Como fazer detergente suave para roupas (tipo Ola)

Receita de detergente suave para roupas (tipo Ola)

Como fazer sabão liquido com propriedades suaves para lavar tecidos delicados. É uma formulação de sabão suave parecido com o Ola. Possui agentes suavizantes e auxiliares de limpeza que promovem detergência e boa formação de espuma.

Fórmula – receita para fazer 10 quilos de detergente suave – sabão liquido para roupas (tipo Ola):
1) 1000 gramas de Ácido sulfônico
2) Hidróxido de sódio (50%) até pH 7,0 a 8,0
3) 150 gramas de Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 60)
4) 300 gramas de Nonil fenol etoxilado (Renex 95)
5) 300 gramas de Óxido de coco alquil dimetil amina (Fongraminox KC-B)
6) 500 gramas de Base perolizada (base perolizante)
7) 20 gramas de Arc Iso S (conservante)
8) corante q.s
9) Essência q.s
10) Água q.s.p até completar os 10 quilos.

Modo de preparo da receita do detergente suave – sabão liquido para roupas (tipo Ola):

Adicione 5 litros de água em um recipiente, a seguir adicione sob agitação o ácido sulfônico, acerte o pH entre 7,0 e 8,0 com o hidróxido de sódio, adicionando aos poucos sob agitação.
A seguir adicione sob agitação a amida 60, o Renex, o Fongraminox e a base perolada, agite bem para homogeneização.
Verifique o pH, caso houve mudança, corrija com o hidróxido de sódio até obter pH indicado.
A seguir adicione o conservante, o corante e a essência sob agitação, complete com água para 9 quilos, acerte a viscosidade com cloreto de sódio diluído em água, adicionando aos poucos sob agitação.

Caso seja necessário, complete com água para os 10 quilos finais e agite bem para homogeneização do detergente suave para roupas (tipo Ola).Detergente para roupas finas e delicadas

Para comprar o Ácido Sulfõnico, Amida, Hidróxido de Sódio, Renex, Base perolada, Essência e Corante, visite o site abaixo:

Casa do saboeiro

7 comments on “Como fazer detergente suave para roupas (tipo Ola)

  1. Venom

    José, preciso tirar uma dúvida, que acredito ser pertinente para várias fórmulas. Quando você diz "adicione o produto xxxx sob agitação", significa que a mistura precisa estar sendo movimentada, tipo num recipiente grande, alguém mexer o produto com uma colher grande, OU precisa uma agitação intensa, uma espécie de "agitador", misturador ou algo assim?Tenho interesse em fazer os produtos para limpeza doméstica, e entre eles o amaciante. Acredito que o quartercap precisa de uma agitação "moderada", para não formar bolotas, certo? Agradeço se puder esclarecer essas dúvidas. Meu mail, se quiser (e puder) responder é eduardo.roso@gmail.comAbraço e obrigado pelas fórmulas e respostas!

    Resposta
  2. Anônimo

    Óxido de coco alquil dimetil amina ????? o que e isso ???Fongraminox KC-B ???seria a amida 90 ?? não entendi a formulação por causa deste produto.pode me explicar por favor??

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá visitante do Fórmulas Grátis!Óxido de coco alquil dimetil amina (Fongraminox KC-B) é um tensoativo muito utilizado em produtos de limpeza, Fongraminox KC-B é o seu nome comercial no mercado brasileiro, mas existe outros nomes comerciais para o produto.Óxido de coco alquil dimetil amina não é a Amida 90.Amida 90 é a Dietanolamida de ácido graxo de coco.Um abraço e obrigado pela visita!

      Resposta
  3. Anônimo

    OLÁ, gostaria de saber qual a ação do ácido sulfônico e se ele tem outros nomes comerciais.Obrigada.

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá visitante!LAVREX da Oxiteno.Maranil da Cognis.Existem vários nomes comerciais, mas por ácido sulfônico é mais fácil de encontrar.A ação dele é de detergência e formação de espuma, é o tensoativo aniônico mais utilizado no mundo para a preparação de detergentes.Um abraço!

      Resposta
  4. Enilda Araujo

    Boa noite!!!Onde posso encontrar o conservante arc iso s e o oxido de coco alquil dimetil amina (fongraminox kc-B).Gostaria tb de saberqual é a essencia para ola rosa.Obrigada

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.