Como fazer sabão em barra (sabão comum)

Receita de sabão em barra (sabão sólido)
Fórmula grátis para a fabricação de sabão em barra, o sabão sólido ainda é um produto para limpeza que as donas de casa utilizam, quer seja para a limpeza de utensílios de cozinha ou para a lavagem de roupas.
A fabricação de sabão em barra requer alguns cuidados, devido ao aquecimento do sebo e da utilização de produtos químicos perigosos, como a soda (Hidróxido de sódio), por exemplo.
Com o passar do tempo, a pessoa ganha experiencia e conhecimento sobre a fabricação de sabões e as matérias-primas utilizadas.

Formulação de massa para sabão em barra. Para quem pretende iniciar um empreendimento ou já possui empresa instalada, verifique as sugestões de máquinas e equipamentos no link “equipamentos” , onde você encontra extrusoras para sabão, sabonetes e bastão sanitário (bloco sanitário).

Fórmula para 10 quilos de sabão em barra:

Sebo 5.230 gramas
Hidróxido de sódio (a 50%) 1.480 gramas
Água deionizada 2.220 gramas
EDTA tetrassódico (a 40%) 50 gramas
Carbonato de sódio 500 gramas
Silicato de sódio alcalino (a 54%) 200 gramas
Sulfato de sódio 300 gramas
Formol 37% 20 gramas
Corante para sabão Quantidade suficiente
Essência para sabão Quantidade suficiente

Modo de preparo do sabão em barra:

Em recipiente adequado aqueça o sebo até a temperatura de 80ºC, em agitação constante adicione o hidróxido de sódio, aos poucos e com cuidado.
Em seguida mantendo a agitação adicione a água deionizada e o EDTA, a massa começa a ficar bem consistente.
Sob agitação constante adicione o carbonato de sódio, o silicato de sódio e o sulfato de sódio.
Diminua o aquecimento para que a massa esfrie até 55ºC.
Antes que a massa endureça completamente adicione sob agitação o formol e o corante, agite bem para uma boa homogeneização do sabão em barra.
A essência quando a quantidade de sabão é pequena deve ser adicionada sob agitação quando a massa atingir uma temperatura em torno de 40º, para que não perca a sua qualidade.
Para grandes quantidades feitas em escala industrial, a essência deve ser adicionada na extrusora de sabão.

Aspecto do sabão: Sólido consistente e opaco.

As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.
Para comprar produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:

Casa do saboeiro

3 pensamentos sobre “Como fazer sabão em barra (sabão comum)”

  1. gostaria de saber como fazer o qual o corante do sabao pintadinho como e conhecido no norte e nordeste?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.