Como fazer detergente gel sem sal

Receita de detergente gel
Detergente gelatinoso utilizado para limpeza, possui um espessante que deixa o produto espesso. Esta receita contém Hidroxietilcelulose, o Hidroxietilcelulose é um espessante que dispensa o uso do sal para engrossar, assim não se faz necessário adicionar sal para o acerto da viscosidade.

Produto de limpeza com agentes de detergência e formação de espuma, utilizado na limpeza em geral ou como lava louças na higienização de copos, talheres, pratos, panelas e demais utensílios domésticos.

Fórmula – receita para 10 quilos de detergente gel sem sal:

Ácido sulfônico 400 gramas
Dietanolamida de ácido graxo de coco 300 gramas
Lauril eter sulfato de sódio 500 gramas
Trietanolamina q.s
Hidroxietilcelulose 80 gramas
Arc Iso S (mistura de isotiazolinonas) 20 gramas
Essência q.s
Corante q.s
Água deionizada 8700 gramas

Modo de preparo da receita do detergente gel sem sal para engrossar:

Em um recipiente adequado adicione 4 quilos de água e em seguida adicione o hidroxietilcelulose, agite e adicione sob agitação uma pequena quantidade de trietanolamina, mantenha a agitação até que o gel se forme.
Em outro recipiente adicione 4 quilos de água e em seguida adicione sob agitação o ácido sulfônico, a dietanolamida e o lauril.
Em seguida acerte o pH com a trietanolamina até obter pH em torno de 6,0, adicione esta mistura no gel formado com o hidroxietilcelulose, aos poucos sob agitação.
Verifique o pH, que deve ficar em torno de 6,5 a 7,5, caso seja necessário corrija com trietanolamina.
Em seguida adicione sob agitação o Arc Iso S, o corante diluído em água e a essência, complete para 10 quilos com água, agite para homogeneização do detergente gel.
As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.
Para comprar embalagens, produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:

Casa do saboeiro

14 pensamentos sobre “Como fazer detergente gel sem sal”

  1. Olá Anônimo!Q.S significa: quantidade suficiente.Ex: O corante deve ser adicionado até obter a cor desejada, sempre medindo a quantidade adicionada em cada adição do corante, depois da primeira vez de preparo do produto já temos como saber a quantidade utilizada de corante no produto.Um abraço!

    1. Olá Luciano Pereira!Desculpe, não disponho de formulação para detergente gel desengraxante.No blog tem fórmula de desengraxante, mas para a limpeza de mãos.Obrigado pela visita!

  2. Bom dia. Estou precisando de uma formula de limpa porcelanato, eu tenho uma aqui com barrilha leve e não estou conseguindo deixar ele espessado. Você tem alguma formula de limpa porcelanato. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.