Como Fazer Shampoo para cabelos secos

Como Fazer Shampoo para cabelos secos
Receita de shampoo para cabelos secos
Fórmula grátis para a fabricação de shampoo indicado para cabelos secos.
Shampoos para cabelos secos possuem menos tensoativos, os tensoativos são responsáveis pela ação de detergência, são eles que promovem a formação de espuma e retiram as sujidades dos fios e couro cabeludo.

O shampoo na fórmula abaixo possui em sua formulação um agente espessante e sobreengordurante, além de ajudar no espessamento do xampu, esse espessante deixa a espuma rica e consistente.

O Cocoamidopropil betaina presente no xampu deixa a formulação mais suave e é um co-tensoativo auxiliar na formação de espuma e detergência.
A Glicerina é um agente umectante, a Lanolina Etoxilada é um agente emoliente que condiciona os fios capilares, possui ação sobreengordurante, condicionador e hidratante.

Lanolina Etoxilada é muito utilizado em xampus para cabelos secos.
Utilize a fita de medir o pH para acertar o pH do shampoo, ou um pHmetro.
Os componentes químicos utilizados na fabricação do xampu você encontra em revendedores de produtos químicos ou em lojas virtuais.
Mais fórmulas grátis de shampoo:
Como fazer shampoo condicionador 2 em 1

Formula de xampu condicionador de cabelos

Fórmula do shampoo (xampu) para cabelos secos:

Lauril éter sulfato de sódio______________________ 20%

Dietanolamida de ácido graxo de côco (90%)________ 3%
Cocoamidopropil betaina_________________________ 3%
Metilparabeno_______________________________ 0,15%
Propilparabeno______________________________ 0,05%
Glicerina______________________________________ 2%
Lanolina Etoxilada (50%)________________________ 1%
Ácido cítrico___________________________________ q.s
Corante______________________________________ q.s
Essência_____________________________________ q.s
Cloreto de sódio_______________________________ q.s
Água (qsp)_________________________________ 100%

Modo de preparo do xampu para cabelos secos:
Em um recipiente apropriado adicione:
Metade da quantidade da água.
Adicione o Lauril éter sulfato de sódio e agite.
Adicione a Dietanolamida de ácido graxo de côco e agite.
Adicione o Cocoamidopropil betaina e agite bem.
Aqueça a Glicerina, o Metilparabeno e o Propilparabeno até completa solubilização, adicione esta solução aos poucos e sob agitação constante.
Adicione a Lanolina etoxilada e agite.
Dissolva o Ácido cítrico em um pouco de água e acerte o p.H (entre 6 a 7).
Dissolva o corante em água e adicione.
Adicione a Essência.
Complete o volume para 100% com água e agite bem.
Acerte a viscosidade com Cloreto de sódio dissolvido em água, adicione aos poucos até obter viscosidade desejada.

Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

18 comments on “Como Fazer Shampoo para cabelos secos

  1. Rogerio Régis

    olá. voce teria como publicar uma fórmula de pó descolorante, e se possível também a do pó descolorante que ao mesmo tempo tintura o fio de vermelho: agradeço a atenção e aguardo sua resposta.

    Resposta
  2. Anônimo

    Olá, gostaria de fazer algumas dessas formulas em potes de 1 litro para vender, mas preciso saber qual o prazo de validade dessas formulas de perfume e xampu. Agradeço.

