Receita para fazer Detergente Liquido Doméstico (lava-louças)
Formula grátis para fazer detergente liquido. O detergente liquido é um dos produtos de limpeza principais para a venda na obtenção de dinheiro e renda, é um domissanitário que tem bastante saída pois toda dona de casa utiliza na limpeza domestica. É um produto de limpeza que não é difícil de fazer, sendo o acerto do pH o procedimento mais difícil de fazer na preparação de detergentes líquidos. Para que um detergente tenha bom conceito com as donas de casa, ele deve promover limpeza e boa formação de espuma.
A formula abaixo contém três componentes (produtos químicos) que promovem espuma e detergência, sendo o Lauril éter sulfato de sódio um dos principais na boa formação de espuma, este espumante muito utilizado em shampoos tem um preço acessível, querendo que o detergente liquido promova mais espuma você pode aumentar a sua quantidade na formula, passando dos 2% para até uns 5% de Lauril éter sulfato de sódio. Como esse tensoativo aniônico possui pH bem próximo do neutro, o seu aumento na formula não produz alterações significantes no pH do detergente.
A Trietanolamina presente na formula pode ser substituída pelo Agente neutralizante disponível na Casa do saboeiro.

esponja
Aprenda a fazer um ótimo detergente, o produto não sai muito caro, promove uma limpeza adequada dos utensílios de cozinha em geral, possui uma boa formação de espuma. Os componentes podem ser encontrados em revendedores de matéria-prima para produtos de limpeza ou revendedores de produtos químicos. Você pode fazer com essência de limão, essência de maçã, essência de coco ou deixar sem essência (neutro).

Fórmula para fazer 10 litros de Detergente Liquido Doméstico:

Ácido Sulfônico 6% (600 g)
Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 60) 2% (200 g)
Lauril éter sulfato de sódio 2% (200 g)
Soda Liquida (50%) 2% (200 g)
Formol 37% 0,1% (10 g)
Corante q.s
Essência 0,1% (10 g)
Trietanolamina 0,3% (30 g)
Cloreto de sódio q.s
Água q.s.p 10 litros

Modo de preparo do Detergente Liquido Doméstico:

Em um recipiente adequado adicione 5 litros de água, adicione metade da quantidade da soda e mexa bem.
Em seguida adicione sob agitação o ácido sulfônico, a amida, o lauril e a trietanolamina. Agite bem, mas sem formar espuma.
Verifique o pH que deve ficar entre 6,5 a 7,5, caso seja necessário faça a correção com o restante da soda.
Adicione a seguir sob agitação o formol, a essência e o corante diluído em água.
Complete o volume para 10 litros com água e agite.
Corrija a viscosidade (grossura) do detergente adicionando aos poucos e sob agitação cloreto de sódio diluído em água.
Tendo acertado a viscosidade, agite para homogeneizar o Detergente Liquido Doméstico e está pronto.

Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Jacy Fragrâncias – A casa do saboeiro


Sobre

Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

75 pensamentos em “Como Fazer Detergente Liquido Doméstico (lava-louças)

  1. Graça disse:

    Parabens pelo blog, muito bacana e inteligente! Abraços e sucessosssss!!!

  2. José Marcos disse:

    Olá Graça,obrigado pela sua visita!Um abraço!

    1. Anônimo disse:

      Aonde Consigo Encontrar Esses Acidos?

    2. José Marcos disse:

      Os componentes para essa formula de detergente você encontra na Casa do saboeiro, ou em revendedores de produtos químicos.Um abraço!

  3. Anônimo disse:

    alessandra Esse blog é muito legal parabens!!!

  4. Anônimo disse:

    Eu que não vou colocar minha mão em formol kkkkkBoa sorte pra vcs!

  5. Anônimo disse:

    Parabens, pelo blog…

  6. José Marcos disse:

    Olá Anônimo, obrigado pela visita!Um abraço!

  7. Anônimo disse:

    Fabricar para vender!

