Formula Detergente Desengraxante (Solupan)

Como Fazer Detergente Desengraxante (Solupan)
O Solupan é um desengraxante de uso automotivo, é um produto alcalino que requer cuidados na sua preparação. Por ser alcalino é corrosivo, portanto utilize EPI quando for utilizar o produto para evitar queimaduras na pele.
Também por esse motivo, deve ser mantido bem guardado em lugar seguro, fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Formula grátis para fazer desengraxante automotivo.

Fórmula para remoção de graxas usado para limpeza de chassi, sujidade de motores, limpeza pesada de pisos, pátios de manobras, etc.

Fórmula – receita para 100 litros de Detergente Desengraxante tipo Solupan:

Ácido sulfônico 3 kg
Soda líquida a 50% 6 kg
Lauril éter sulfato de sódio 3 kg
Tripolifosfato de sódio 2 kg
Silicato de sódio alcalino 10 kg
Carbonato de sódio (barrilha) 2 kg
Corante ( se desejar colorir) q.s
Formol 37% 200 g
Água q.s.p 100 litros

Modo de preparo da receita do Detergente tipo Solupan:

1) Adicione 20 litros de água em um recipiente, sob agitação adicione o ácido sulfônico, acrescente a soda diluída em 10 litros de água sob agitação.
2) Em outro recipiente adicione 20 litros de água e dilua o carbonato de sódio mexendo até dissolução, adicione sob agitação o silicato e depois o lauril, mexendo bem para homogeneização.
3) Em outro recipiente aqueça 25 litros de água até 75ºC e adicione o tripolifosfato, agite bem por uns 30 minutos.
Misture o item 3 sob agitação no item 2, depois acrescente essa mistura no item 1, sempre sob agitação, agite bem para homogeneização.
Em seguida adicione o formol e o corante (se desejar colorir) previamente diluído em água, agite bem até completa homogeneização.
Para comprar produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:

Solupan – Detergente – Automotivo

45 pensamentos sobre “Formula Detergente Desengraxante (Solupan)”

  1. Olá Anônimo, obrigado pela visita!A base perolada geralmente já vem pronta, segue abaixo alguns nomes comerciais:Dehykont PK 771Texapon N peroladoDehykont PK 810Genapol EGLCrodapearl AFSURFAX PBALKONT 5405 BPUm abraço!

  2. eu to aprendendo a fazer algumas receitas t entrando no ramo se puderem me enviar algumas receitas e agradeço um apbraço,fidomad@hotmail.com fone 117657-0013

  3. Poderia me falar qual os componentes para fabricação do desengraxante para limpeza pesada de chassi de carros pessados.Jorge

  4. Olá JET CERA PROTEÇÃO E BRILHO!O Desengraxante (Solupan) é um produto bem alcalino, o que pode fazer com que as pessoas venham a tossir durante a aplicação.O melhor é as pessoas usarem EPI's (mascara, óculos, etc) durante o uso do produto.Um abraço!

  5. estou adicionando o amido como espessante vc saber a quantidade adequada para uma soluçao de 100L ou se tem um outro espessante!

  6. Olá,Preciso de uma fórmula de detergente solvente concentrado. Para limpeza e desengraxe.Se vcs tiverem pelo menos uma dica já me ajuda…obrigado

  7. sou do parana tenho um lava rapido e lavo mitos tratores e caminhoes gasto muito com sabao se eu fabricando meu sabao eu economizo mais dinheiro no final do mes

  8. Olá meu amigo, vc poderia me informar como posso fazer com que um detergente ou um desinfetante que eu fizer, seja biodegradavel?Obrigado

  9. Olá magnu monte azul!O TripoliFosfato de Sódio é um pó branco, usado como coadjuvante de limpeza.O TripoliFosfato de Sódio é utilizado na formulação de uma grande variedade de produtos de limpeza doméstica, detergentes para lavagem de roupas, detergentes para maquinas lava louças (em pó ou líquido), etc.Um abraço!

  10. muito bom esse bloog ta de parabens mesmo! qual e a Diluição do produto? 1 x 40 ? aguardo respota!alexsandro bandeira

  11. Olá Jose MarcosVoce Poderia me dizer qual a concentração do Lauril éter sulfato de sódioDesde já agradesço

  12. Olá Alexsandro Bandeira!Eu não disponho de sugestão para diluição do Solupan da fórmula acima. É necessário fazer testes para verificar a melhor diluição de uso do produto.A fórmula de solupan abaixo dispõe de sugestão para diluição do Solupan:Diluição do produto para uso: 1 x 40. Como fazer Solupan – Diluição 1 x 40Um abraço!

  13. marcos campos boa noite amigo so consegui achar um produto para limpar minha ceramica,quando um lavador de carro esteve aqui em casa lavando meu carro, aquele produto roxo aqui se chama roxin. queria saber como fabrica esse produto. obrigado.

  14. boa noite queria saber como faz aquele produto roxo. aqui na cidade se chama roxin.so esse produto que limpou minha ceramica. quando um lavdor veio lavar meu carro passou roxin e caiu na ceramica, e ela ficou branquinha. obrigado.

  15. trabalhamos com produtos químicos, gostaria de saber uma formaula p/ desengraxante para carros, que não entrasse a Soda Cáustica em escama, pois hoje fazemos com Soda Cáustica, Tripolifosfato de Sódio e o Ácido Sulfônico. Fico no aguardo. FERREIRA EMPRESA ALIANÇA.

  16. Ola ! Trabalhamos com produtos de limpeza automotiva e estamos iniciando nossa produção, estou com uma duvida em relação á formula do Solupan. A formulação para fabricação de 100 kg de produto que seria, 8 kg de lauril, 2 kg de amido de milho, 10 kg de NaOH 49% e 80 lts de água funciona ? Você conhece essa formulação? Aguardo retorno.

  17. Bom dia, o amido de milho utilizado na formulação de solupan para aumentar a viscosidade e o mesmo tipo Maizena?

    1. Olá Doni Mor!Para abaixar o pH do shampoo para carros você pode adicionar um pouco de Ácido sulfônico, ou Ácido cítrico diluído em água. O Ácido sulfônico você utiliza se conter esse produto na formulação.Verifique o pH novamente, adicionando aos poucos sob agitação.Um abraço!

  18. Olá.Gostaria de parabenizar o site,pois é um grande contribuidor para as pessoas comuns que buscam fabricar para diminuir custos e até conseguir matéria prima com mais facilidade.

    1. LucasÉ bom fazer testes (adicionar essência em um pouco do produto) e verificar o resultado depois de alguns dias.Como o Solupan é um produto muito alcalino, pode ser que a essência se deteriore pelo fato do pH ser muito alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.