    Resposta
  3. Anônimo

    òla estas formulas são boas mais ficam dificeis d fz, pois elas estão em porcentagem indiq em kg gramas ml gotas etc.. obrigado

    Resposta
  4. José Marcos

    Olá anônimo!Composição para 100 litros de shampoo para cabelos secos: Lauril éter sulfato de sódio______________________ 20% (20 kg)Dietanolamida de ácido graxo de côco (Amida 90%)________ 3% (3 kg)Cocoamidopropil betaina (tensoativo anfotero)_ 3% (3 kg)Metilparabeno_______________________________ 0,15% (150 gramas)Propilparabeno______________________________ 0,05% (50 gramas)Glicerina______________________________________ 2% (2 kg) Lanolina Etoxilada (50%)________________________ 1% (1 kg)Ácido cítrico___________________________________ q.s (até obter o pH indicado)Corante______________________________________ q.s (até obter a tonalidade desejada)Essência_____________________________________ q.s Cloreto de sódio_______________________________ q.s (até obter viscosidade desejada)Água (qsp) até completar os 100 litros de shampoo Um abraço!

    Resposta
  5. Priscilla

    Olá,essa fórmula é muito boa,mas fui comprar os os ingredientes e so encontrei a maioria das químicas em líquido, tipo;"lauril éter sulfato de sódio líquido" e na fórmula está "sólido". Daí fiquei meia confusa… achei que poderia não dar certo, por causa da diferença… vc poderia me passar essa mesma fórmula, só que com as químicas em LÍQUIDO? e se possivel, me ensinar como fasso para passar as fórmulas que estão com ingredientes sólido para líquido. Pois eu aproveito muito as fórmulas que vc passa nesse blog.brigadim!

    Resposta
  6. Anônimo

    OI!POSSO TROCAR O Metilparabeno E OPropilparabeno PELO TI 150?POSSO TROCAR O LAURIL ÉTER PELO LAURIL SULFATO DE SÓDIO? TEM MUITA DIFERENÇA ENTRE ELES?

    Resposta
  7. José Marcos

    Olá Priscilla!Os componentes são líquidos, somente o Metilparabeno, Propilparabeno, Corante e Cloreto de sódio que são sólidos, para preparar o produto você precisa pesar os componentes em uma balança.Um abraço!

    Resposta
  8. José Marcos

    Olá Anônimo!Eu não conheço o produto TI 150, o Metilparabeno e Propilparabeno são conservantes, eles podem ser substituídos por outro conservante indicado para shampoo, seguindo a indicação do fabricante.Você pode trocar o Lauril éter pelo Lauril sulfato de sódio.Um abraço!

    Resposta
  9. José Marcos

    Olá Rosana!A Casa do saboeiro vende um Conjunto para fabricação da base de glicerina ou sabonete glicerinado, com um tanque para aquecimento.A Fonoquímica vende Reator (tanque agitador) motorizado banho maria.Um abraço!

    Resposta
  10. Anônimo

    UM AFÓRMULA BÁSICA SIMPLES PARA SHAMPOO , POSSUI EM SUA COMPOSIÇÃO LAURIL 28 Á 17,5% , AMIDA 80 2,5% , DIPEG 6000 0,2% E BETAINA DE COCO 2,0% , CLORETO DE SÓDIO A 1,0% ! cONSERVANTE SEMPRE USAR OS DE FORMA LIQUIDA MAIS FACIL DE IMCORPORAR AS FORMULÇÕES !!!!! o CORANTE DEVE SER PREPARADO E DEIXADO EM SOLUÇÃO ( Á 1%) , DEPOIS DEVE-SE FILTRAR O MESMO PARA EVITAR PRECIPITAÇÃO DO MESMO NO PRODUTO !!! A VISCOSIDADE VARIA MUITO EM SHAMPOOS DEPENDENDO DO SEU PH !!! O IDEAL É ENTRE 5,5 E 6,5 . OK ! ATT: CLÓVIS

    Resposta
  11. José Marcos

    Olá Clóvis!O Diestearato de Polietilenoglicol 6000 é indicado para shampoos feitos a quente (com aquecimento).O Cloreto de sódio varia de shampoo para shampoo, dependendo da quantidade de tensoativos e da viscosidade que se deseja obter para o produto.Solução de corante não deve ficar preparada por muito tempo, o ideal é estabelecer a quantidade necessária de corante para cada lote, pesar e diluir no dia da preparação do shampoo.Um abraço!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.