Detergente concentrado para uso em hotéis e restaurantes

Como fazer Detergente concentrado para uso em hotéis e restaurantes

Formulação concentrada para lavagem manual de louças e utensílios em cozinhas de restaurantes, hotéis, churrascarias, etc. Receita de produto de limpeza utilizado em cozinhas de restaurantes, hotéis, churrascarias, lanchonetes, pizzarias, etc. Possui agentes de detergência e formação de espuma para a remoção de sujeiras e gorduras presentes nos utensílios a serem lavados.

Fórmula – receita para fazer 10 litros de Detergente concentrado:

Ácido sulfônico 1 kg
Lauril éter sulfato de sódio 300 gramas
Álcool laurílico etoxilado 7 EO 100 gramas
Dietanolamida de ácido graxo de coco 100 gramas
Trietanolamina (a 85%) 150 gramas
Hidróxido de sódio (a 50%) 150 gramas
Sulfato de magnésio 100 gramas
EDTA 10 gramas
Essência para detergente 20 gramas
ARC ISO S (mistura de isotiazolinonas) 20 gramas
Corante Quantidade suficiente
Água deionizada Até completar os 10 litros

Modo de preparo da receita do Detergente concentrado:

Em um recipiente adequado adicione 5 litros de água e a seguir adicione sob agitação a metade da quantidade da soda, o ácido sulfônico, a dietanolamida e a trietanolamina. Agite bem para homogeneização.

Em seguida adicione sob agitação o lauril éter sulfato de sódio, o álcool laurilico, a essência e o corante diluído em água, dissolver o EDTA em 200 ml de água e adicionar na mistura anterior sob agitação.

Agora atenção: Acerte o pH do produto para 6.5 a 7.5 com o restante do hidróxido de sódio, adicionando aos poucos sob agitação até obter pH indicado, depois que o pH estiver dentro da faixa indicada (6.5 a 7.5) adicione sob agitação o ARC ISO S (não adicione antes de corrigir o pH).
Complete o volume para bem próximo dos 10 litros com água, solubilize o sulfato de magnésio em um pouco de água e acerte a viscosidade, adicionando aos poucos até obter viscosidade desejada, agite bem para homogeneização do Detergente concentrado para uso em hotéis e restaurantes.
As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.
Para comprar produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:

Casa do saboeiro

9 pensamentos sobre “Detergente concentrado para uso em hotéis e restaurantes”

  1. olá amigo gostaria que informasse se vc tem a formula do pinho gel diluição 1/40.obrigado e bom fim de semana!

  2. Olá Anônimo, obrigado pela visita!Pinho gel nesta diluição não, mas no blog tem uma formulação de gel desinfetante, caso for fazer, adicione a essência de pinho na proporção indicada na formulação (essência 1%).Um abraço!

  3. Lucas David disse…olá estou a procura de surfactantes aniônicos…poderia me ajudar??…qual o melhor e onde posso encontrar?ObrigadoAbraços

  4. Olá Lucas!Lauril Éter Sulfato de Sódio é um dos surfactantes aniônicos mais utilizados na fabricação de shampoo.Você encontra na Casa do saboeiro:www.casadosaboeiro.com.brUm abraço!

  5. Olá visitante do Fórmulas Grátis!A quantidade de detergente para a lavagem de louças em cubas pode ser de 1 a 2 gramas de detergente por litro de água.Essa quantidade de detergente pode ser aumentada, dependendo da necessidade.Um abraço!

  6. O sulfato de magnésio poderia ser substituído pelo cloreto de sódio para o ajuste dá viscosidade? Caso não seja possível, qual a interferência dele neste produto?

    1. Sim, o Sulfato de magnésio pode ser substituído pelo Cloreto de sódio no acerto da viscosidade do detergente concentrado.A indicação do Sulfato de magnésio se deve porque ele também pode ser utilizado como espessante em detergentes a base de tensoativos aniônicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.