  8. Marcos disse:

    Parabéns pelo seu blog. Custumo verificar no meu horário de trabalho!

  9. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!Olá Marcos!Obrigado pela visita!

  10. Anônimo disse:

    boa noite!Desculpa minha ignorância, mais caso eu queira fazer essa receita eu precisarei de um medidor de PH é isso?

  11. Anônimo disse:

    Não é perigoso manuseiar formol?

    1. Anônimo disse:

      É só não tomar banho com ele, e se beber, beber pouco que não dá problema nenhum… Cada pergunta.

  12. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!Você pode comprar um pHmetro ou comprar as fitas para medir pH.Caso o pH do detergente fique alterado, ou seja, fora da especificação ele pode ser prejudicial para a pele das mãos durante o uso do produto.

    1. Anônimo disse:

      Ola Jose Marcos, pode se reverter com o stp 10 e com acido sulfonico, em poucas quantidade, até chegar o ph entre 7 e 7, 5 em media, mais alterará a quantidade de produto.

  13. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!Não só o formol, mas todo produto químico.Por isso a pessoa deve usar os equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos, luvas, mascaras, etc.Um abraço!

  14. erinaldo disse:

    para que é usada a trietalonamina nos produtos de limpeza? obrigada……..

  15. José Marcos disse:

    Olá Erinaldo!A Trietanolamina é recomendada como agente alcalinizante do ácido dodecilbenzeno sulfônico, pode ser empregada como alcalinizante em xampus automotivos, ceras polidoras, detergentes líquidos para lavagem de roupas e limpadores multifuncionais.Na formulação acima tem a função de deixar o detergente com menor ponto de turvação e maior estabilidade do produto.Um abraço!

    1. Anônimo disse:

      e tambem sendo NEUTRALIZANTE PARA GÉIS!

  16. Cristina disse:

    Os produtos da receita são líquidos ou sólidos?

  17. Anônimo disse:

    nesta recieta poderia ser acrescentado oleo de cozinha usado, afim de reciclar o mesmo? se não, voce teria uma formula que pudesse utilizar tal oleo. obrigado.

  18. José Marcos disse:

    Olá Cristina!Somente o cloreto de sódio e o corante são sólidos, no entanto o corante pode ser encontrado já diluído.Os demais componentes são líquidos.Um abraço!

  19. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!Não, não adicione óleo nesta formulação de detergente.Utilize o óleo de cozinha usado na fórmula de sabão com óleo usado do link abaixo, selecione o link, copie e cole na barra de endereços do seu navegador web:http://www.formulasgratis.com/2009/05/como-fazer-sabao-com-oleo-usado.htmlUm abraço!

  20. Anônimo disse:

    porque o sabonete liquido fica uma parte com o corante em baixo e encima fica outra trasparente se voçe poder me ajudar agradeço obrigado espero resposta

  21. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!Se o sabonete for perolado, pode ser que o agente perolizante precipitou para o fundo devido a baixa viscosidade do sabonete. Os sabonetes perolados devem ficar com viscosidade acima de 3000 cps (bem grosso, espesso) para que não ocorra a precipitação do agente perolizante.Um abraço!

  22. Anônimo disse:

    EM FARMACIAS DE MANIPULAÇAO EU ENCONTRO ESSES PRODUTOs

  23. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!Você encontra os produtos químicos em revendedores de produtos químicos, como a Casa do Saboeiro (www.casadosaboeiro.com.br).Procure na lista telefônica de sua cidade ou região por revendedores (distribuidores) de produtos químicos.Um abraço!

  24. Anônimo disse:

    Me diga um detalhe José Marcos, nós estamos fabricando um detergente de coco e nesta formulação o brancol em substituição ao corante. Gostaria de saber se não existe um corante branco? E pq ao usar o brancol ele deixa resíduos, como fosse precipitados na fórmula final, abaixando a qualidade do produto? Qual a solução para o problema?

