Como Fazer Limpa Pedra

Receita para fazer Limpa Pedra (Limpa Pedras)

Produto de limpeza de caráter ácido utilizado na limpeza de pedras ornamentais. Utilize luvas nas mãos ao fazer e ao aplicar o produto.

Formulação do limpa pedras:

Ácido sulfônico……………..4,5%
Ácido fluorídrico…………… 7,5%
Ácido muriático………………. 3%
Corante………………………… q.s
Água q.s.p para completar 100%

Modo de preparo do Limpa Pedras:

Em 50 litros da água sob agitação dissolva lentamente o ácido sulfônico, adicione o ácido fluorídrico lentamente.
Adicione depois o muriático lentamente, agitando até engrossar.
Em seguida corar e adicionar o restante da água.
Agitar para homogeneização do Limpa Pedras.
Atenção: adicione os ácidos com muito cuidado, usando EPI’s.
Mantenha as matérias-primas e os produtos bem guardados e fora do alcance de crianças.
Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

 

114 pensamentos sobre “Como Fazer Limpa Pedra”

  1. Rennan Moraes

    Cara interessante! Tenho uma dúvida! Uso pedras na minha garagem e como ela é inclinada as vezes fica marca de pneu no chão. Já tentei lavar com ácido muriático e nada! Tem alguma dica? Abraços

  2. Olá Rennan, muito obrigado pela visita!Olha, geralmente usa se ácidos ou limpa pedras.Para a limpeza de manchas de pneus em cerâmicas algumas pessoas usam solventes como thinner ou benzina, procure fazer um teste, pode ser que funcione com pedras (antes de passar, passe em um pequeno espaço e veja se a pedra não sofre alguma alteração).Um abraço!

  3. Opa, obrigado achei o site muito interessante. Fiz o do amaciente, ficou muito bom. A minha pedra que eu uso aqui na garagem é estilo São Tomé acredito ser a Quartzito Rosado! Passei apenas acido muriático (puro) e não adiantou. Depois vou tentar com sua formulação, ainda não tive tempo de fazer. Depois posto o resultado. Abraço!

  4. Interessante esta formula, mas ela seria para quanto em Lts do produto pronto? e o Ácido sulfônico 4,5% seria 4,5 Lts? Obrigado.

  5. Boa tarde!Tenho pedras miracema na calçada e uma rampa em casa. Alguem podia me dar umas dicas de como limpar e tambem (se possivel) enviar uma formula para eu fazer um produto liquido.Um Senhor passou vendendo, mas estava 75 reais um vidro pequeno e segundo ele eu iria precisar de 3 vidros…achei muito caro…Obigado,Fabio – fabioleaosilveira@gmail.com

  6. Olá Anônimo, obrigado pela sua visita!Depende da quantidade que você for preparar, se for 100 quilos a quantidade de ácido sulfônico é 4,5 quilos (quatro mil e quinhentos gramas).Fica assim para 100 quilos:Formulação:Ácido sulfônico……………..4,5 quilosÁcido fluorídrico…………… 7,5 quilosÁcido muriático………………. 3 quilosCorante q.sÁgua q.s.p até completar 100 quilos.Um abraço!

  7. OLÁ TRABALHO COM REVENDA DE PRODUTOS DE LIMPEZA,VENDO LIMPA PEDRA E LIMPA ALUMINIO.ESSES DOIS PRODUTOS QUE EU VENDO SÃO PRATICAMENTE IGUAIS MAS PARA FINALIDADES DIFERENTES E O MEU LIMPA ALUMINIO E MAIS CONSISTENTE.ANALISEI SUAS FORMULAS E PERCEBÍ QUE SÃO BASICAMENTE O MESMO PRODUTO.POSSO USAR UMA RECEITA PARA OS DOIS PRODUTOS?

  8. Gostaria de saber ;;; se esse produto com tempo pode depreciar…os minerais..como as pedras ardosia, miracema, pedra madeia entre outras… se eu entendi bem p; cada 50 litros de águas usamossulfônico……………..4,5% = 4,5 litrosÁcido fluorídrico…………… 7,5%=7,5 litrosÁcido muriático………………. 3%= 3 litros.isso mesmo mestre.. obrigado

  9. Olá Agnaldo!Todo produto ácido causa corrosão, procure usar quando é necessário, mas sem exageros.Para 50 litros é o seguinte:sulfônico……………..2.250 gramasÁcido fluorídrico…………… 3.750 gramasÁcido muriático……………….1.500 gramasÁgua até completar os 50 litros.Um abraço!

