Como Fazer Shampoo para cabelos oleosos

Como Fazer Shampoo (xampu) para cabelos oleosos
Fórmula para a fabricação de shampoo para cabelos oleosos
Formulação estruturada para retirar a oleosidade dos cabelos com maior quantidade de tensoativos e agentes formadores de espuma para dar ao xampu maior poder de detergência na limpeza dos fios de cabelos.
Possui em sua formula tensoativos aniônico, não-iônicos e tensoativo anfótero, o tensoativo aniônico deixa o xampu para cabelos oleosos com boa formação de espuma e facilidade de acerto de viscosidade com o espessamento feito com o Cloreto de sódio.

O tensoativo não-iônico age como espessante e estabilizador da espuma do shampoo, possibilitando uma espuma rica que demora a se desfazer, possui também ação sobreengordurante e protetora da queratina.
O tensoativo anfótero presente no xampu para cabelos oleosos age como co-tensoativo, auxiliando na formação de espuma e detergência, shampoos com Cocoamidopropil betaína tendem a serem mais suaves.

A Glicerina presente no shampoo é umectante e ajuda os cabelos a reter a hidratação.
Para checar e acertar o pH do shampoo para cabelos você pode utilizar a fita para medir o pH, em industrias cosméticas e laboratórios esse procedimento pode ser feito utilizando um aparelho que tem o nome de pHmetro, que pode ser o de bancada ou o portátil.

Na produção em pequenas quantidades você pode utilizar pás de plastico para agitar e misturar o xampu para cabelos oleosos, nunca utilize pás de madeira, pois a madeira retem sujidades que contaminam o xampu.
O shampoo para cabelo oleoso pode ser enriquecido com extratos vegetais, como o extrato glicólico de Hamamelis, por exemplo.

Fórmula do Shampoo (xampu) para cabelos oleosos:
Lauril éter sulfato de sódio____________________ 23%
Dietanolamida de ácido graxo de coco 90%_______ 2%
Cocoamidopropil betaina______________________ 2 %
Metilparabeno_____________________________ 0,15%
Propilparabeno____________________________ 0,05%
Glicerina___________________________________ 2%
Ácido cítrico________________________________ q.s
Corante___________________________________ q.s
Essência___________________________________ q.s
Cloreto de sódio_____________________________ q.s
Água (qsp)_______________________________ 100%

Modo de preparo da formula de Shampoo (xampu) para cabelos oleosos:
Em um recipiente apropriado adicione:
Metade da quantidade da água.
Adicione o Lauril éter sulfato de sódio e agite.
Adicione a Dietanolamida de ácido graxo de côco e agite.
Adicione o Cocoamidopropil betaina e agite bem.
Aqueça a Glicerina, o Metilparabeno e o Propilparabeno até completa solubilização, adicione esta solução aos poucos e sob agitação constante.
Dissolva o Ácido cítrico em um pouco de água e acerte o p.H (entre 6 a 7).
Dissolva o corante em água e adicione.
Adicione a Essência.
Complete o volume para 100% com água e agite bem.
Acerte a viscosidade com Cloreto de sódio dissolvido em água, adicione aos poucos até obter viscosidade desejada.

Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

11 pensamentos sobre “Como Fazer Shampoo para cabelos oleosos”

  1. Olá Anderson!Sim, você pode adicionar hidroxietilcelulose na água e agitar até a formação de um gel.Depois adicione os componentes como indicado no preparo.Não posso te indicar a quantidade, mas faça pequenos testes, iniciando com 0,2%, por exemplo, até chegar numa proporção que dê uma boa viscosidade no shampoo final.Um abraço!

  2. Olá amigo. Entrei no site da lUMAER prá comprar os ingredientes prá fabricação de shampoos cabelos oleosos (do seu site), e não encontrei ingredientes tais como: Dietanolamida de ácido graxo de côco; Cocoamidopropilbetaina;Metilparabeno; Propilparabeno. Creio que talvez seja uma questão de nomenclaturas de ingredientes. Pode me ajudar nessa questâo?? Grato.

  3. José Marcos (Administrador do blogo)Pode ser irrelevante meu comentário, mas acho muito nobre você postar fórmulas com suas propriedades intelectuais para os interessados dando-lhes a oportunidade de abrir o próprio negócio para aqueles que não são da área e ainda há possibilidade de trocar idéias ou atualizar conhecimentos para aqueles que já são da área como eu, Químico. Parabéns e também agradeço. Sou de Manaus – AM, meu e-mail: jeffacanha@hotmail.com caso queira trocar idéias. Geverson

  4. Ola´José Marcos, qual a diferença do shampoo sem sal e com sal , e como faço sua formula sem sal ? Obrigado.

  5. Olá Anônimo!O shampoo sem sal não contém Cloreto de sódio como espessante, sendo adicionado outro tipo de espessante para espessar (engrossar/aumentar a viscosidade) o shampoo.Para fazer o shampoo para cabelos oleosos sem a adição de sal, você pode adicionar a Hidroxietilcelulose, mas é preciso fazer pequenos testes para verificar qual a quantidade necessária de Hidroxietilcelulose que deve ser adicionada ao shampoo para obter a viscosidade que você deseja.Para adicionar a Hidroxietilcelulose no shampoo é necessário fazer o gel (Hidroxietilcelulose + água) primeiro antes de adicionar no shampoo.Um abraço!

  6. Bianco felipe ,olá tudo bem? eu estou começando na área de cabelos e quero ter meus próprios produtos sei que o senhor esta dando esta impa oportunidade de fazer o produto com sua formula, eu queria saber se eu queria saber se é necessário ter um laboratório caseiro.Estes recipientes de medidas de porcentagens da formula onde encontro ou não é preciso,tira a minha dúvida por favor?

  7. Olá Bianco!Para comercializar produtos cosméticos é necessario ter empresa adequada e com autorização da Anvisa.Para preparar a fórmula acima, você precisa calcular os componentes, exemplo:Lauril éter sulfato de sódio – 23%Se você for preparar 100 quilos de shampoo, 23% corresponde a 23 quilos de lauril.Se você for preparar 10 quilos de shampoo, 23% corresponde a 2300 gramas de lauril.Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.