  25. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!Procure utilizar o Poliblanc (Utilizado como opalescente em detergentes e desinfetantes) em um teste piloto para ver se o problema é resolvido.O detergente, em temperaturas baixas costuma turvar e precipitar, verifique se você adicionou um pouco de trietanolamina.Um abraço!

  26. Markinhos disse:

    como fazer sabao liquido com oleo? será que tem como ?

  27. José Marcos disse:

    Olá Markinhos!Baixe a apostila do professor Luiz Paulo de Oliveira no site abaixo, ele disponibiliza na apostila receitas para esse produto:ApostilaUm abraço!

  28. Anônimo disse:

    qual a quantidade minima e maxima de cloreto de sodio para 100 litros de detergente?

  29. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!O Cloreto de sódio utilizado depende da formulação e concentração dos tensoativos utilizados na preparação do detergente.A quantidade ideal é aquela que deixa o detergente na viscosidade desejada, no entanto não pode ser muito alta para não "ralear" o detergente.Ao preparar uma formulação de detergente, faça um teste piloto (uma pequena quantidade – 1 litro por exemplo) e marque a quantidade de Cloreto de sódio utilizada para espessar, assim você tem a noção de quanto vai utilizar em 100 litros de detergente.Um abraço!

  30. Bianca disse:

    Posso adicionar ciclometicone, colageno, silicone, elastina hidroalisada, vitamina e tacoferol aditivos para hidratar a pele (nao é todos juntos, um de cada) Mais se eu usar muda o desempenho de algum produto?

  31. José Marcos disse:

    Olá Bianca!Dependendo da formulação e finalidade do produto, pode mudar o seu desempenho.Produtos com componentes biológicos (Colágeno, elastina hidrolisada, etc.) necessitam de conservantes apropriados para a conservação do produto.Se o produto for o detergente da fórmula de detergente liquido acima, você pode adicionar glicerina para hidratar. A Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 60) utilizada na fabricação de detergentes líquidos e produtos de limpeza em geral, possui ação de espessamento (aumento de viscosidade), ação emoliente e sobreengordurante, devolvendo a oleosidade natural da pele. Um abraço!

  32. Anônimo disse:

    Olá! boa noite josé marcos,gostaria de saber se eu posso substituir o formol, por ipel bhd 208 e se é a mesma quantidade, de 0,1%,na formulação a cima: Aguardo, obrigado.

  33. José Marcos disse:

    Olá visitante do Fórmulas Grátis!Sim você pode substituir o Formol pelo Ipel bhd 208.No caso da quantidade, verifique com o fornecedor as quantidades recomendadas de uso.Um abraço!

  34. Junior disse:

    Poxa vida, mto interessante o site… Meus parabéns pela iniciativa! Abraços

  35. José Marcos disse:

    Olá Junior!Obrigado pela visita!

  36. Anônimo disse:

    josé marcos? você pode mim informar o tempo de vencimento deste detergente na fórmulação acima,mesmo trocando o estbilizante no caso do formol, por outro?aguardo a tua resposta, obrigado.

  37. Anônimo disse:

    josé marcos boa tarde,gostaria de saber como é feita esta medida da viscosidade, de 3000 cps. Eu sei que é bem grosso bem espesso, mais como é feito? aguardo resposta,obrigado.

  38. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!O detergente, se preparado dentro das normas de higiene e limpeza pode ter uma validade de 2 a 3 anos.Um abraço!

  39. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!Para verificar a viscosidade é necessário um aparelho, o viscosímetro.O aparelho é encontrado em lojas de materiais para laboratório.Um abraço!