  10. Boa tarde José!Meu nome é Sandro e gostaria de saber se esta formulação do limpa pedra irá causar algum dano à plantas e gramados?Obrigado!

  11. Olá Agnaldo!O produto é corrosivo, pode ser que com o tempo ocorra.Fica assim para 50 litros:Formulação:Ácido sulfônico……………..2.250 gramasÁcido fluorídrico……………3.750 gramasÁcido muriático……………….1.500 gramasCorante q.sÁgua q.s.p até completar 50 litros.Um abraço!

  12. Olá Anônimo!Como disse, o produto é corrosivo, procure utilizar com muito cuidado, evitando que o produto escorra para gramados ou atinja as plantas.Um abraço!

  13. boa noite ,onde posso encontrar esses produtos,acido sulfonico,muriatico fluoridrico e corante qs. grato

  14. Olá Anônimo!Os produtos são faceis de encontrar, são encontrados em revendedores de produtos químicos, verifique na lista telefônica de sua cidade e região.Site de uma empresa revendedora:www.chemco.com.brUm abraço!

  15. PRECISO DE FORMULAÇÃO DAQUELA PASTA DE LIMPEZA PARA MULTI USO.. LIMPA COMPUTADORES, PAINEL DE CARRO, PARACHOQUE, CADEIRAS, MOVEIS DE ESCRITORIO.AGRADEÇO"!!!

  16. bom dia!na área externa da minha casa tem pedra são tomé e elas estão muitos escuras. nao tenho como preparar esse limpa pedras, vc pode me indicar outra coisa que posso fazer pra conseguir clarear as pedras? muito obrigada! janaina

  17. Olá Janaina!Nos mercados e em lojas especializadas você encontra limpa pedras já preparado.São Tomé – a limpeza é feita com água e sabão, sendo, de vez em quando, necessário a contratação de uma empresa especializada para uma limpeza mais profunda com ácido muriático pois mancha com facilidade.Um abraço!

  18. minha pedra miracema manchou (não sei com o quê), o que faço para limpá-la? quais produtos usar e o que não se deve usar.Grata Regiane

  19. Amigos, essa formula serve para limpeza de telhados sim, queima um pouco a grama, e deve-se usar botas para aplicar. Ela tem um efeito melhor se vc molhar as pedras e aplicar o produto dissovido depois, deixar agir por uns minutos depois esfregar. Essa formula causa um estrago irreversivel em pisos ceramicos, entao nao serve para a limpesa do vaso sanitario, vai agredir o esmalte. Tambem pode agredir vidros. Referente as manchas que ira remover, depende da origem das manchas, se for oleo, lodo, mofo, vai servir sim.

  20. Por quem posso substituir o dimeticone copoliol (DC 193) e qual a sua finalidade na fabricação de Cera Automotiva

  21. Boa tarde.Vc saberia me dizer onde encontro este produto pronto (ácido sulfonico, fluorídrico…), para limpar a pedra de miracema, aqui em Belo Horizonte.ObrigadaFátima

  22. oi quero saber se para fazer limpa aluminio eu posso trocar o acido fluoridrico por outro acido beijos!!!!!

  23. olá,gostaria muito de saber onde compro essa formula pronta,ou os mesmos produtos para preparar aqui em recife,pois as minhas pedras estão em estado deploravél.jane,15 de julho de 2011.

  24. Olá Tia Batian!Pisos de cerâmica devem ser limpados com sabão neutro e água. Produtos com ácido muriático ou cloridrico deixa o revestimento poroso.Saponáceo cremoso e escova de náilon são boa alternativa para a limpeza periódica de cerâmicas e porcelanatos e do rejunte mais encardido. Um abraço!

  25. Olá Jane!Você encontra o Limpa Pedras em lojas especializadas (produtos de limpeza), lojas de materiais de construção e em alguns supermercados.Os produtos químicos você encontra em revendedores de produtos químicos, consulte as páginas classificadas da sua lista telefônica que você deve encontrar revendedores.Um abraço ao povo de Pernambuco!

  26. Olá pintei minha calçada de cor concreto mas está toda manchada da roda do carro, o q posso passar no chão para remover a mancha do pneu?..obrigada..

  27. Olá pessoal,Há 6 meses foram assentadas em toda area externa de minha casa a pedra Miracema. Porém, o pedreiro que a assentou deixou muito resíduo de concreto nela na hora de rejuntar, e esse resíduo persiste até hoje na pedra. Já lavei várias vezes com limpa pedras a base de ácido Muriático, com enceradeira com escova de nilon e lavadora de alta pressão (Wap). O resultado que obtive foi de pouco sucesso, pois a maior parte do concreto continua grudado em cima da pedra. Se alguém souber de alguma solução, peço a gentileza de me ajudar.Muito obrigado e parabéns pelo site, pois é de alta utilidade e ajuda.

