Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Como Fazer Desinfetante de Lavanda

Receita para fazer Desinfetante de Lavanda. Formula de Produto de limpeza ideal para limpar e desinfetar banheiros, pisos, vasos sanitários, etc. Deixa um perfume agradável nos ambientes onde o produto é utilizado. Contém um agente bactericida em sua composição.

Devido ao efeito bactericida do Cloreto de benzalcônio, este produto de limpeza limpa e desinfeta áreas e superfícies criticas que podem estar contaminadas por agentes nocivos para a saúde humana, como bactérias e outros agentes patológicos microscópicos.

Produto de limpeza que limpa, promove desinfecção e perfuma superfícies, como pisos, azulejos, revestimentos, box de banheiro, vasos sanitários e outras superfícies em áreas domesticas e industriais. Deixa um agradável cheirinho de lavanda.

Fórmula para 100 litros de desinfetante de lavanda:

  • Essência de Lavanda – 1 litro
  • Nonil Fenol Etoxilado (Renex 95) – 500 gramas
  • Opacificante (Brancol) – 200 gramas
  • Bactericida (Quartenário de Amônio / Cloreto de benzalcônio) – 1 kg
  • Corante – q.s
  • Água q.s.p – até completar 100 litros

Como fazer a formula do Desinfetante de Lavanda:

Em um recipiente adicione 50% da quantidade da água.
Em um recipiente a parte misture a Essência, o Nonil Fenol e o Bactericida. Adicione essa mistura na água sob agitação.
Adicione o Opacificante (caso queira que fique transparente, não adicione o opacificante).
Corante diluído em água.
Pare a agitação e complete o volume com água para 100 litros.
Agite para homogeneização do Desinfetante de Lavanda.

Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro
  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

15 Comentários

  • Ola! José Marcos.Gostaria de saber se o desinfetante deve ser.* Alcalino.* Acido ou* Neutro.Estou com problema de mudança de cor nos desinfetante. Será o corante?Rodrigues. Obrigado!

  • Olá Rodrigues, obrigado pela visita!O pH pode ser ácido (de 4,5 a 5,5) ou alcalino (de 9,5 a 11,5).Geralmente a formulação apresenta pH ácido, mas pode ser adicionado alcalinizantes como o tripolifosfato de sódio e carbonato de sódio para elevar a faixa de pH.Procure saber para que faixa de pH o corante é indicado, se o desinfetante apresenta pH fora da faixa indicada para o corante, o desinfetante pode ter alteração de cor, na hora ele fica normal, mas com o tempo a cor vai alterando.Você pode adicionar um pouco de sequestrante (Trilon B liquido), para melhorar a estabilidade do produto, cerca de 0,1 a 0,5%.Um abraço!

  • Obrigado!!Vou fazer os testes…Estou aguardando as formulas do detergente liquido e em pó. Absss….PARABENSSS..joao Rodrigues

  • ESTOU AGUARDANDO A FORMULA PARA FAZER 1 LITRO DE DESINFETANTE. A RECEITA QUE VCS COLOCAM É SEMPRE PARA 100 LITROS.NOSSA MÃE. POR FAVOR PASSAR PAR VLCMB@IG.COM.BR

  • Olá Vera Lucia!Fórmula para 1 litro de desinfetante:Essência de Lavanda 10 mlNonil Fenol Etoxilado (Renex 95) 5 gramasOpacificante (Brancol) 2 gramasBactericida (Quartenário de Amônio) 10 gramasCorante q.s (quantidade suficiente)Água até completar 1 litro de desinfetante.Um abraço!

  • oi marcos o batedor tem que ser lento ou pode ser rapido, obrigado desde ja.

  • Olá Luciano Miranda!Lento, para não formar muita espuma.Para quem vai comprar ou fazer um tanque agitador, procure instalar um inversor de frequência, com o inversor de frequência você regula facilmente a velocidade de agitação.Utilizo o inversor da marca Yaskawa, muito bom e dura muito tempo.Um abraço!

  • olá José Marcos, bom diaEstou com um probleminha com o RENEX.Aqui na minha região ñ encontro e na loja onde comprei as essências a vendedora me disse que seus clientes usam DETERGENTE de lavar louça no lugar, mas ela ñ sabe a quantidade.Vc tem alguma informação sobre isso?Obrigada.

    • O detergente que contém acido sulfônico e lauril éter sulfato de sódio tiram o efeito do Bactericida (Quartenário de Amônio).O Quartenário de Amônio é incompatível com tensoativos aniônicos (Ácido Sulfonico, lauril éter, etc.).Se for fazer desinfetante com Quartenário de Amônio, não adicione detergente.Desinfetante sem Renex:2 litros do detergente1 litro de essência de pinho 300 ml de formol 37%200 ml de brancol 95 litros de água Corante qs (quantidade suficiente) Modo de fazer o desinfetante: Em um recipiente misture o detergente com a essência, adicione depois a água, o formol e homogeneizar bem. Adicione depois o brancol e o corante para colorir. Agite até misturar bem.Um abraço!

  • como posso substituir o bactericida? há algum outro produto? não estou encontrando

    • CamilaExiste outros produtos que tem efeito bactericida em desinfetantes, mas são mais difíceis de encontrar.Pode ser que os fornecedores de produtos químicos tenham o produto com outros nomes, como Dodigen, amoneo quaternário para desinfetante, Cloreto de benzalcônio, etc.

  • Olá boa tarde, eu gostaria de aprender a fazer desinfetante proficional para comercializar, podemos conversar no pv?

    • AlexA maioria das formulas aqui publicadas podem ser produzidas em escala comercial.Pesquise no site e veja outras formulas de desinfetantes aqui disponíveis.Abraço!

  • Boa noite.
    Na fórmula de “desinfetante de lavanda” posso substituir o quartenário de amônio pelo IPEL BHD-208? Obrigado.

    • O IPEL BHD 208 é uma Mistura de Isotiazolinonas e derivado Halogenado, é um conservante, porem não possui ação bactericida. Já o quaternário de amônio (cloreto de benzalcônio) age como bactericida. Portanto para que o produto tenha ação desinfetante é necessário o cloreto de benzalcônio, caso contrario o desinfetante vai apenas perfumar e limpar, mas não vai matar os germes nas superfícies onde é aplicado. Portanto não substitua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.