  40. Anônimo disse:

    ola parabens pelo blog fiz uma recita de sabao liguido ficou ralo e o ph 12 o gue faco para nao perder o produto obrigado por favor envie tambem no meu emeil sampre81@hotmail.com

  41. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!Se o sabão liquido é a base de Ácido sulfônico, adicione Cloreto de sódio diluído em água para aumentar a viscosidade.Caso você já adicionou o Cloreto de sódio e o sabão liquido raleou, adicione um pouco de Ácido sulfônico diluído em água.Para o acerto de pH de Sabão liquido feito com Ácido sulfônico adicione Ácido sulfônico para abaixar o pH, ou Hidróxido de sódio para aumentar (subir) o pH.Um abraço!

  42. atm disse:

    Alguém chegou a verificar valores? Eu cotei as materias primas e pra produzir esse 10 litros custa R$ 20,38… É isso mesmo?… Achei meio caro!

  43. Anônimo disse:

    ola! gostaria de saber qual a quantidade mais ou mneos em gotas do corante em 100 litros de sabao ( corante azul) liquido obrigada e parabens pelo site!

  44. José Marcos disse:

    Olá atm!O valor do detergente varia de acordo com o lugar e região onde você adquire as matérias-primas.Para quem realmente deseja produzir detergente, é melhor adquirir os produtos em grande quantidade (atacado), assim o preço sai mais em conta.Um abraço!

  45. José Marcos disse:

    Olá Anônimo!Para verificar a quantidade de corante no sabão liquido é necessário ter o corante que você vai adicionar.Segue uma dica para você verificar a quantidade de corante no sabão liquido:Prepare o sabão liquido normalmente, mas não adicione o corante.Quando o sabão estiver pronto, retire 1 litro em um recipiente, pode ser em uma caneca transparente de plástico de 1000 ml.Adicione o corante gota a gota, sempre contando as gotas, até atingir a coloração que você deseja.Verifique quantas gotas você adicionou no litro de sabão liquido.Depois é só multiplicar a quantidade de gotas por 100.Exemplo:Se você utilizou 2 gotas em 1 litro de sabão liquido, multiplique 2 por 100. 2 x 100 = 200 gotas. Espero ter ajudado.Um abraço!

  46. Anônimo disse:

    Olá José MarcosEstou tendo muita dificuldade em engrossar essa formulação. Estou chegando no limite do cloreto de sódio mas o produto ainda fica bem ralo. Tenho o mesmo problema fazendo sabonete líquido. Eu não tenho um medidor de viscosidade, então só posso dizer "ralo"Você poderia sugerir como fazer um produto mais viscoso? O que determina a viscosidade com a reação do cloreto de sódio? O balanço entre o Lauril e Amida? Devo aumentar o Lauril ou Amida?Obrigado,Adriano

  47. José Marcos disse:

    Olá Adriano!Verifique se o pH esta dentro do especificado para a formulação do detergente.O cloreto de sódio deve ser adicionado aos poucos, sempre diluído em água, muito cloreto de sódio deixa o produto ralo e opaco.Para o acerto da viscosidade, compare a viscosidade com um detergente do mercado, assim você tem uma noção de como deve ficar.O lauril é um produto mais em conta e reage bem no acerto de viscosidade, você pode aumentar a quantidade do lauril evitando que o produto fique muito caro.Mas pode ser que você esteja adicionando muito sal, procure ir adicionando aos poucos e sob agitação.Dica: retire um litro do detergente em uma caneca de plastico transparente e acerte a viscosidade, depois calcule a quantidade de sal utilizada para acertar todo o detergente.Um abraço!