  28. oi jose marcos..cara; comecei um peq.. negocio, de produto de limpesa..minha maior dificuldade e com o marketing??ou seja..as embalagens..a o rotulagen do produto..as pessoas sao descomfiadas com a procedencia dos produtos..fabrico perfume mais a rotulagens e o preço das essencias sao minha maior dificuldade..vc pode me dar uma dica?

    1. Olá Moreno!Veja se você tem como criar o seu próprio rotulo para os perfumes, consulte uma gráfica ou serviço de serigrafia.Mas a unidade não pode sair muito cara, para não encarecer demais o perfume.Para a caixinha de perfume, você também pode personalizar, verifique o site abaixo:Fabricar caixinhas para perfumesMas o preço da unidade não deve ficar muito alto, para não encarecer o produto.No caso das essências, é necessário pesquisar preços com os fornecedores.Dentre os fabricantes de essências, segue alguns abaixo:www.iff.comwww.latelierparfums.com.brImportadora de essências:www.belmay.comDistribuidor de essências para perfumes da Belmay:www.artsessencias.com.brUm abraço!

    1. Olá visitante do Fórmulas Grátis!O limpa pedras é indicado para a limpeza de pedras.Para utilizar o limpa pedras em outro tipo de aplicação é necessário fazer testes com o produto.Um abraço!

  29. Bom dia, primeiro parabéns pelo site, pelas dicas, muito legal. Moro em um sítio, tenho o passeio ao redor da casa, piso de tijolo. Está com muito limo/mofo. Já usei de tudo que tem no mercado comum, limpa pedras, cloro, e não resultou. Então quero limpar bem e depois cobrir com um hidrofungante ou não sei o que. Poderia me ajudar? Grato pela sua atenção.nellocamposjr@gmail.com

  30. bom dia ! gostaria de saber se existe algum outro ácido que substitua o ácido fluorídrico, pois o mesmo só pode comprar quem tem autorizaçaõ da policia federal, ou se o ácido muriatico com o ácido sulfônico tem um bom resultado?????obrigado pela atenção. júnior

  31. Olá Júnior!Verifique a formulação abaixo:O Smart HFE é um Blend de ácido orgânico fixo com ácido Fluorídrico 70%,esse produto é isento de Licença do Ministério do Exército.Limpa Pedra ConcentradoConcentração – (1:20)Fórmula:Ácido Sulfônico 90% – 4% (4 quilos)Smart HFE – 4% (4 quilos)Ácido clorídrico – 8% (8 quilos)Água até completar 100 litrosO Smart HFE você encontra na chemix.com.brUm abraço!

    1. Boa tarde, este Limpa pedra concentrado, seria o flúor Alcalino hf, que vendem Porai, para pisos encardido,onde não há necessidade de se esfregar!

    2. O NOME FLÚOR ALCALINO É PEGADINHA. O FLÚOR É UM GÁS E UMA DAS MANEIRAS DE SE OBTER SEU ESTADO AQUOSO É FAZENDO UM COMPOSTO DE UM ÁTOMO DE FLÚOR E UM DE HIDROGÊNIO(Fluoreto de hidrogênio) LIGADOS POR UMA LIGAÇÃO COVALENTE. APÓS ESSE COMPOSTO ACRESCENTADO EM ÁGUA O QUE TEMOS ? ÁCIDO FLUORÍDRICO ! KKKKK

  32. Olá amigos, essa fórmula também limpa telhas? Caso não, poderiam me passar a fórmula.grato, Lucas.

  33. Bom dia José Marcos, Gostaria de informações sobre LIMPA TELHAS, meu telhado está com aquelas manchas pretas, como faço para limpá-las, sei que o produto é chamado de LIMPA TELHAS, gostaria de informações sobre de como fabricar o tal produto.Grato

    1. Olá José MarcosAndei pesquisando e descobri o que ninguém quer contar :)A formula do LIMPA-TELHAS é vendida a preços altíssimos no mercado livre.Como todos os produtos, ñ existe apenas uma formula, mas aqui vai a que eu encontrei:FÓRMULA PARA FAZER 50 LITROS DE LIMPA-TELHA1 litro de Ácido Sulfônico40 litros de Água5 litros de Hipoclorito de Sódio a 12,5%350 ml de Hidróxido de Sódio líquido à 50%1,5 litros de Butilglicol.

  34. bom dia seu Jose Marcos!2 perguntas, 1ª eu posso usar esse produto para limpeza de telhados?e qual acido eu posso usar no lugar do fluorídrico que é proibido?

