanolamida (Amida 60), a Trietanolamina e homogeneizar bem.
Em seguida adicione sob agitação metade do hidróxido de sódio e verifique o pH, o pH deve ficar entre 9,5 a 10,5, caso seja necessário corrija com o restante do Hidróxido de sódio (Soda caustica), adicionando aos poucos e sob agitação até obter o pH indicado.
Adicione a seguir sob agitação o Branqueador Óptico, o Formol 37%, o Corante previamente diluído em Água e a Essência.
Acerte a viscosidade (“grossura do detergente”) com o Cloreto de sódio diluído em Água, adicionando aos poucos sob agitação.
Complete o volume para 10 litros de detergente com Água e agite para completa homogeneização do detergente liquido lava roupas.

Compre produtos químicos, essências, corantes e embalagens na Casa do saboeiro.

16 pensamentos sobre “Como fazer detergente liquido lava roupas”

  1. Olá visitante do Fórmulas Grátis!O Carbopol ETD 2020 NF é utilizado em shampoos e sabonetes líquidos (produtos a base de tensoativos), no caso de detergente para lavar roupas é necessário fazer um teste com o produto.Muitos tipos de Carbopol não são compatíveis com os componentes existentes no lava roupas.Um abraço!

  2. Olá visitante do Fórmulas Grátis!Lava roupas com Tripolifosfato de sódio é preciso diluir bem o produto. Adicione mais um pouco de Trietanolamina, uns 2 gramas por litro de detergente e veja se ele volta ao normal.Um abraço e obrigado pela visita!

    1. Olá Mario Sergio!Essa fórmula de detergente liquido para roupas é parecido com o OMO Liquido, mas não é igual.No link "todas as fórmulas" na parte de cima do blog você encontra outras formulações de detergentes e sabões líquidos lava roupas.Um abraço!

  3. Adorei encontrar essa sugestão de formulação ,mas esse alvejante ótico é o mesmo que se usa no sabão sólido?Aquele azul bem viscoso ou é o mais líquido amarelado ,cor de guaraná?a Tea,não tem específicaçao? O tripolifosfato não precisa aquecer p ser incorporado à fórmula? Grata por responder❗️

    1. Olá miravasconcelos92!O alvejante ótico pode ser um dos dois, a Trietanolamina pode ser a 85%. Se o alvejante for muito viscoso, diluir em um pouco de água antes de adicionar na formulação.Você pode aquecer a água para dissolver o Tripolifosfato de sódio, mas depois deixe esfriar a temperatura ambiente para dar continuidade no preparo do detergente liquido.Um abraço!

    1. Olá Pedro sousa silva!Não, o bicarbonato não tem a mesma função do branqueador óptico.Veja se tem na sua região, caso contrario devera comprar em outra cidade ou pela Internet.Um abraço!

    1. Você pode comprar os produtos químicos para fazer o detergente liquido em revendedores de produtos químicos ai em Brasilia.Agora na Casa do saboeiro você pode comprar um kit completo para fazer o detergente, o kit pode ser enviado pelos Correios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.