  48. itamar puga disse:

    nao estou comseguindo intende a formula ex Soda Liquida (50%) 2% (200 g) pq tem este 2% oq siguinifica

  49. José Marcos disse:

    Olá itamar puga!Nessa formulação para fazer detergente domestico coloquei a quantidade em porcentagem e em peso.Caso você for preparar somente 10 litros de detergente liquido, adicione a quantidade que esta entre parêntesis ().Para os 10 litros a quantidade de Soda Liquida é 200 gramas.As quantidades em porcentagem (%) serve para quem deseja preparar quantidades maiores de detergente, fica mais fácil na hora de calcular a quantidade dos componentes na formulação de detergente.Mas, se você for preparar 10 litros de detergente liquido, as quantidades são as seguintes:Fórmula para fazer 10 litros de detergente liquido: Ácido Sulfônico 600 gDietanolamida de ácido graxo de coco (amida 60) 200 gLauril éter sulfato de sódio 200 gSoda Liquida (50%) 200 gFormol 37% 10 g Corante q.s (até obter a coloração desejada)Essência 10 gTrietanolamina 30 gCloreto de sódio q.s (até ficar viscoso / grosso)Água q.s.p 10 litros (até completar 10 litros de detergente)Um abraço!

  50. Karina Ka disse:

    Olá tentei fazer o detergente utilizando esta fórmula, mas não deu muito certo, fiz uma solução 10% de cloreto de sódio, e fui adicionando aos poucos, no dia o detergente ficou lindo, mas de um dia para o outro ele turvou e separou em duas fases , oque faço para corrigir isto?

    1. José Marcos disse:

      Olá Karina!O detergente pode turvar por excesso de sal ou por causa do frio.Para evitar que o lava louças fique turvo nos dias frios adicione Trietanolamina.Para evitar que fique turvo por excesso de sal, adicione um pouco de Lauril éter sulfato de sódio.Um abraço!

  51. Bom dia! gostaria saber se você tem alguma formula de sabão glicerinado tipo ype transparente?

  52. Bom dia! você tem alguma formula de sabão tipo ypê; transparente e de boa qualidade??

    1. José Marcos disse:

      Olá Glauber!Verifique a fórmula de sabão em barra abaixo:Sabão glicerinadoÉ um sabão glicerinado transparente de primeira linha, fica transparente quando feito com extrusora de sabão, e opaco sem a extrusora.Um abraço!

  53. Nilmar Costa disse:

    amigo em sua receita tem como produzir utilizando glicerina ? pois ao reciclarmos o óleo de cozinha em biodiesel obtemos muita glicerina. Grata,Renata Serratreciclachapero@gmail.com

  54. Romys disse:

    Para comprar na casa o saboeiro tenho que ter cnpj

    1. José Marcos disse:

      Olá Romys!Não é necessário ter CNPJ.Um abraço!

  55. Anônimo disse:

    olá, fiz sua receita. mas meu detergente ficou ralo. como faço para engrossar?

    1. José Marcos disse:

      Olá visitante!Para engrossar o detergente liquido é necessário adicionar Cloreto de sódio (sal de cozinha) diluído em água.Deve ser adicionado aos poucos e sob agitação.Não deve ser adicionado muito sal, pois sal demais raleia e deixa o detergente turvo.Um abraço!

  56. Anônimo disse:

    Olá José Marcos se eu comprar com a casa do saboeiro os produtos de matéria prima, fica quanto? essa formula no fim terá um preço compativel para venda para o varejo ou é somente para uso pessoal

  57. Unknown disse:

    Bom dia eu efetuem o sabão mais ficou com pouca espuma como posso corrigi isso. mim de uma dica ai esta meu email uelltonlima@bol.com.br

  58. nando disse:

    Ótima dica.. parabéns pelo site

  59. Cris Godke disse:

    Olá! Eu posso deixar de usar a trietanolamina no processo de sabão líquido para roupas e detergente? Vai interferir muito na fórmula?

    1. José Marcos disse:

      CrisNo detergente a Trietanolamina evita precipitação no fundo do frasco, principalmente em dias frios.No sabão liquido também evita a precipitação.Dependendo da fórmula do sabão liquido para roupas, pode ser que a Trietanolamina também tenha outras funções na fórmula.Para evitar a precipitação a Trietanolamina pode ser substituída pela adição de ureia diluída em água.