    1. Olá Edson!Não, ele fica com o pH bem ácido.Como é para limpar pedras e não vai entrar em contato com as mãos o pH fica bem acido.O detergente é diferente, ele entra em contato com a pele, nesse caso o pH tem que ser controlado e ficar próximo do neutro.Para utilizar o limpa pedras é necessário equipamento de proteção (luvas, óculos, etc.).Um abraço!

  35. Boa tarde José Marcos, vc tem a formula de algum detergente para piso, para tirar manchas, encardidos e restaurar piso ceramico, e a materia prima, aguardo resposta humberto

  36. CURSO PROFISSIONALIZANTE para empresas que queiram trabalhar com limpeza de pedras e telhados. EExperiência de 10 anos no ramo prestando serviços de altíssima qualidade. Negócio muito rentável. Interessados ligar: (37) 99963-0926

  37. Olá José Marcos ! Gostaria de saber se esta formula é a mesma que passam oferecendo em casa para limpeza de quintal encardido. Passa o produto, esfrega e o encardido sai.MUito bom…mais também muito caro. Geralmente vem na cor azul escuro ou pink. Valeu…Aguardo.

    1. RaphaelÉ difícil saber se é o mesmo produto pela cor, verifique com o vendedor quais são os produtos químicos presentes na composição do produto.O Solupan é um produto que também pode ser utilizado na limpeza de pátios de manobras de veículos, removendo sujeiras de óleos e graxas. Solupan é um produto alcalino, diferente do limpa pedras que é um produto acido.Pode ser que seja um dos dois.Mas não utilize o limpa pedras em pisos cerâmicos, pois pode corroer o esmalte da superfície do piso deixando sem brilho.

  38. Bom dia José MarcosEstou interessado em produzir um produto para limpeza de pedras em geral, calçadas, procelanatos rústicos, ceramicas em geral e pisos anti-derrapantes.Existem varias empresas no Brasil oferecendo esse tipo d produto a base de Fluor com as seguinte composição.FLÚOR BIODEGRADÁVEL – FORMULA: Tensoativo não Iônico, Tensoativo aniônico, Alcalinizantes acidificantes, Agentes regularizador de pH, conservante corante e água.É um produto interessante pois não agride a pele, pois muitos demonstram aplicando com mão e promete que após 1 min, não ficam residuos quimicos. Voce teria essa formula?GratoLuiz Rocha

    1. ThiagoA formula de limpa pedras acima esta descrita em porcentagem, permitindo fazer qualquer quantidade, desde que se faça os cálculos dos produtos químicos.Vamos supor que você deseja fazer 100 litros de limpa pedras, as quantidades são as seguintes:Ácido sulfônico: 4,5 quilosÁcido fluorídrico: 7,5 quilosÁcido muriático: 3 quilosCorante: qs (quantidade suficiente para chegar na cor que você deseja)Água: até completar os 100 litros de Limpa pedras.Com as quantidades descritas você consegue fazer qualquer quantidade, desde que faça os cálculos de cada um dos componentes segundo a quantidade de limpa pedras que deseja fabricar.

    1. Um produto para ser alcalino tem que ter pH acima de 7.Com pH 6 ele é um produto Ácido (levemente ácido).No momento não disponho de formula para produto flúor alcalino.

  39. Boa tarde, este produto seria este que vendem no mercado, dizendo flúor alcalino hf, onde se aplica o produto é sem necessidade de se esfregar, deixa agir 1 minuto e se retira com a água, e se vê uma ótima limpeza?

  40. José Marcos desculpa minha ignorância, só uma perguntasobre estes produtos que mencionei em um comentário mais acima, o flúor Alcalino, onde vemos pessoas fazendo aplicação até com panos e tendo contato com as mãos, e se vê uma ótima eficácia na limpeza de pisos encardido, mesmo o produto não sendo ácido, porque se não provavelmente irritaria a mão de quem aplicou, existe produto com está eficácia sem ser corrosivo?

    1. Eu não conheço o flúor alcalino, mas existe produto com a eficacia mostrada nos videos e imagens.Um produto acido possui pH abaixo de 7, o alcalino já é acima de 7 (levemente).Tanto os muito ácidos, como os muito alcalinos podem causar queimaduras e irritações, além de prejudicar as unhas dos dedos. Portanto, não é aconselhável utilizar o produto sem luvas nas mãos.

  41. Vi nos comentários que a formulação do Limpa pedra concentrado e outra, as 3 formulação são eficazes para limpeza de calçadas e pedra de piscinas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.