Como Fazer Desinfetante de Lavanda

Receita para fazer Desinfetante de Lavanda

Produto ideal para limpar e desinfetar banheiros, pisos, vasos sanitários, etc. Deixa um perfume agradável nos ambientes onde o produto é utilizado. Contém um agente bactericida em sua composição.

Fórmula para 100 litros de desinfetante de lavanda:
Essência de Lavanda______________ 1 litro
Nonil Fenol Etoxilado (Renex 95)____ 500 gramas
Opacificante (Brancol)____________ 200 gramas
Bactericida (Quartenário de Amônio)___ 1 kg
Corante_______________________ q.s
Água q.s.p____________________ 100 litros

Modo de preparar o Desinfetante de Lavanda:

Em um recipiente adicione 50% da quantidade da água.
Em um recipiente a parte misture a Essência, o Nonil Fenol e o Bactericida. Adicione essa mistura na água sob agitação.
Adicione o Opacificante (caso queira que fique transparente, não adicione o opacificante).
Corante diluído em água.
Pare a agitação e complete o volume com água para 100 litros.
Agite para homogeneização do Desinfetante de Lavanda.

Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

14 pensamentos sobre “Como Fazer Desinfetante de Lavanda”

  1. Ola! José Marcos.Gostaria de saber se o desinfetante deve ser.* Alcalino.* Acido ou* Neutro.Estou com problema de mudança de cor nos desinfetante. Será o corante?Rodrigues. Obrigado!

  2. Olá Rodrigues, obrigado pela visita!O pH pode ser ácido (de 4,5 a 5,5) ou alcalino (de 9,5 a 11,5).Geralmente a formulação apresenta pH ácido, mas pode ser adicionado alcalinizantes como o tripolifosfato de sódio e carbonato de sódio para elevar a faixa de pH.Procure saber para que faixa de pH o corante é indicado, se o desinfetante apresenta pH fora da faixa indicada para o corante, o desinfetante pode ter alteração de cor, na hora ele fica normal, mas com o tempo a cor vai alterando.Você pode adicionar um pouco de sequestrante (Trilon B liquido), para melhorar a estabilidade do produto, cerca de 0,1 a 0,5%.Um abraço!

  3. Obrigado!!Vou fazer os testes…Estou aguardando as formulas do detergente liquido e em pó. Absss….PARABENSSS..joao Rodrigues

  4. Olá Vera Lucia!Fórmula para 1 litro de desinfetante:Essência de Lavanda 10 mlNonil Fenol Etoxilado (Renex 95) 5 gramasOpacificante (Brancol) 2 gramasBactericida (Quartenário de Amônio) 10 gramasCorante q.s (quantidade suficiente)Água até completar 1 litro de desinfetante.Um abraço!

  5. Olá Luciano Miranda!Lento, para não formar muita espuma.Para quem vai comprar ou fazer um tanque agitador, procure instalar um inversor de frequência, com o inversor de frequência você regula facilmente a velocidade de agitação.Utilizo o inversor da marca Yaskawa, muito bom e dura muito tempo.Um abraço!

  6. olá José Marcos, bom diaEstou com um probleminha com o RENEX.Aqui na minha região ñ encontro e na loja onde comprei as essências a vendedora me disse que seus clientes usam DETERGENTE de lavar louça no lugar, mas ela ñ sabe a quantidade.Vc tem alguma informação sobre isso?Obrigada.

    1. O detergente que contém acido sulfônico e lauril éter sulfato de sódio tiram o efeito do Bactericida (Quartenário de Amônio).O Quartenário de Amônio é incompatível com tensoativos aniônicos (Ácido Sulfonico, lauril éter, etc.).Se for fazer desinfetante com Quartenário de Amônio, não adicione detergente.Desinfetante sem Renex:2 litros do detergente1 litro de essência de pinho 300 ml de formol 37%200 ml de brancol 95 litros de água Corante qs (quantidade suficiente) Modo de fazer o desinfetante: Em um recipiente misture o detergente com a essência, adicione depois a água, o formol e homogeneizar bem. Adicione depois o brancol e o corante para colorir. Agite até misturar bem.Um abraço!

    1. CamilaExiste outros produtos que tem efeito bactericida em desinfetantes, mas são mais difíceis de encontrar.Pode ser que os fornecedores de produtos químicos tenham o produto com outros nomes, como Dodigen, amoneo quaternário para desinfetante, Cloreto de benzalcônio, etc.

    1. AlexA maioria das formulas aqui publicadas podem ser produzidas em escala comercial.Pesquise no site e veja outras formulas de desinfetantes aqui disponíveis.Abraço!

  7. Boa noite.
    Na fórmula de “desinfetante de lavanda” posso substituir o quartenário de amônio pelo IPEL BHD-208? Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.