  60. Ola Marcos,Meu detergente ficou branco talvez pelo excesso de amida. E agora o que faço?Obs: Ainda não coloquei o cloreto de sódio.Abraço

    1. José Marcos disse:

      Amida se torna transparente com a adição da Água no detergente.Quando misturamos a Amida no Ácido sulfônico é normal ficar um pouco esbranquiçado, mas depois com a adição do restante da água o detergente fica transparente.Verifique os produtos químicos utilizadas, se estão corretos, a mistura de produtos químicos catiônicos com aniônicos pode turvar o produto e causar separação de fases e precipitação.Ácido sulfônico vencido também deixa o detergente turvo.A adição de Lauril éter sulfato de sódio também melhora a transparência do detergente liquido.

  61. Anônimo disse:

    Boa tarde! gostaria de saber quais equipamentos eu preciso para montar um laboratório para uma pequena empresa de materiais de limpeza. Quais seriam os básicos que eu teria que ter. Agradeço demais por sua resposta.

    1. José Marcos disse:

      Depende do que vai ser analisado no laboratório. Se a empresa vai fazer analises das matérias-primas e dos produtos será necessário vidrarias para fazer as diluições (buretas, baloes volumétricos, tubos de ensaio, provetas, becker, pipetas, etc.).Balança analítica, pHmetro (medidor de pH), viscosímetro, picnômetro (determinação da densidade), estufa, cápsulas de porcelana, mufla, etc.Mas tudo depende do material a ser analisado, verifique as analises que serão feitas no laboratório e procure comprar os equipamentos necessários para cada atividade.Algumas empresas terceirizam analises, principalmente aquelas mais complexas.Se for apenas para determinação de pH e densidade, o pHmetro e o picnômetro se fazem necessários, alem de vidrarias para o manuseio das amostras.

  62. Unknown disse:

    Se eu usar as matérias primas como o ácido sulfônico,soda etc,para fazer as bases. Eu vou estar fabricando? Vou precisar de licença para fazer os orprodut?

    1. José Marcos disse:

      Sim, se você for fazer bases para a fabricação de produtos de limpeza para vender no comercio é necessário ter empresa regulamentada segundo as exigências da Anvisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome
Email
Website

Formulações Gratuitas

Neste site você encontra formulações gratuitas de domissanitários: Detergentes, amaciantes de roupas, água sanitária, sabão liquido, desinfetantes, sabão em pó, limpador multiuso, aromatizador de ambientes, limpa alumínio, pasta para brilho em alumínio, saponáceo, sabão em barra, etc.
Produtos automotivos: Shampoo para carro, pneu pretinho, limpa painel de carro, pasta para mecânico, Intercap, Solupan, LM, Metasil, limpa baú, cera automotiva, cheirinho para carro, etc.
Cosméticos: Xampu para cabelos, condicionador de cabelos, loção corporal, cremes corporais, gel fixador, pomada modeladora, creme para pentear, cera depilatória, sabonetes líquidos, gel redutor, gel para ultrasom, creme antirugas, perfumes, colonias, desodorantes, etc.
Veterinárias (Pet Shop): Xampu para cães e gatos, condicionadores de pelos, Xampu veterinário, perfume para cães, etc.
Todas as formulações são gratuitas para você fabricar para uso próprio ou para vender e ganhar dinheiro.

Produtos de limpeza, cosméticos e automotivos

A fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e produtos automotivos tem se tornado segmentos lucrativos nos últimos anos. Devido ao aumento na demanda esses itens alcançaram altos volumes de venda e faturamento.

Aqui no site você encontra formulações gratuitas para fabricar esses produtos, quer seja em pequena ou grande quantidade, servem para a produção para uso próprio ou em escala industrial.

Outro segmento que pode gerar bons ganhos em dinheiro é o setor de veterinários, como itens para venda em Pet Shop, como shampoos, perfumes e condicionadores. Investir em itens de venda em Pet Shop pode gerar uma boa renda.

Sobre as Formulações

As formulações grátis publicadas neste site são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.